Sua Saúde
Por que aquecer antes do treino? Para aumentar a temperatura do corpo e prepará-lo para atividades mais intensas. Isso reduz o risco de lesões durante a prática e melhora a performance, mas deve ser específico para cada tipo de treino.
Quem for correr não precisa priorizar o aquecimento dos braços, mas, sim, da musculatura da panturrilha, seja com pequenos saltos ou uma caminhada + trote (corrida menos intensa).
Vale aquecer com uma atividade aeróbica (corrida ou caminhada) de intensidade leve a moderada para aumentar a frequência cardíaca e a temperatura. Se preferir, pode iniciar o treino com uma carga menor que já está acostumado, aumentando devagar. Dica: quando começar um leve suor na testa, o corpo já aqueceu.
Diogo Iki, preparador físico da Alice.
O alongamento visa alongar a musculatura e os tendões – o que ajuda a relaxar e melhorar a amplitude de movimento. E a hora certa é: depende. Dá para alongar antes do treino? Sim, mas, se fizer musculação (que contrai a musculatura) em seguida, tem que ser um alongamento mais leve. E depois da musculação ou do aeróbico? Vale a mesma regra: leve, para evitar machucar os músculos.
Se a ideia é fazer um alongamento mais intenso para melhorar a mobilidade, a recomendação é separar um momento só pra ele (sem treinos antes ou depois), ok?
Texto Amanda Milléo Imagens Shutterstock