Conheça nossos planos de saúde

O que comer antes do treino? Foque na energia

Carboidratos devem ser maioria no prato antes dos exercícios físicos.

Amanda Milléo
| Atualizado em
8 min. de leitura
O que comer antes do treino? Foque na energia

O que comer antes do treino? Foque na energia

Tamanho do texto

Seja qual for a hora do dia que você escolheu para fazer os exercícios físicos, uma coisa é certa: o corpo vai precisar de energia. 

Ninguém consegue correr, levantar peso ou empurrar pneus por aí se não tiver força, e a principal fonte de energia para isso são os carboidratos

Embora seja o primeiro a ser reduzido ou excluído das refeições quando o assunto é emagrecer {e há quem tenha até medo dele}, esse macronutriente tem uma função essencial como combustível para o corpo. Basta sabermos qual é a quantidade certa – e cada pessoa tem a sua. 

Quando comemos um pão, uma massa ou qualquer outro representante dos carboidratos, nosso corpo transforma o alimento em glicose (açúcar). Com o aumento do açúcar em circulação, o organismo entende que precisa guardar um pouco nos músculos, para ser uma reserva de energia, chamada de glicogênio.

É justamente essa reserva que precisa estar cheia quando nos movimentamos nos exercícios. Afinal, caso a despensa de glicogênio esteja vazia, o corpo vai buscar energia em outros lugares, como nas proteínas dos músculos {e ninguém quer isso!}. 

“É importante que as refeições pré-treino sejam ricas em carboidratos para podermos ter energia para gastar durante o exercício. Outros macronutrientes, como as proteínas e gorduras, podem ser incluídos nessa refeição também, mas não são essenciais”, explica Taline Costa, médica do esporte e da Comunidade de Saúde da Alice

Se quiser priorizar alimentos ricos em proteínas antes dos exercícios, por exemplo, será preciso ter em mente que eles demoram mais tempo para serem digeridos. “Por isso é importante treinar e testar a dieta, especialmente antes de uma competição. Assim a pessoa entende o que o corpo tolera e o que não tolera”, detalha Costa. 

Planilha de corrida para iniciantes

Qual é o melhor pré-treino?

Cada corpo é único, e o melhor pré-treino varia de acordo com as particularidades de cada pessoa. Às vezes você se adapta bem a um sanduíche antes dos exercícios, enquanto outra pessoa vai preferir um suco de uva integral ou uma água de coco.

Exemplos de carboidratos mais comuns que você pode priorizar antes dos treinos:

  • Grãos integrais, como: quinoa, centeio, aveia, arroz integral, pão integral etc;
  • Vegetais e legumes com mais amido, como: batata-doce, abóbora, cenoura, feijão, lentilha, grão de bico, castanha etc;
  • Frutas, como: banana, uva-passa, manga, tâmara, maçã, laranja, ameixa, kiwi, pêssego etc.

E vale uma atenção especial aos excessos de carboidratos simples, como pães brancos e doces de confeitaria em geral, refrigerantes e demais alimentos ultraprocessados ou muito refinados. 

O importante, segundo Costa, é recarregar as energias do corpo – e é altamente contraindicado fazer jejum

Pode não comer nada antes do treino?

Há quem prefira praticar os exercícios físicos sem comer nada antes, mas o efeito imediato no corpo é a queda de desempenho {além do risco de desmaiar na academia, né?}. 

Segundo Costa, não existe uma regra única, porque há pessoas que se adaptam bem ao jejum – embora não seja a prática aconselhada pelos profissionais de saúde. “A gente defende a alimentação, mas o jejum pode ser usado em determinadas fases entre os atletas, pensando em melhorar a performance. Só que tem que ser muito bem controlado e bem feito. O que não dá é a pessoa achar que pode pular o café da manhã e ir treinar”, destaca a médica. 

Costa reforça que, se a pessoa escolher não se alimentar antes do exercício porque acha mais prático, não teve tempo ou porque esqueceu, isso prejudica a performance, além de ser perigoso. “Vai faltar energia para realizar a atividade. Se a pessoa precisar fazer jejum por algum motivo, é melhor que opte por exercícios de baixa intensidade”, explica. 

>> Jejum funciona? Veja o que diz a ciência sobre restrição alimentar

Pré-treino pela manhã, tarde e noite: faz diferença?

O que você vai comer antes dos exercícios varia de acordo com o horário do treino, segundo Costa. 

Café {e cafeína} pela manhã, por exemplo, é bem-vindo. À noite, quase na hora de dormir, não é uma boa ideia. 

A tolerância de cada um e o “saldo” de nutrientes ingeridos ao longo do dia também são fatores levados em consideração. “O corpo precisa ser nutrido ao longo do dia inteiro e precisamos ter uma dieta equilibrada com todos os macronutrientes. Se a pessoa treina de manhã e não tolera nenhum tipo de alimento, podemos usar suplementos ricos em carboidratos. Uma pessoa que treina à noite e faz um lanche à tarde com mais proteínas, antes do exercício pode ingerir um carboidrato, seja em forma de alimento ou suplemento”, exemplifica Costa. 

planner plano alimentar semanal

Hora certa para comer: quanto tempo antes do exercício?

Não há uma regra, mas em geral as pessoas se alimentam: 

  • Uma hora antes com alimentos sólidos;
  • 20 a 30 minutos antes com líquidos.

“Há quem coma 30 minutos antes e treine superbem também, então não há uma regra, é bem individual”, reforça Costa.

Cafeína, termogênicos e outros suplementos pré-treino

Não é todo mundo que vai precisar de suplementos só porque começou a se exercitar. Mas eles podem ser indicados em alguns casos, segundo Costa. 

“Se a pessoa treina pela manhã e se sente muito cansada, pode incluir a cafeína, seja em forma de café mesmo ou suplemento. Se ela treina bem e se sente disposta, não precisa usar, exceto se quiser melhorar a performance. Mas é preciso cuidado com a dose, que não pode ultrapassar 9 mg por kg, porque pode ter efeito colateral”, explica a médica. 

Dos benefícios da cafeína para o treino, além de aumentar a produção de endorfina, ela melhora a função neuromuscular, potencializa o estado de alerta e diminui a percepção de esforço. Ou seja, a pessoa faz as repetições sem sentir que está fazendo. “A cafeína deve ser ingerida uns 30 minutos antes do treino porque ela atinge o pico cerca de 40 minutos depois, e a pessoa colhe o benefício durante a prática”, explica. 

Outro suplemento comum é o carboidrato, que pode ser indicado para quem não consegue ingerir alimentos antes dos exercícios. “Se a pessoa passa mal com comida ou não acha prático comer, pode tomar o suplemento. Mas é melhor se alimentar com o que é natural, sempre que possível”, lembra Costa. 

Durante o treino: o que comer?

Quem vai fazer um exercício de longa duração ou de alta intensidade pode precisar se alimentar, ou suplementar, durante a prática. 

“Costumamos prescrever a suplementação intratreino, ou durante o exercício, em algumas modalidades esportivas, como a bicicleta ou natação. É supercomum o atleta comer um pão com creme de avelã, se ele tolerar bem, e também consumir suplementos de carboidrato ou barrinhas de goiabinha, bananinha ou mesmo mel em sachês”, explica Costa. 

Segundo a médica, mesmo durante o treino não é preciso, necessariamente, um suplemento industrializado. “Isso vai depender da tolerância e dos gostos de cada pessoa”, afirma. 

Se os exercícios são de baixa intensidade ou curta duração, a alimentação ou suplementação pré-treino é suficiente. Durante a prática, porém, é sempre válido manter a hidratação.

ebook de receitas saudáveis banner

Como a Alice ajuda no pré-treino

Agora que já sabe quais alimentos priorizar antes dos exercícios, que tal dicas de receitas para incluir no pré-treino? Confira os ebooks da Alice na Cozinha, com opções de refeições práticas e saudáveis para onívoros {quem come de tudo} e para vegetarianos/veganos. 

A Alice ajuda quem quiser ter uma alimentação melhor ou uma relação diferente com a comida, seja com conteúdos explicativos, receitas ou com orientações personalizadas.

Membros da Alice têm acesso aos os Encontros de Nutrição, que são espaços de trocas {livre de julgamentos!} onde os membros da Alice compartilham suas dúvidas e aprendem diferentes aspectos da alimentação. Olha só a lista completa:

  • Encontro de Comportamento Alimentar, ou como melhorar a sua relação com a comida;
  • Encontro de Alimentação Vegetariana, para quem é vegetariano, vegano ou apenas quer saber um pouco mais;
  • Encontro de Planejamento Alimentar, para quem sabe o que quer comer, mas não consegue colocar em prática;
  • Encontro de Nutrição e Esporte, com orientações sobre os diferentes tipos de suplementos disponíveis hoje;
  • Encontro de Alimentação Equilibrada, para quem se sente um pouco perdido e quer fazer boas escolhas;
  • Encontro de Introdução Alimentar, voltado aos cuidadores dos membrinhos entre os 6 e 12 meses.

A Alice tem sempre o foco de te deixar mais saudável, com a adoção de novos hábitos alimentares que façam sentido para você. 

O que achou desse artigo?

Média: 3,33 / 3 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos