Conheça nossos planos de saúde

Happy hour da empresa: como organizar sem deixar a saúde de lado

As confraternizações são superimportantes para integrar a equipe, principalmente no trabalho remoto, mas é preciso tomar alguns cuidados para o caldo não entornar. Veja as dicas.

Time Alice
| Atualizado em
8 min. de leitura
Happy hour da empresa: como organizar sem deixar a saúde de lado

Happy hour da empresa: como organizar sem deixar a saúde de lado

Tamanho do texto

Tudo é questão de equilíbrio,  e o happy hour da empresa não foge à regra. Os benefícios vão além do bem-estar dos funcionários, eles são ótimos também para o trabalho em si. 

Além do lazer, o happy hour possibilita a construção e o fortalecimento de relações, além de ser uma oportunidade de networking, de melhorar sua relação com a equipe e, ainda, de relaxar um pouco {vamos combinar que todo merece uma cervejinha depois de um dia tenso, né?}.

Então vem com a gente para ver todas as formas para aproveitar o momento da melhor forma.

>>  Como promover mais saúde e bem-estar na sua empresa?

Para quem é gestor, essa é uma ótima oportunidade para criar vínculos com o seu time, já que o ambiente menos corporativo deixa o clima menos formal.

Essa tarefa de conhecer e de se importar {de verdade} com a equipe faz toda a diferença principalmente para quem está trabalhando no modelo remoto ou híbrido.

Além de aprofundar a conexão entre as pessoas, as confraternizações também permitem que os colaboradores ampliem seus contatos de forma geral, incluindo aqueles de outras áreas e funções. 

E como ninguém nessa vida {ou quase ninguém} trabalha sozinho, essas relações criadas na mesa do bar trazem reflexos positivos para o dia a dia profissional. Isso porque, a confiança e a cumplicidade criadas nesses momentos facilitam as negociações e criam um clima geral de colaboração entre as equipes. 

Afinal, vamos ser sinceros? Ninguém faz amigos e cria laços por meio de planilhas, e as relações sociais dentro de uma empresa também são essenciais para a fluidez e celeridade da entrega de projetos e tarefas. 

Por último, mas definitivamente não menos importante, aproveite essas ocasiões para descontrair {diversão também é saúde, gente!}, afinal, o grande objetivo do happy hour é justamente esse: relaxar! 

Não esqueça de convidar a saúde para a confraternização

Mas não dá para esquecer a saúde no churrasco {literalmente!}. De nada adianta fazer uma megafesta para engajar o time se no dia seguinte ninguém estiver em condições de trabalhar.

Na hora de planejar esse momento é muito importante se atentar aos cuidados com a saúde para que o tiro não saia pela culatra {e ao invés de você aumentar o engajamento e a produtividade do time, você acabe os diminuindo}. 

>> Dá para engajar funcionários com saúde? Corre aqui

Um ponto muito importante, é a frequência com que esses encontros são feitos. Porque, apesar de importantes e divertidos, três eventos por semana podem bagunçar o dia a dia e gerar alguns problemas. 

“O nosso corpo gosta de rotina, principalmente em relação às horas de sono. Deitar e acordar em horários regulares ajuda a manter equilibrado nosso ciclo circadiano, um processo natural que regula todo o funcionamento do nosso corpo – envolvendo desde o controle da nossa pressão, memória, capacidade de atenção, resistência mental, regulação dos hormônios, da temperatura corporal e até a longevidade das nossas células.”

Luís Antônio Filho, médico de família da Alice 

E esses eventos podem desregular bastante o nosso sono, essencial para manutenção da saúde. Ficar acordado além do nosso horário habitual, consumindo alimentos estimulantes em grande quantidade (como refeições gordurosas, frituras, ou muito condimentadas, como pimentas), fazer uso de energéticos para encarar a farra, além do álcool, são todas situações que podem interferir no que chamamos de higiene do sono. 

“Pode parecer que não, mas nosso corpo precisa se preparar adequadamente para dormir – um ambiente escuro e silencioso, um horário regular, evitar atividades estimulantes (isso inclui luzes eletrônicas, tanto as da balada com as da TV e do celular), evitar o consumo de alimentos e bebidas estimulantes, evitar excesso de álcool e tabaco, são todas medidas que ajudam nosso corpo a chegar mais rápido e facilmente ao sono reparador que precisamos todos os dias”, completa o Luís. 

Outro ponto muito importante é tomar cuidado com as bebidas alcoólicas. Sobre seu consumo, o médico afirma que o uso excessivo de álcool pode gerar desidratação, trazendo mais um problema para o nosso corpo lidar no dia seguinte – dependendo do nível, podemos ficar mais distraídos, sonolentos e exaustos – bem mais do que uma caneca de café consegue recuperar! 

>> Ressaca, sono, alimentos… Quais hábitos causam dor de cabeça?

Por isso, é essencial respeitar os limites do corpo {o famoso “beber com moderação”}! Algumas dicas gerais que podem ajudar: não misturar tipos de álcool (destilados com cerveja, por exemplo), reforçar a hidratação durante a festa {uma mão segura o copo e a outra a garrafinha de água}, e principalmente, não beber e dirigir!

“Isso não quer dizer que não podemos aproveitar o happy hour, mas se estivermos atentos aos hábitos saudáveis que podem fazer parte desse momento de descontração, poderemos aproveitar muitos happy hours sem se arrepender depois”, explica Luís. 

Checklist 8 passos para montar um RH

Como organizar um happy hour na empresa? 

Conforme falamos lá em cima, o que vale sempre é o equilíbrio. Por isso, é essencial planejar as confraternizações. Em primeiro lugar, o evento não precisa ser um momento único no ano e, tampouco, uma atividade semanal {haja fígado, não é mesmo?} . 

Para definir a periodicidade é importante entender o quanto os colaboradores esperam por esse tipo de encontro e qual é o nível de engajamento do time antes de sair por aí marcando as datas. 

Vem ver algumas dicas de como fazer um happy pra ninguém botar defeito. 

Escolha o local do evento

Qual a primeira coisa que definimos em uma festa? Onde ela vai ser. E isso também vale para as confraternizações corporativas. 

O evento vai ser dentro ou fora da empresa? Em um bar, um salão ou em um restaurante? Analise os prós e contras {e os preços} de cada uma das opções e tenha sempre em mente a quantidade de pessoas que irão participar para escolher um local que acomode a todos tranquilamente. 

De maneira geral, quando realizado em bares, o happy hour exige menos atenção e planejamento. Basta encontrar um local adequado e quem sabe até fechar pacotes para que todos se divirtam à vontade.

Se o local escolhido for a própria empresa, o planejamento demanda mais tempo e verba, sendo necessário decidir os comes e bebes, a eventual temática e até mesmo o melhor horário para que todos consigam participar. E não se esqueça da música!

Os colaboradores também são parte da festa 

Imagina fazer uma festa de aniversário que não tem nada a ver com o que o aniversariante gosta, um desastre, né? A mesma lógica vale aqui! 

Para que todos aproveitem, é essencial levar em consideração as preferências da equipe. Eles preferem uma atividade interna ou externa? Bar ou balada? Drinques ou bebidas sem álcool?

Uma dica bem legal é envolver todo mundo no plano ou até fazer uma pesquisa para descobrir o que o pessoal mais gosta! Assim, você aumenta as chances das pessoas se sentirem mais confortáveis e descontraídas. 

Cultura confirmou presença 

A cultura organizacional é a “cara” da empresa e ela está presente em todos as ocasiões, inclusive no happy hour! 

Na hora de organizar a festa, tenha certeza que ela traz elementos da identidade da sua empresa e que está alinhada com suas características e valores. E sabe o que é mais incrível? Você pode aproveitar a ocasião para fortalecer ainda mais a cultura, já que as confraternizações são uma baita oportunidade de reforçar o elo entre os colaboradores e ainda gerar momentos únicos que aumentam o engajamento no dia a dia.

>> As 6 virtudes que estão por trás de tudo o que fazemos na Alice

Criatividade nunca sai de moda 

Todo mundo gosta de uma boa música, uns drinques e uma comidinha, mas que tal pensar além disso? 

Para deixar a noite ainda mais divertida e inesquecível, bole gincanas, sorteios ou atividades em grupo, como os famosos escape rooms. Todas essas dinâmicas podem –  e devem – ser idealizadas para ajudar a integração e união da equipe.

Assim, você promove um encontro que não seja focado apenas nas bebidas alcoólicas – ou nos petiscos e guloseimas – e garante que esses fatores não sejam o elemento agregador.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 3 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos