Sua Saúde
Quando comemos algum alimento estragado ou contaminado por um microrganismo (vírus e bactérias) ou por produtos químicos (agrotóxicos) podemos ter uma intoxicação alimentar. Isso pode acontecer durante a manipulação, preparo, conservação ou mesmo no armazenamento do produto.
Lembra da comida que ficou na panela, fora da geladeira, durante dias? E aquela verdura mal lavada e que você comeu crua? Ou a carne que cozinhou por menos tempo do que deveria? E as mãos de quem preparou o alimento estavam limpas de verdade? 👀
Náusea; Vômito; Diarreia; Cólicas abdominais; Febre, em alguns casos. Duração: em geral, três dias, mas pode durar até uma semana.
O tratamento mais básico, segundo o Ministério da Saúde, é ingerir hidratante oral líquido. Ou seja, água potável ou tratada, além de chás e sucos. Em casos mais graves, pode ser necessária a hidratação endovenosa (aplicada na veia) e outros tratamentos, a depender dos sintomas.
• Cozinhe, asse ou frite muito bem alimentos de origem animal. • Não misture alimentos lavados com os ainda não higienizados. • Não reuse facas e tábuas de corte sem lavá-las muito bem. • Lave as mãos antes de preparar os alimentos. • Sempre aqueça os alimentos antes de consumi-los, mesmo aqueles guardados na geladeira. • Se estiver doente, não prepare alimentos para outras pessoas.
Texto Amanda Milléo
Somos um plano de saúde que te ajuda a ser cada vez mais saudável com o Time de Saúde
Somos um plano de saúde diferente. Estamos aqui para te apoiar e incentivar todas as suas metas de saúde – e de vida.
Na dúvida de como se alimentar melhor?