COMO CUIDAR BEM DO SEU JOELHO

Veja dicas para deixar essa parte tão importante do corpo nos trinques

Sua saúde

O joelho é uma articulação que se movimenta muito {e a gente nem repara direito em tudo que ele faz, né}. E, para se mexer tanto, precisa ter uma boa força muscular e estabilidade.

Para manter o joelho saudável, a prática regular de exercícios físicos é a melhor pedida. Bora descobrir quais exercícios são esses? Vamos dividi-los em dois tipos.

Exercícios que mantêm o tônus muscular da coxa e dos glúteos

01

Aqui entram as atividades típicas de academia para malhar perna e bumbum, mas eles não podem causar sobrecarga ao joelho. É recomendável manter a amplitude de movimento mais contida.

Exercícios aeróbicos

02

A prática de bicicleta e de caminhadas, desde que {de novo} não sobrecarreguem o joelho são ótimos exemplos e podem até reduzir as moléculas inflamatórias presentes no corpo.

Se a musculação está causando dor no joelho, é porque está gerando uma sobrecarga – seja por intensidade ou por frequência dos exercícios.

Atenção:

Causas comuns dessa sobrecarga na musculação são o agachamento com flexão exagerada do joelho e a mesa extensora com carga excessiva e realizada até a extensão total do joelho.

Em caso de dor, é recomendável pegar mais leve e fazer exercícios com flexão mais curtos e sob orientação de um(a) preparador(a) físico(a).

Para ler mais sobre dor no joelho, quais são as principais causas e como aliviá-la,

Texto Mariana Versolato Imagens Shutterstock