Sua Saúde
Depois dos 50 anos, é normal que a produção de hormônios dê uma reduzida, incluindo a de testosterona (responsável pelas características masculinas e pela saúde sexual). Isso significa que precisa repor? Não necessariamente.
A reposição da testosterona só é indicada se a pessoa tiver, realmente, uma baixa produção do hormônio + sintomas. Entram nesta lista: • Diminuição da libido; • Disfunção erétil; • Alteração do humor; • Perda de massa muscular.
Se houver indicação médica, há diferentes formas de repor a testosterona. No Brasil, a Anvisa liberou duas: gel e injeção. Injeção: aplicada a cada 15 dias ou três meses, gera um pico do hormônio que vai reduzindo. Gel: aplicado todo dia, exige cuidado no contato com outras pessoas logo depois de passar.
Se os hábitos saudáveis não fazem parte da sua rotina, cuidar da alimentação e manter os exercícios físicos podem melhorar os níveis da testosterona, sim!
Texto Amanda Milléo Fontes Henry Porta, médico geriatra e líder médico assistencial da Alice, e Sidney Glina, médico urologista da Alice.
Vem pra Alice! Somos um plano de saúde diferente. Estamos aqui para apoiar todas as suas metas de saúde – inclusive cuidar da sua saúde hormonal.
Hormônios em níveis regulares: quero!