Sua Saúde
Antes da intolerância, a explicação: glúten é o nome dado a um grupo de proteínas presentes em alguns grãos, como os de trigo, cevada {alô, cerveja} e centeio.
Duas das principais proteínas que formam o glúten são a glutenina e a gliadina, e são elas que garantem a elasticidade das massas feitas com os grãos. Por exemplo: já reparou como o pão com glúten é mais fofo que o pão sem glúten?
Há três tipos de intolerância ao glúten: Doença celíaca: quando o sistema imune ataca a parede do intestino se recebe algo com glúten. Alergia: quando a pessoa tem sintomas de alergia pelo corpo todo devido ao contato com o glúten. Sensibilidade: quando há dificuldade de digestão do glúten.
Cada tipo de intolerância desencadeia sintomas próprios. Por exemplo: Doença celíaca: gases, constipação, diarreia e dores abdominais. Alergia: erupções cutâneas, sintomas respiratórios e gastrointestinais. Sensibilidade: dificuldade de digestão.
Na dúvida, nada melhor que checar com quem entende. A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde a um clique de distância.
Texto Amanda Milléo Imagens Shutterstock Fonte Juliana Malafaia, nutricionista da Alice
Será que é intolerância ao glúten?