Conheça nossos planos de saúde

Disfunção erétil: o que é e o que causa?

A regra é clara: se é de vez em quando, é comum; se ficar muito frequente, é preciso investigar a disfunção erétil.

Amanda Milléo
| Atualizado em
5 min. de leitura
Disfunção erétil: o que é e o que causa?

Disfunção erétil: o que é e o que causa?

Tamanho do texto

Talvez esse não seja o papo mais comum entre os homens, mas é importante que todos saibam: não conseguir manter o pênis ereto em uma relação sexual com penetração {de vez em quando} faz parte da vida – e não é, necessariamente, uma doença. Se o incômodo se torna mais frequente, aí vale entender com um profissional de saúde se não é o caso da disfunção erétil

A DE {sigla para a disfunção erétil} é uma das disfunções sexuais mais comuns e, na explicação mais técnica, se refere à dificuldade de se obter uma ereção {ou uma rigidez peniana} que seja suficiente para seguir no ato da penetração. Ou seja, pode até subir, mas se ele não permanecer de pé, pode ser a DE.  

“Se a pessoa diz que na masturbação a ereção é ótima, mas, quando vai ter uma relação sexual com penetração, não consegue ter uma rigidez suficiente, isso é disfunção erétil”, exemplifica Vinicius Meneguette, médico urologista da Alice e titular da Sociedade Brasileira de Urologia. 

Disfunção erétil: quais são as causas mais comuns?

Há dois grandes grupos de causas associadas à disfunção erétil: as orgânicas e as psicológicas {alô, estresse e saúde mental}. 

“A causa psicogênica é, com certeza, a mais frequente dos quadros e está inserida, na maior parte das vezes, mesmo nas causas orgânicas. Por exemplo, uma pessoa com problema circulatório por uma doença cardiovascular que apresenta uma perda de qualidade da ereção também vai ter um impacto psicológico que contribui para este quadro”, destaca Meneguette. 

Das causas orgânicas, o urologista destaca outros quatro grandes grupos: 

  • Doenças cardiovasculares: com especial atenção à aterosclerose {formação das placas de gordura nas artérias}, que prejudica o fluxo adequado de sangue pelo corpo, e aos hábitos de vida que prejudicam tanto o coração quanto a vida sexual, como cigarro, sedentarismo e o uso de drogas.
  • Doenças neurológicas: desde as mais comuns {como as complicações neurológicas causadas por diabetes} até as mais complexas {como acidentes, traumatismos da coluna e da medula}.
  • Problemas hormonais: pessoas com deficiências hormonais graves podem ter como sintoma a disfunção erétil. 
  • Causas anatômicas: aí entram pessoas que passaram por acidentes com traumatismo ou fratura no pênis, ou com a condição de priapismo {ereção dolorosa e persistente, que não é acompanhada do desejo sexual ou excitação} ou peyronie {formação de um nódulo que impede a elasticidade e expansão natural do pênis}. 

Libido é diferente de ereção, sabia?

Há quem confunda ereção com libido – mas são coisas bem diferentes, ok? Para ficar claro, um quiz {de uma pergunta só}:

  • Você sente desejo sexual, com vontade de estar em uma relação sexual ou em um ato sexual?

Se a resposta foi “sim”, há libido! Se a resposta foi não, então é preciso dar uma avaliada nesta libido aí.  

Agora, mesmo com uma resposta positiva para a questão anterior, se na hora H o pênis não conseguir ficar ereto o suficiente para que ocorra uma penetração, aí é o caso de um problema de ereção – o que pode ser a disfunção erétil.

Planner de Controle de Hábitos

Disfunção erétil x disfunção sexual: quais são as diferenças?

Disfunção erétil é um dos tipos de disfunções sexuais que existem {e uma das mais comuns}, mas há outras, conforme lembra Meneguette. 

“A disfunção sexual envolve, além da erétil, a perda da libido, a ausência do orgasmo, a ausência de interesse sexual e até alterações da ejaculação. Tudo isso é disfunção sexual, que é um grupo bem maior que a disfunção erétil”, explica. 

Disfunção erétil: quais são os tratamentos?

Se houver suspeita da disfunção erétil, o primeiro passo é buscar por profissionais adequados {o que na Alice é muito mais fácil}. Isso porque, na sequência, será necessário investigar as causas associadas à condição – e afastar as causas orgânicas das psicológicas. 

“Caso seja um quadro psicogênico, o caminho é trazer uma boa orientação, uma boa conversa com a pessoa e o parceiro ou a parceira porque, provavelmente, ninguém falou para eles que essa situação pode ser normal e que, eventualmente, isso acontece”, destaca o urologista. 

Se for o caso de algo mais frequente e que tenha uma causa orgânica, o tratamento vai depender de cada caso. “A disfunção tem tratamento e as opções são várias. Desde psicoterapia sexual a medicamentos orais e injetáveis, para casos mais graves. Fisioterapia peniana ou até um tratamento hormonal também podem ser indicados, quando for pertinente”, explica. 

Se nada disso der certo {embora essas opções resolvam entre 80% a 90% dos casos, segundo o urologista}, ainda é possível passar por uma cirurgia de implante de prótese peniano, para manter a vida sexual da maneira que a pessoa desejar. 

A culpa da disfunção é da testosterona?

Segundo Meneguette, é comum que as pessoas achem que o problema da disfunção erétil é da testosterona – o que não é o caso. 

E a indicação da reposição de testosterona é específica: caso haja redução significativa nos níveis do hormônio + presença de sintomas. Quer saber mais? A Alice tem um conteúdo só sobre a testosterona baixa e quando repor.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 4,33 / 6 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos