Sua Saúde
É a mesma coisa! Açafrão-da-terra (ou cúrcuma, gengibre amarela e raiz de sol) é uma raiz consumida, na maioria das vezes, em pó e usada como tempero de carnes, frutos do mar e massas, como risoto ou na paella, que é um prato tradicional da Espanha.
Durante a pandemia da covid-19, o açafrão ficou muito conhecido como ingrediente para os tais shots de imunidade. Embora a especiaria tenha, sim, propriedades anti-inflamatórias, antivirais, antifúngicas e até antibacterianas {muito pela presença da curcumina, que dá a cor}, não é ela que, sozinha, dá conta da defesa do corpo, ok?
Na hora de temperar a refeição, que tal deixar de lado o sal e incluir o açafrão ao lado de outros temperos? Além do sabor terroso, a cor alaranjada ajuda a “pintar” os alimentos. “A recomendação é uma colher de café por dia, e o importante é não passar de 5 g, para não ter efeitos ruins no organismo”, explica Bruna Boromello, nutricionista da Alice.
Em caso de problemas estomacais, como a gastrite, é melhor evitar o açafrão, já que o tempero pode agravar o mal-estar. O ingrediente pode ser especialmente danoso quando misturado ao limão {como nos tais shots de imunidade} e se for ingerido com o estômago vazio.
Somos um plano de saúde diferente: fazemos de tudo pra você ficar saudável – e isso significa se alimentar bem {e com sabor!}
Texto Amanda Milléo Imagens Shutterstock Fonte Bruna Boromello, nutricionista da Alice
Na Alice você come {e vive} bem!