Tecnologia
Simule aqui
26/8/2021

Carência e cobertura parcial temporária (CPT) na Alice - o que você precisa saber

A missão da Alice é tornar o mundo mais saudável. Para isso acontecer, desde o primeiro dia, você é acompanhado(a) de perto por um Time de Saúde exclusivo, disponível 24 horas para te atender e te apoiar na sua jornada por mais saúde. Além disso, tem acesso aos melhores hospitais, laboratórios e profissionais de saúde especialistas da cidade de São Paulo (quer saber mais? Simule seu plano aqui).


Tudo isso de maneira transparente e sem burocracia. Nesse sentido, nós também simplificamos nossos fluxos de carência e cobertura parcial temporária (CPT). Quer saber mais? Segue o fio:

 

Afinal, o que é carência e como funciona?


Começando por carência. O termo é para lá de sentimental. Mas, no contexto do plano de saúde, a carência é o nome dado ao período, previsto em contrato, que você precisa esperar para poder fazer alguns procedimentos após contratar um plano de saúde.


O período de carência tem um teto determinado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), o que deve estar expresso de forma clara no contrato, respeitando todos os prazos máximos previstos pela agência.


A gestora saúde Alice simplificou as carências. A diferença é que nos nossos planos de saúde trabalhamos apenas com dois tipos de carências: parto e nos casos de internações e cirurgias eletivas (que não se configuram como urgência ou emergência). <h3_pink> Isso significa que na Alice você não precisa cumprir carência para atendimentos emergência, consultas e exames. <h3_pink>

Troque seu plano de saúde por uma gestora de saúde

A exceção acontece no caso de você possuir alguma doença ou lesão anterior à contratação do seu plano Alice. Quando isso ocorre, é combinado, no momento da assinatura, uma Cobertura Parcial Temporária (CPT) de 24 meses para alguns procedimentos relacionados a essa doença ou lesão.

Dá só uma olhada:

Tabela mostra diferença entre carência na gestora de saúde Alice e um plano tradicional

Cobertura Parcial Temporária (CPT): entenda como é na Alice


A CPT diz respeito às restrições que o plano de saúde pode aplicar caso a pessoa possua alguma doença ou lesão identificada na declaração de saúde ou no momento da contratação.


Na Alice, a declaração de saúde é feita pelo app. Em seguida você se pode se informar ainda mais sobre a contratação e períodos de carência com um profissional de saúde do nosso time {nada de asteriscos ou letras miúdas, aqui é tudo bem claro e detalhado}.


Na prática, se você tiver alguma CPT, durante os dois primeiros anos do seu plano Alice, não estarão cobertos os  eventos cirúrgicos, leitos de alta tecnologia (como UTI e CTI) e procedimentos de alta complexidade que estiverem relacionados diretamente à CPT. Ou seja, a qualquer doença ou lesão identificada antes de contratar o plano.

Por isso a declaração de saúde é muito importante. Lembrando que a omissão pode impactar na sua cobertura e até levar ao cancelamento do seu plano. Mas claro, se você desenvolve alguma condição ou diagnóstico depois de contratar a Alice, terá cobertura normal, sem restrições.



Vamos de exemplo: uma pessoa que tem uma doença cardiovascular e contrata Alice. Ela não terá cobertura para fazer uma operação de ponte de safena no período de dois anos após a assinatura do seu contrato. Mas, no caso da Alice, poderá fazer consultas periódicas com especialistas, exames regulares e, claro, consultas ilimitadas com seu Time de Saúde.


Um Time de Saúde para usar sem restrições


<h3_pink> Na Alice, você nunca fica desamparado. Durante a CPT ou até mesmo no período de carência, você terá sempre seu Time de Saúde ao seu lado. <h3_pink> Estamos falando de profissionais que realmente vão conhecer você e seu histórico de saúde e, por isso, saberão te orientar da melhor maneira, aconteça o que acontecer.


Assim que você se torna membro da Alice, você escolhe seu Time de Saúde e marca sua imersão, a primeira consulta {de muitas} com seu time. Na imersão, você e seu time montam um plano de ação para cuidar da sua saúde a curto, médio e longo prazo. Sim, aqui a gente faz a gestão da sua saúde de forma integral desde seu primeiro dia na Alice. Tudo para te manter sempre saudável e te ajudar no tratamento contínuo de qualquer condição.

Ou seja, não vamos ignorar a sua condição por dois anos, pelo contrário: vamos atuar ativamente na prevenção da sua saúde, que é a melhor forma de evitar complicações e a necessidade de procedimentos mais complexos e delicados.

Gestora de saúde, porque um plano de saúde não é suficiente


Ah, e um dado importante: na Alice não temos a opção do agravo em casos de CPT, que é um valor acordado entre a pessoa e a operadora de saúde para eliminar o período de CPT.


Como pedir portabilidade de carências na Alice


Se você tem ou já teve algum plano de saúde, pode ser que você tenha direito à portabilidade de carências.


Na Alice, a análise para saber se você tem direito ou não à portabilidade é super simples:  você nos envia a documentação necessária para a comprovação dos requisitos e avaliamos {em tempo recorde!} se seu plano atual ou anterior é compatível com nossos serviços.


Atenção: existem alguns casos específicos de portabilidade, como em caso de demissão ou perda da condição de dependente, você pode consultar todas as hipóteses e requisitos na cartilha da ANS.

Resumindo tudo o que dissemos, aconteça o que acontecer, na Alice fazemos a gestão da sua saúde, garantindo que você esteja sempre o mais saudável possível.

Leia mais: O impacto de uma gestora de saúde na vida de uma pessoa em números


Quer ter a Alice? É simples e fácil. Basta simular seu plano aqui.




Voltar para artigos