Empresas
Além de deixar todo mundo morrendo de vontade de embarcar para a França, a comédia romântica “Emily em Paris”, da Netflix, também pode nos inspirar na carreira e no trabalho. Vem que a gente te explica!
No caso de Emily, além de ter mestrado em marketing e experiência em gestão de redes sociais, ela demonstrou ter inteligência emocional, persistência e muita criatividade!
Na série, Emily enfrenta a rejeição dos colegas franceses. Com o desenrolar da trama, fica claro que a chegada da norte-americana intimida os parceiros de trabalho.
Porém, mudanças de rumo ou ajustes nos procedimentos de trabalho são inevitáveis no mundo corporativo. Ter consciência disso já é um primeiro passo para encarar as novidades de maneira assertiva.
Nestes casos, transparência, capacitação e motivação ajudam na gestão da mudança. Mostrar as vantagens de uma novidade é a chave para unir o time em torno dos objetivos que se espera alcançar.
Na série, o modelo norte-americano de longas jornadas, com horas extras madrugada adentro e retorno ao escritório logo no início da manhã, é criticado pelos franceses, que valorizam o tempo livre.
Emily fica surpresa por não poder fazer pedidos de trabalho aos finais de semana ou falar sobre o assunto em uma festa ou outro evento social.
Independentemente do país onde o serviço é prestado, não há dúvidas de que trabalhar freneticamente pode comprometer a saúde, as relações familiares e as amizades. O ideal é encontrar um meio-termo, buscar o equilíbrio.
Texto Leandro Nomura Imagens Shutterstock