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Expectativas profissionais: como lidar com frustrações do time

Saber lidar com as expectativas profissionais de cada um da equipe é essencial para alcançar as metas coletivas e manter a equipe motivada.

Time Alice
| Atualizado em
7 min. de leitura
Como lidar com as expectativas e frustrações

Como lidar com as expectativas e frustrações

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Quando se trata de trabalho, todos têm suas expectativas profissionais e todo mundo tem de aprender a lidar com elas {seja você um jogador da seleção brasileira ou funcionário de uma empresa}. 

Afinal, não é sempre que a gente é escalado para aquele jogo dos sonhos. Ou, mesmo em campo, às vezes a bola bate na trave.

E, nesses casos, como motivar o time para seguir em frente para brilhar na próxima partida? Passa a bola pra cá que a gente te explica!

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A frustração no trabalho também faz parte do jogo 

Já ouviu falar que a expectativa é a mãe da frustração? Pois é. Quando deixamos de alcançar nossos objetivos, pode rolar um sentimento de frustração e até de incapacidade. 

E apesar de ser uma emoção comum, a frustração {quando é muito frequente} pode atrapalhar vários aspectos da vida dos colaboradores, afetando a motivação, a produtividade e levando os níveis de ansiedade lá pro alto. 

Por isso, a frustração profissional precisa ser entendida e trabalhada, já que é no ambiente profissional onde passamos boa parte do dia. E a liderança tem um papel muito importante nisso.

Assim como o técnico tem que redesenhar as táticas de jogo quando o time não ganha a partida, o gestor também precisa se mexer quando os objetivos {individuais ou coletivos} não são alcançados. 

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Quais são as expectativas profissionais do seu time?

Mas por onde começar? Bem, você como líder deve saber bem quais são os objetivos de negócio. Mas você tá ligado nos desejos de cada um do seu time? Afinal, é só sabendo as metas de todos que você vai poder sacar se elas foram atingidas ou frustradas {e aqui estamos falando de coisas que vão além do business plan}.

Portanto, não tenha medo de sentar com seus liderados e perguntar: quais são as suas expectativas profissionais? Ter um cargo de liderança? Virar especialista? Mudar de área na empresa? 

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Mas as reuniões 1:1 são apenas o primeiro passo. Como dissemos, toda equipe é formada por profissionais diferentes e com objetivos individuais. Porém, caso eles não estejam alinhados aos goals coletivos, pode rolar problemas de relacionamento, disputas de ego, falhas na execução do trabalho e frustrações.

Ou seja, além de mapear os objetivos individuais, é papel do líder também alinhá-los às metas coletivas. Só a partir daí é possível traçar um plano de carreira para que cada colaborador tenha clareza do que é preciso fazer para alcançar o que desejam e o que a empresa precisa.

É proporcionar ao colaborador uma forma de alcançar suas expectativas individuais, atuando com o máximo de suas potencialidades, sem perder o foco nos resultados coletivos. Como num time de futebol, é descobrir quem gosta de jogar como goleiro, atacante e lateral e colocar cada um nas posições certas para que o conjunto funcione em harmonia.

Escale as metas de trabalho e deixe a frustração profissional no banco de reservas

Mas até o melhor time do mundo tem vitórias e derrotas. Parte da função do técnico é saber contornar as decepções da equipe após uma decepção e entender como motivá-los para os próximos jogos. Então, bora ver algumas dicas de como evitar a quebra das expectativas profissionais dos seus colaboradores? 

Dedique tempo às pessoas

Um líder que pretende aproveitar o melhor do potencial de cada um da equipe precisa estar disposto a entender suas particularidades {a liderança humanizada nunca errou e se errou foi tentando acertar}. 

Isso só é possível quando se dedica tempo para ouvir {de verdade} e compreender o que o colaborador espera do trabalho, quais são seus objetivos e ambições, seus sonhos e o que o motiva a realizar suas tarefas.

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Ofereça feedbacks

O feedback é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do time. Assim como gostam de ser ouvidos, os profissionais precisam receber, do gestor, um retorno sobre o desenvolvimento do seu trabalho.

O que a empresa espera desse colaborador? Como ele deve agir para corresponder a essa expectativa? Ele está no caminho certo? A resposta para essas perguntas auxilia no alinhamento das expectativas profissionais entre a empresa e o funcionário.

Afinal, todo mundo erra e o gestor tem o papel de apontar, por meio de feedbacks constantes, para onde seus liderados estão caminhando. Quando os objetivos estão alinhados e estamos cientes do cenário macro, temos condições de lidar com as situações de forma mais branda.

Ah, e não esqueça que um trabalho bem feito sempre merece reconhecimento! 

>> Como formar uma equipe de alta performance? Passo a passo

Explore os potenciais individuais

Cada membro da equipe tem suas particularidades, que envolvem diferentes personalidades, competências e habilidades {as famosas hard skills e soft skills}. 

E é papel do líder fazer bom uso dessas potencialidades e particularidades para determinar papéis e funções que explorem os pontos fortes de cada um dentro do time. 

Ao inovar no jeito de realizar as atividades e propor novos projetos a eles, você estimula a motivação e o engajamento da equipe como um todo.

Tenha metas de trabalho bem definidas 

Desenvolver competências e satisfazer as expectativas profissionais e individuais para formar um grupo coeso e dedicado a atingir os objetivos coletivos: essa é a principal função do líder enquanto gestor de expectativas.

Para que os colaboradores atuem com sinergia é muito importante trabalhar com metas bem definidas e que estejam claras para todos os funcionários. Uma vez que seu time sabe aonde precisa chegar e qual é o papel de cada um, é mais fácil traçar planos de ação para gerar melhores resultados.

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Uma boa gestão de pessoas passa sempre pelo cuidado com a saúde e com o bem-estar dos colaboradores. 

Isso faz toda a diferença no engajamento do time, na felicidade no trabalho e na atração e retenção de talentos.

A Alice é mais que um plano de saúde. 

Um plano de saúde oferece hospitais, laboratórios e uma rede credenciada de médicos. A Alice tem tudo isso {com cobertura nacional de altíssima qualidade, por sinal} e vai além: tem um Time de Saúde que acompanha os membros de pertinho, de forma personalizada, coordenada e humana, sempre de olho na prevenção e na promoção de hábitos saudáveis.

Estamos preparados para ajudar nos objetivos de saúde dos seus colaboradores (como dormir melhor ou começar a correr), nas queixas do dia-a-dia (como uma dor de barriga) ou mesmo em uma emergência.

O resultado disso são colaboradores mais saudáveis e que amam de verdade o benefício de saúde. E mais: tudo isso com uma experiência incrível para o RH. Uma contratação rápida, sem burocracia, sem permanência mínima e sem surpresas na hora do reajuste.

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