Sua saúde
Fazer exames só por fazer, na tentativa de “caçar” alguma doença em pessoas sem sintomas, não é sinônimo de prevenção, sabia? Intervenções desnecessárias (e às vezes invasivas) podem até gerar danos à saúde.
Se tiver sintomas, vale fazer exames que identifiquem a causa do problema. Do contrário, eles só são indicados em casos específicos.
Confira os principais
Iniciou a vida sexual? Vale buscar o Papanicolau contra o câncer do colo do útero. Mas calma que não precisa repeti-lo todos os anos. Se tiver dois exames consecutivos com resultados bons, o próximo pode ser feito dali a três anos.
Usada contra o câncer de mama, a mamografia é indicada a partir dos 40 ou 50 anos, de forma geral. Vale lembrar que casos da doença na família podem antecipar o exame em 10 anos.
Acima dos 50 anos ou com histórico de câncer de próstata na família? Converse com um profissional de saúde sobre o exame do toque retal – que pode ser associado ao exame de PSA {sangue}.
Quer começar uma vida mais saudável? O teste ergométrico – ou de esforço físico – é indicado a quem deseja fazer exercícios de alta intensidade ou tem fatores de risco/sintomas para doenças cardiovasculares. Do contrário, o exame pode ser dispensado.
Quem nunca fez um exame de imagem para ver nódulos na glândula, né? Como a maioria são benignos, o exame de rotina da tireoide não é indicado – exceto quando há sintomas.
Texto Amanda Milléo Imagens Shutterstock