Conheça nossos planos de saúde

Quais hábitos causam dor de cabeça? Veja os principais

Entenda como seus hábitos podem ter relação com a dor de cabeça e o que você pode fazer para preveni-la.

Time Alice
| Atualizado em
7 min. de leitura
Pessoas fazem brinde com taças de vinho.

Pessoas fazem brinde com taças de vinho.

Tamanho do texto

Um dia a dia estressante, uma alimentação desbalanceada, uma rotina sem exercícios físicos e com sono de má qualidade, episódios de ressaca alcoólica e pouca hidratação. Sabemos que a manutenção de alguns ou vários desses maus hábitos listados tem impacto enorme na saúde. 

Mas e para a dor de cabeça? Qual o papel de uma rotina saudável na prevenção ou mesmo no tratamento desse desconforto?

Em primeiro lugar, cabe explicar as diferenças entre as dores de cabeça, que são classificadas em: 

  • primárias, quando elas se encerram em si mesmas;
  • secundárias, quando são sintomas de alguma doença subjacente (como dengue, covid-19 etc.)

As dores primárias configuram a maioria dos casos, e podem ser divididas em quatro tipos: enxaqueca, cefaleia tensional (esses dois primeiros são os mais comuns), cefaleia cervicogênica e cefaleia em salvas. Leia mais sobre os tipos de dor de cabeça aqui.

A Ciência ainda não descobriu a causa exata para a enxaqueca, mas o que ela sabe é que há fatores que desencadeiam as crises e, consequentemente, a dor de cabeça que vem com elas.

Muitos deles estão intimamente ligados à rotina, como o consumo de certos alimentos (vinho, chocolate e alguns tipos de queijos maturados), além do sono inadequado, estresse, depressão, ansiedade e abuso de medicamentos, segundo estudos compilados pelo British Medical Journal (BMJ).

“Costumo dizer que a enxaqueca é a doença de quem é apegado à rotina. Ela demanda rotina, porque sair dela normalmente é um desencadeante para as crises”, explica Lívia Ces Guedes Pereira, médica da Alice, especializada em medicina de família e comunidade e formada na Escola de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.

Como cada hábito pode influenciar a dor

Estresse 

As cefaleias primárias, como a tensional e a enxaqueca, têm no estresse um efeito importante. No caso da tensional, como o próprio nome diz, a tensão muscular pode ser causada por uma situação ou rotina estressante.

Não se sabe exatamente o mecanismo da enxaqueca, mas tem a ver com um efeito indireto: quando a pessoa está ansiosa e estressada, ela tende a se alimentar pior, dormir menos ou pior, e tudo isso pode desencadear a crise, explica Guedes Pereira.

“Os próprios pacientes de enxaqueca, que é um problema crônico, já sabem e relatam: tive essa crise porque anteontem briguei com meu marido e aí acordei com dor de cabeça no dia seguinte. É mais comum”, diz a médica.

Exercícios físicos 

Segundo a literatura médica compilada pelo BMJ, a prática regular de exercícios pode reduzir a incidência das cefaleias tensionais, apesar de poucas evidências sustentarem isso. 

“Mas o exercício costuma ser um hábito que puxa outras melhorias no estilo de vida. Se faço atividades, naturalmente vou me alimentar melhor para poder render mais e fazer exercícios sem maiores problemas… E vou dormir melhor, porque ele melhora o sono ou porque vou precisar ir pra cama antes pra acordar mais cedo pra ir treinar. O exercício acaba sendo o capitão que puxa outros hábitos que são mais difíceis de estabelecer. Acho que só isso já ajuda muito”, diz a médica da Alice.

Portanto, sob essa ótica, a recomendação da prática de exercícios regulares, bem como a higiene do sono e o relaxamento planejado, devem ser considerados como parte do programa terapêutico contra as cefaleias tensionais.

Há algumas evidências de que o exercício pode reduzir a frequência da enxaqueca e o número de dias de enxaqueca, mostram os estudos compilados pelo BMJ.

Durante a crise da enxaqueca, no entanto, praticar exercícios pode piorar a dor de cabeça, fazendo ela ficar mais intensa, diz Guedes Pereira. 

“Uma pessoa com enxaqueca quer se deitar na cama e ficar quieta, nunca vai querer se exercitar na crise. Mas com a dor de cabeça tensional não é tanto assim, a dor não piora tanto com exercício, então não tem contraindicação fazer uma caminhada leve, por exemplo.”

>> Treinar à noite atrapalha o sono? Veja o que diz nosso especialista

Consumo de álcool e ressaca

Bebidas alcoólicas, como vinho, são gatilhos clássicos para crises de enxaqueca, então devem ser evitados ao máximo.

No caso da ressaca, as dores de cabeça ocorrem pois a bebida alcoólica em excesso (e essa medida de “excesso” é bastante pessoal) intoxica o metabolismo, causa hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) e desidratação. Em muitos casos, a privação de sono que acompanha a bebedeira pode agravar os sintomas e também o desconforto causado pela dor.

Para evitar a ressaca, portanto, a recomendação é básica: não beber de estômago vazio, intercalar a bebida com bastante água e ter uma longa noite de descanso.

Sono

O sono inadequado é um dos grandes vilões para a enxaqueca e para celafeia em salvas, embora o mecanismo seja desconhecido, explica a especialista.

“No caso da cefaleia tensional também, porque, quando a gente não dorme direito, a gente fica mais tenso e sofre estresse”, diz.

Alguns estudos relataram uma associação entre a cefaleia em salvas e a apneia do sono, e alguns pacientes melhoraram o controle da dor de cabeça com o tratamento da apneia do sono.

>> Técnica 4-7-8 para dormir: veja como funciona e como fazer

Enxaqueca e alimentação 

Ter uma alimentação balanceada, rica em fibras, legumes e verduras, faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa. Para os pacientes que sofrem com enxaqueca, mais ainda. 

Isso porque muitos fatores que desencadeiam a maioria das crises encontram-se na alimentação.

Alguns gatilhos são o alto consumo de cafeína, pois a substância aumenta o risco para as crises e a enxaqueca crônica, especialmente em mulheres mais jovens e em indivíduos com cefaleias crônicas de início recente (por outro lado, a supressão súbita de cafeína também pode desencadear sintomas), e alimentos específicos, como chocolate, os mais maturados (envelhecidos), a exemplos de alguns queijos, além de bebidas alcoólicas, como o vinho.

Muitas pessoas possuem gatilhos alimentares específicos para a enxaqueca, como banana nanica e carne de porco, o que só é detectado ao longo do tratamento. 

“Evitar os gatilhos reduz a frequência das crises e também costuma melhorar a intensidade das dores de cabeça”, explica Guedes Pereira.

Hidratação em dia

Beber água com regularidade é superimportante para tudo na vida. Na enxaqueca, ela inclusive faz parte do tratamento da crise.

“Quando uma pessoa dá entrada no pronto-socorro com uma crise, ela é colocada no soro, não só para a medicação ser intravenosa, mas sobretudo para hidratá-la”, explica a médica da Alice.

“Muito provavelmente a hidratação é importante também por causa da questão vascular, do volume de sangue circulando nos vasos da cabeça. Mas fora das crises também é indicada, justamente para evitar desencadear os episódios.”

>> Conheça 7 dicas para beber mais água por dia

Tabagismo

Cigarro é ruim para tudo na vida, e para os quadros de dores de cabeça não seria diferente.

No caso das cefaleias primárias, existe uma associação do tabaco com um aumento da incidência das cefaleias em salvas, que é mais comum em quem fuma, embora nenhuma relação causal tenha sido encontrada para explicar isso.

No caso da enxaqueca existe uma hipótese ligada ao mecanismo de vasodilatação e vasoconstrição que ocorre quando a pessoa fuma.

“Como a enxaqueca tem um perfil de dor relacionado à vasculatura, o tabagismo pode piorar a longo prazo”, explica a médica da Alice.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos