Conheça nossos planos de saúde

Remédio para covid é aprovado para venda em farmácias

Medicamento para covid precisa de prescrição médica e é indicado para casos específicos; entenda como e quando ele deve ser usado.

Time Alice
| Atualizado em
5 min. de leitura
Imagem de medicamentos

Imagem de medicamentos

Tamanho do texto

O Brasil terá o primeiro medicamento com indicação para tratamento da covid-19 à venda nas farmácias. Produzido pela Pfizer, ele recebeu o nome comercial de Paxlovid.

Outros remédios com indicação em bula para a covid-19 já tinham sido aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas somente para uso hospitalar.

Segundo a Anvisa, a aprovação do Paxlovid considerou o cenário atual, com a circulação das novas subvariantes da ômicron, e o aumento de casos da covid-19 no país. 

O medicamento ainda não chegou às farmácias e não há previsão de quando isso vai acontecer. Também não foi divulgado seu preço. 

E atenção: o remédio não previne a covid-19 {ou seja, não substitui as medidas de proteção, como uso de máscaras}, e a sua venda só pode ser feita sob prescrição médica e para casos específicos – então nada de correr para a farmácia para tentar comprar o medicamento em caso de teste positivo. 

Vamos entender como ele funciona e para quem é indicado?

Tratamento para covid-19

Rafael Pereira, médico do Time de Saúde da Alice, explica que o Paxlovid pode ser considerado uma opção de tratamento para adultos com covid-19 confirmada por teste, com no máximo cinco dias de sintomas e sem a forma grave da doença, mas com risco de progredir para esse estado crítico. 

Indicações do Paxlovid

O medicamento é indicado para quem maior risco de ter a forma grave da covid-19. E quem são essas pessoas?

Em um estudo sobre o Paxlovid, publicado no BMJ, foram incluídas nesse grupo pessoas com:

  • Diabetes;
  • Hipertensão; 
  • Tabagismo;
  • Doença renal crônica; 
  • Imunossupressão;
  • Idade acima de 60 anos, para citar alguns exemplos. 

“O medicamento tem como objetivo impedir a progressão para as formas graves e não há benefício comprovado em pessoas que já apresentam a forma severa da doença, como aquelas que necessitam de suporte de oxigênio”, afirma Pereira. 

Ele reforça que um profissional da saúde precisa avaliar se a pessoa tem risco de ter a forma grave da covid e se não há contraindicações.

Contraindicações para usar o medicamento

  • Gestantes;
  • Crianças; 
  • Pessoas em uso de determinadas medicações (como alguns anticonvulsivantes e certas medicações para doenças cardíacas). 

Além disso, não há evidências de benefícios em pessoas com baixo risco para a covid-19 grave.

“O medicamento não é uma ‘bala mágica’. É uma ferramenta com provável benefício em pessoas de alto risco, o que não significa que fazer parte dessa população e utilizar o medicamento é uma garantia de doença branda. Por fim, vale lembrar que todo medicamento tem potenciais riscos, e o Paxlovid não é uma exceção”, ressalta Rafael Pereira. 

Como prevenir a covid-19 

Pereira também chama a atenção para uma informação importantíssima: a existência de um medicamento indicado para a covid-19 à venda nas farmácias não substitui as medidas de prevenção, como a vacinação e o uso de máscara em locais de alto risco de contágio.

“Vacinar-se continua sendo uma das formas mais eficazes de prevenção contra a doença e contra suas formas graves. Precisamos manter a atenção em relação a todas as medidas de prevenção da doença.” 

Estou com sintomas de gripe ou covid-19, o que fazer?

Seja gripe ou covid-19, a maior preocupação deve ser cuidar e monitorar os sintomas, além de evitar transmitir a doença a outras pessoas. 

Para isso, alguns cuidados são fundamentais, como a etiqueta respiratória: quando temos qualquer sintoma respiratório, e isso engloba usar a máscara, higienizar as mãos e manter distanciamento.

Vale também manter a carteirinha de vacinação em dia. Isso diminui o risco de complicações, já que a imunização contribui para a produção de anticorpos por cerca de seis meses – que é o tempo ideal até passar as temporadas mais frias do ano.

Que remédio tomar para covid?

De forma geral, o foco do cuidado não é usar medicamentos contra o vírus, mas, sim, aliviar os sintomas para que o sistema imunológico dê conta da batalha sozinho {e ele consegue!}.

No caso do Paxlovid, como falamos acima, há indicações específicas.

Se a pessoa tiver febre, pode tomar um antitérmico. No caso da congestão, deve-se fazer a lavagem nasal. Se tiver dor no corpo, pode tomar analgésico. É preciso ir avaliando se há sinais de piora ao longo do tempo, e nesse caso é preciso acionar um profissional de saúde. Entre 5 a 10 dias, a doença tende a ir embora.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos