Conheça nossos planos de saúde

Drinks sem álcool: confira benefícios e receitas

Bebidas zero álcool contribuem com a saúde e geram bons momentos tanto quanto as versões alcoólicas.

Amanda Milléo
| Atualizado em
5 min. de leitura
Drinks sem álcool: confira benefícios e receitas

Drinks sem álcool: confira benefícios e receitas

Tamanho do texto

“Nunca fiz amigos tomando leite”, diz o ditado que, ao que tudo indica, está um tanto desatualizado. E quem argumenta isso são os {cada vez mais numerosos} adeptos dos drinks e cervejas não alcoólicas, além da própria Ciência.

Sabia que é possível, sim, socializar e compartilhar bons momentos com uma cerveja zero álcool? Um estudo publicado na revista científica Nature mostrou que não é exatamente o álcool mas, sim, o gosto da cerveja que favorece a liberação da dopamina {hormônio associado ao prazer}. 

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores dos Estados Unidos avaliaram como os cérebros de 49 homens reagiam quando eles recebiam, diretamente na língua, ou um spray de cerveja {da marca preferida do participante} ou de água ou, ainda, de uma bebida isotônica esportiva. Para verificar isso, todos os participantes passaram por exames de tomografia computadorizada enquanto bebiam.

Os resultados mostraram que o gosto da cerveja {em quantidade insuficiente para deixar o pessoal bêbado} foi capaz de liberar mais dopamina do que as outras bebidas. 

“Ou seja, a produção da dopamina acontece muito mais pelo contexto social, de estar descontraído e se divertindo com os amigos do que em relação ao álcool em si. Então dá para investir em drinks e cervejas sem álcool, sim”, explica Amanda Mineiro, nutricionista da Alice que estuda nutrição comportamental e é especialista em transtornos alimentares. 

Drinks sem álcool são saudáveis? 

Bebidas sem álcool são mais saudáveis que as versões alcoólicas – mas isso não significa que elas não possam ser prejudiciais à saúde, se o consumo for exagerado. E o que é exagerado? Compare com os refrigerantes

Segundo Mineiro, um drink não alcoólico é geralmente feito com água tônica {que já é adoçado}, além do açúcar adicionado ou o xarope – que rapidamente gera um pico de glicemia no sangue, enquanto o corante pode prejudicar o intestino. 

“A maioria dos drinks é feita com xarope ou com uma quantidade muito grande de açúcar por porção, o que equivale ao refrigerante”, explica a nutricionista. Ou seja, não adianta abominar o refrigerante no almoço, mas beber vários drinks sem álcool {e repletos de xarope} na balada. 

Planner de Controle de Hábitos

Cerveja sem álcool faz mal? Dá para confiar?

Bebidas zero álcool são melhores e mais indicadas que as versões alcoólicas {já alerta a OMS}, mas é preciso um cuidado extra na hora de escolher o produto. Isso porque a fermentação da cevada produz álcool, então é possível que este tipo de produto ainda tenha uma quantidade residual.

O próprio Inmetro e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento alertam que, para ser considerada sem álcool, a cerveja não precisa estar 100% livre de álcool. “A legislação permite que as chamadas cervejas sem álcool ou cerveja desalcoolizada apresentem conteúdo alcoólico de até 0,5% em volume (0,5% vol)”, destacam as entidades

Essa quantidade, além de não deixar bêbado, favorece outros aspectos, como as idas ao banheiro. “O corpo leva uma hora para metabolizar 300 mL de álcool e, se a pessoa bebe mais álcool que isso, em um tempo menor, a solução do organismo é mandar tudo para fora, em forma de xixi. Mas, quando tomamos uma cerveja sem álcool, a produção de urina não é tão grande”, explica Mineiro. 

Quem pode tomar drinks sem álcool?

Gestantes e pessoas que fazem uso de medicamentos controlados podem se beneficiar dos drinks feitos só com frutas, água com gás e temperos naturais – mas vale evitar as cervejas zero álcool que, como alertado, podem conter traços residuais da substância. 

“Pessoas que utilizam medicamentos antidepressivos, como um ansiolítico, não têm a recomendação de ingerir bebida alcoólica, então esses drinks sem álcool podem ser uma boa opção”, lembra a nutricionista. 

Zero álcool: não vale para adolescentes ou crianças

Quem acha que os adolescentes podem tomar essas versões sem grandes problemas só porque não têm {ou têm muito pouco} álcool  precisa dar um passo atrás. 

“A bebida é um hábito social também. Se você começa a beber socialmente com 15 anos, mesmo sem álcool, cria o hábito de ter uma bebida sempre para socializar, para descansar. Isso favorece que a pessoa crie mecanismos de dependência da bebida. Dependência não é só pela quantidade que se bebe, mas pela função que aquilo tem na vida da pessoa”, explica a nutricionista, que estuda nutrição comportamental. 

Como fazer drinks sem álcool?

Confira três receitas de drinks sem álcool {e priorizando ingredientes saudáveis} que podem ser preparadas de forma rápida e fácil, com frutas, ervas e temperos e, claro, água com gás. 

1. Drink sem álcool de manjericão e tangerina

Em um copo grande, coloque quantos gomos quiser de tangerina e de folhas de manjericão. Amasse delicadamente e, se surgir uma semente ou outra, retire com a ajuda de uma colher. 

Complete o copo com água com gás, mexa e adicione gelo à vontade. 

2. Drink sem álcool de morango e manjericão 

Com morangos lavados e picados {quantos achar melhor}, coloque-os no fundo de um copo grande junto com as folhas de manjericão. 

Amasse delicadamente e, na sequência, complete o copo com água com gás. Mexa e adicione gelo à vontade. 

3. Drink sem álcool de abacaxi com hortelã

Corte pedaços pequenos de abacaxi e os coloque dentro de um copo grande. Amasse a fruta e, se preferir, transforme-a em suco antes de preparar o drink. 

Adicione água com gás e gelo à vontade e, para completar, amasse folhas de hortelã para favorecer o aroma.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos