Sua Saúde
Sabe aquele desconforto no pescoço depois de horas no computador ou aquela rigidez estranha entre a nuca e a base da cabeça ao acordar? Esses são os sinais mais comuns da dor na cervical (região da coluna onde está o pescoço) – e ela pode ser desde um torcicolo a uma cervicalgia.
Quando a dor é um torcicolo, a causa é o movimento brusco, mas tende a sumir sozinha. Nas cervicalgias, a dor é mais intensa e persistente, e a causa pode ser uma má posição para dormir ou a falta de ergonomia no trabalho. Outras causas são: levantar peso em excesso, tensão e estresse ou mesmo lesões.
A dor na cervical, em geral, se resolve sozinha em alguns dias. Dá para aliviar o desconforto com banho ou compressa de água morna na região, agulhamento a seco no ponto-gatilho ou medicamentos analgésicos, se tiver uma contratura (quando o músculo contrai involuntariamente).
Para aliviar a pressão na nuca, durma de lado, com um travesseiro que preencha o espaço entre o pescoço e o ombro. Se preferir de barriga para cima, mantenha a coluna bem apoiada no colchão, e use um travesseiro de altura adequada.
Texto Amanda Milléo Fonte Beatriz Jacó, médica de família e comunidade da Alice
Somos um plano de saúde que te ajuda a ser cada vez mais saudável com o Time de Saúde
Somos um plano de saúde diferente. Estamos aqui para te apoiar e incentivar todas as suas metas de saúde – e de vida.
Fisgou a nuca?