Conheça nossos planos de saúde

Como é trabalhar em healthtech? Time de Saúde da Alice explica

Nossos médicos e enfermeiros explicam como foi passar do mundo offline para o online, e como é ser um profissional de saúde trabalhando em uma healthtech.

Amanda Milléo
| Atualizado em
6 min. de leitura
Como é trabalhar em healthtech? Time de Saúde da Alice explica

Como é trabalhar em healthtech? Time de Saúde da Alice explica

Tamanho do texto

Quem está acostumado com as burocracias e as demoras dos serviços de saúde tradicionais se surpreende com as mudanças e inovações frequentes que um ambiente de healthtech é capaz de oferecer – tanto para os profissionais de saúde quanto para os membros {como chamamos nossos pacientes}.

Uma inovação da Alice, por exemplo, é que os Times de Saúde formados por médicos(as) e enfermeiros(as) atuam no modelo de trabalho remote-first.

Isso significa que os atendimentos de saúde são digitais, o que garante que os membros tenham acesso 24 horas por dia e sete dias na semana aos profissionais – seja na cidade, no estado ou no país que estiverem – por meio do Alice Agora no app.

O que é healthtech, e como é trabalhar em uma?

Traduzido do inglês, healthtech é a mistura das palavras health (saúde) com tech (tecnologia).

Techs são empresas que usam soluções inovadoras em tecnologia e criam produtos ou serviços novos que melhoram um mercado específico. No caso da Alice, é o mercado da saúde (por isso somos uma healthtech), mas existem também as fintechs (finanças + tecnologia), as edtechs (educação + tecnologia), as foodtechs (alimentos e tecnologia), etc.

E qual é a diferença de trabalhar para uma healthtech? Inovações vêm com mais facilidade do que em um espaço de saúde tradicional, segundo Bruna Buozi, enfermeira especialista em urgência e emergência na Alice.

“Quando eu entrei na Alice, as pessoas avisaram que as coisas mudavam o tempo todo. Isso é muito legal porque, em um hospital, para alguma coisa mudar, a ideia tem que ser repassada por 10 pessoas diferentes, com vários protocolos e várias aprovações. Na Alice, se tem algo que percebemos que pode ser melhorado, a gente consegue conversar com os superiores e, rapidinho, a mudança vem. É muito legal”, relata.

Estar aberto para o novo, o tempo todo, é como define Bruna Weigert, médica de família e comunidade da Alice. “É um poder de adaptação constante, com a mente aberta, crescendo junto e trabalhando de forma colaborativa. Tudo que eu aprendi dentro da Alice, até agora, nenhum curso ou faculdade me traria esse background”.

Trabalho home office para profissionais da saúde: como funciona?

Durante a pandemia, muitas pessoas construíram seus escritórios nas próprias casas. Mas como é para os profissionais atuarem neste modelo diferente?

“É um sonho mesmo. No começo, eu não acreditava que estava atendendo de casa. Nunca imaginei que uma enfermeira iria conseguir trabalhar de casa. Foi a realização de um sonho”, diz Fernanda Lopes, enfermeira especialista em cardiologia da Alice, que compartilhou seu relato durante o HP Day da Alice {dia em que os profissionais de saúde se encontram no escritório}.

Com o trabalho remoto, Lopes não precisa mais se deslocar para atender os pacientes. “Eu acordo, agradeço e me arrumo. Enquanto meu marido prepara o nosso café, dou atenção ao meu pet e, depois, começo o meu dia. Quando o expediente termina, vou para as rotinas da casa e faço meus exercícios.”

Foi justamente essa disciplina e organização que a Bruna Weigert, médica de família e comunidade da Alice, precisou colocar em prática quando começou os atendimentos digitais.

“Eu sempre trabalhei de forma presencial e, quando a gente gosta do que faz, às vezes temos dificuldade em colocar limites. Aos poucos, fui entendendo o que era trabalhar em home office, criar uma rotina, delimitar um horário para entrar e sair, mas sinto que isso me deixou mais saudável”, conta a profissional, que também esteve no HP Day da Alice.

Para Bruna Buozi, enfermeira especialista em urgência e emergência da Alice, um dos grandes benefícios do trabalho home office é poder mudar quando quiser.

“Eu tenho meu escritório em casa, mas às vezes eu pego o computador e vou para sala ou fica na rede, na varanda, e trabalho de lá. Já trabalhei até durante uma viagem. Antes, trabalhando presencialmente, eu sentia que não via a luz do dia e, agora, eu tenho essa possibilidade. Quando eu trabalho na minha varanda, tomando sol, eu penso: essa é a minha dose de vitamina D do dia.”

Ser digital melhora o atendimento de saúde

Pros profissionais de saúde, o atendimento digital melhorou a qualidade de vida. E para os membros? Cintia Baule, médica de família e comunidade e especialista em gestão populacional, tem a resposta.

“A Alice é um sistema de saúde muito robusto, no qual todas as informações são interligadas. Apesar do digital ter uma barreira física, o profissional tem tanta informação sobre como é a jornada de saúde da pessoa, quais são os atendimentos que ela teve na Casa Alice ou com os especialistas parceiros, que eu consigo fazer o melhor do digital. Eu complemento o contato físico que falta com a rede inteira de assistência da Alice. O digital, em geral, é um desafio, mas na Alice esse desafio é menor”, explica a médica, que também esteve no HP Day.

Baule sabe do que fala, já que, durante a pesquisa de mestrado, estudou os prontuários eletrônicos (documento que descreve o histórico médico de uma pessoa) e como as tecnologias poderiam melhorar o cuidado com a saúde.

“A tecnologia está aqui para fazer o ser humano ser melhor. Se eu tenho um prontuário eletrônico robusto, que me dá muita informação e é fácil de interagir, eu tenho mais tempo de olhar no olho do paciente, ouvir o que ele tem a me dizer e não preciso gastar tanto tempo imputando informação. O prontuário eletrônico me faz ser uma médica melhor”, afirma.

Para exemplificar, a médica lembra a história de uma membra que não tinha muita familiaridade com o mundo digital.

“Fizemos um trabalho em equipe com o Time de Saúde e a assistente social para criar uma forma de comunicação e mantê-la em uma jornada de saúde adequada dentro da Alice. As consultas que faço com ela são por ligação telefônica e, toda vez que eu ligo e explico que sou a médica dela, ela fica muito feliz. Ela diz que se sente bem porque eu sei onde ela está. Para os membros, o digital traz proximidade porque, apesar de eu estar em outra cidade, eu a atendo na casa dela.”

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos