Sua Saúde
Em geral, não é proibido misturar álcool e antibióticos. Mas algumas pessoas podem ter maior sensibilidade aos efeitos colaterais tanto do álcool quanto do antibiótico.
Esses remédios podem ter efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dores de estômago, diarreia e tontura — e o álcool pode potencializá-los. Já imaginou a ressaca?
Metronidazol, Tinidazol e Sulfametoxazol + Trimetoprima: Misturar pode causar forte desconforto, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e taquicardia por até dois dias; raramente é letal. Isoniazida: Misturar pode aumentar a toxicidade contra o fígado.
A maioria dos antibióticos não tem interações preocupantes com o álcool, mas vale tirar a dúvida com um profissional da saúde. Considerando que você estará tratando uma infecção, o melhor é repousar e se hidratar bem — o que não combina com noitadas.
Aqui não tem tabu quando o assunto é saúde: o Time de Saúde está disponível 24/7 no app para tirar suas dúvidas {até as mais cabeludas}. Prontidão, evidências científicas e cuidado humano: é assim que a gente te deixa cada vez mais saudável.
Texto Ana Paula Imagens Shutterstock Fonte Luís Antônio Soares Pires Filho, médico de família e comunidade e membro do time de Health Excellence da Alice
A Alice cuida de você