Sua saúde
Quando o nariz entope, muita gente recorre a esses remédios, que podem ter como princípio ativo um monte de substâncias que terminam em ina: oximetazolina, xilometazolina, nafazolina ou fenilefrina.
Quando a gotinha entra em contato com a mucosa do nariz, os vasos sanguíneos da região se contraem. Isso aumenta o espaço para a passagem de ar, levando a pessoa a respirar melhor em poucos minutos.
Esse efeito parece uma belezinha, mas, depois de um tempo, pode acontecer um rebote: algumas horas mais tarde, os vasos voltam a dilatar e a mucosa nasal “incha”, diminuindo o espaço e voltando à sensação de entupimento.
Sem ele, o nariz entope. Com ele, o nariz volta a abrir, mas em seguida entope novamente. Aí a pessoa pinga de novo. Percebe o ciclo vicioso? Ele pode causar a chamada rinite medicamentosa.
Até podem, mas é bom não abusar. Geralmente, eles são recomendados para pessoas em quadros agudos de gripe, rinite ou rinossinusite por, no máximo, três dias.
Texto Ana Araujo Imagens Shutterstock
Alguns sinais podem indicar que, sim, você desenvolveu uma dependência desse remédio. Conheça aqui os sinais {e como lidar com a situação}