Sua Saúde
É o líquido viscoso que carrega e protege os espermatozoides da uretra até a saída do pênis, tipo uma carona de carro forte. Ele é produzido pela próstata, vesícula seminal e testículos. Seus outros nomes são sêmen e líquido seminal {os nomes técnicos, ok?}.
Quanto maior a frequência de ejaculação, mais fluido e com menor volume o esperma fica. Outros fatores também influenciam a espessura, como alimentação, hidratação, envelhecimento, estresse, qualidade de vida e até o uso de alguns medicamentos.
O sêmen pode ter um espectro de cores variado: vai do amarelo ao acinzentado, passando pelo branco {mais comum} e transparente de acordo com a hidratação, alimentação ou idade. Preocupe-se apenas se ele sair dessa cartela, especialmente se tiver sangue.
Existem algumas causas possíveis {a maioria delas benigna}, incluindo hipertensão, problemas na vesícula seminal e na próstata e alguma infecção ou inflamação. Na dúvida, procure um profissional de saúde.
O volume de sêmen tem a ver com a anatomia da pessoa, podendo variar de 1,5 mL a 5 mL por ejaculação, segundo a National Library of Medicine. Pois é, nada dos riachos cenográficos. Beber mais água ajuda a aumentar, mas a diferença é pequena.
Texto Ana Araujo Fonte: Vinicius Meneguette, médico urologista da Alice e titular da Sociedade Brasileira de Urologia
Somos um plano de saúde que te ajuda a ser cada vez mais saudável com o Time de Saúde
Somos um plano de saúde diferente. O Time de Saúde está disponível 24/7 no app para tirar suas dúvidas {até as mais cabeludas}. Prontidão, evidências científicas e cuidado humano: é assim que a gente te deixa cada vez mais saudável.
A Alice cuida de você {sem tabu!}