Sua Saúde
Nem muito fraco, nem muito forte, o café ideal é aquele que aquece a alma. Mas como chegar lá? As nutricionistas da Alice, Tuca Baldan e Marina Pilotto, têm algumas dicas.
1. Você guarda o café em um armário? Tire de lá e coloque na geladeira. Além de manter a estrutura do alimento, o resfriamento ajuda também no sabor. 2. Passe a água quente pelo coador e pela garrafa antes de colocar o pó. Isso evita o choque térmico.
3. Um copo de água para duas colheres de sopa bem cheias de pó. 4. Não ferva a água. Quando perceber que vai começar a borbulhar, desligue. A temperatura tem que ficar entre 92ºC e 96ºC.
Nem todo mundo curte o gosto amargo do café, mas há formas de se adaptar sem recorrer ao açúcar ou adoçante. • Escolha cafés com uma torra de sabor mais adocicado. • No coador inclua canela, raspas de limão ou uma rodela de laranja. • Coloque uma meta de transição: se hoje você usa duas colheres de açúcar, semana que vem será só uma.
A lista de benefícios do café vai da ação antioxidante ao efeito estimulante {inclusive, é uma opção pré-treino}, mas é preciso lembrar que cada corpo é único. Pessoas com sensibilidade à cafeína, problemas gástricos ou de arritmia cardíaca precisam repensar o consumo. Até mesmo a ansiedade pode ser desencadeada por um café, sabia?
Somos um plano de saúde diferente: fazemos de tudo pra você ficar saudável – e isso significa se alimentar bem {e com sabor!}
Texto Amanda Milléo Imagens Shutterstock Fontes Tuca Baldan e Marina Pilotto, nutricionistas da Alice
Na Alice você come {e vive} bem!