Sua saúde
O nosso corpo é capaz de controlar o balanço diário de água {quanto eliminamos x quanto ingerimos}, então confie na sua sede! A quantidade exata vai depender do peso, idade, clima e temperatura {verão exige mais água}, além dos exercícios feitos no dia.
Lembre-se que também há água em alimentos ricos em líquidos, como frutas {como a melancia}, sopas, chás e caldos – e eles podem ajudar na hidratação do dia a dia.
Se o sabor da água pura não te atrai, inclua mais sabor! Deixe frutas, ervas ou especiarias em imersão, como morango, abacaxi, limão, kiwi, hortelã, alecrim ou canela para dar um gosto a mais.
Água com gás hidrata igual a mineral, mas quem tem gastrite deve ficar mais alerta. Se consumir demais, pode deixar a mucosa do trato gastrointestinal irritada.
Que tal tomar um copo d’água todo dia logo que acordar? Ou pouco antes das refeições? Uma dica é associar os momentos da rotina com a hidratação.
Evite a desculpa de não ter como tomar água no meio do trânsito ou durante uma reunião do trabalho: adquira uma garrafinha – e a mantenha sempre limpa e cheia.
Embora não seja 100% a prova de falhas (alimentos e remédios podem alterar a cor), o método de observar o xixi pode ajudar. Quanto mais hidratado o corpo, mais amarelo claro deve estar a urina.
Texto Amanda Milléo Imagens Shutterstock