Fortalecer o engajamento de colaboradores em tempos de home office era um desafio que estava fazendo Djovanna Rubini, analista de People & Performance na Cayena, quebrar a cabeça.
A foodtech, que conecta fornecedores a restaurantes, tem 105 funcionários {que eles chamam de “Peppers”}, a maioria em São Paulo, mas alguns outros do Amazonas ao Rio Grande do Sul.
“Um desafio aqui era como fazer com que todos se sentissem pertencentes à Cayena e se engajassem”, conta.
Uma pitada de saúde para o engajamento dos colaboradores
Neste cenário, a analista de People explica que a gestora de saúde Alice foi {com perdão pelo trocadilho} a pimenta que faltava para esquentar os Peppers.
Assim como um gestor de pessoas define objetivos e direciona o time, uma gestora de saúde é responsável por ajudar cada colaborador a definir as metas de saúde e dar todo o apoio para que ele se mantenha saudável.
Ela também é parceira do RH na criação de programas para melhorar a saúde e bem-estar do time, de acordo com as necessidades e particularidades de cada empresa.
“Com a Alice, a gente criou umas tribos de afinidade para promover uma integração entre as pessoas. E uma delas que surgiu, e que tem o maior engajamento, é a tribo Atletas. Tem o pessoal de São Paulo participando, mas também do Rio, Salvador… Todo dia que alguém faz uma atividade física, a gente manda uma fotinha lá”, explica Rubini.
Os colaboradores ganham pontos a cada dia de exercício físico feito. Ao final do mês, os três primeiros colocados recebem prêmios.
“Nesse contexto, a Alice ajudou muito a gente a tornar o nosso time mais saudável.”
Este foi só o primeiro passo para que outros grupos de afinidade surgissem. Depois, vieram as tribos de comidas, drinques e até de artesanato.
“O mais bacana é que, dessa forma, o pessoal do Brasil inteiro consegue se engajar. E foi a Alice que trouxe essa aproximação”, comenta.
Score Magenta como aliado
Além de aproximar os Peppers, a Alice também ajudou o RH a entender melhor as necessidades de saúde e bem-estar dos colaboradores com o Score Magenta, índice que mede a saúde das pessoas membras.
Por meio de dados agregados e anônimos dos colaboradores, ele analisa seis pilares: qualidade de vida, atividade física, saúde mental, alimentação, sono e hábitos.
Sendo uma empresa de alimentação, a Cayena não imaginava que seus funcionários teriam dificuldades justamente no que estão colocando {ou não} no prato. Sono também era um ponto a ser melhorado.
“Como a gente quer aumentar esse score, chamamos a Alice para dar dois talks, cada um cobrindo uma dessas lacunas. Queremos ser uma empresa que desenvolve pessoas, então faz sentido atuar para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores”, pontua Djovanna.
O raio magenta atingiu tão forte o coração dos Peppers que a frase “já falou com a Alice?” se tornou parte da cultura da Cayena.
A própria analista de People virou embaixadora da gestora de saúde na startup. “Assim que a gente implementou, eu fui a primeira a usar para ver se realmente era tão fácil quanto parecia. E era mesmo”, relembra.
“Quando eu fiz o Score Magenta pela primeira vez, minha pontuação deu um pouco mais baixa. Junto com o Time da Alice a gente criou algumas estratégias para melhorar o meu sono, a alimentação. E você não precisa estar presencialmente. Pelo próprio aplicativo dá para falar com seu time e resolver tudo rapidinho.”
Ela colocou a agilidade da Alice à prova quando foi fazer um ultrassom do ombro — e, chegando no laboratório, viu que tinha um problema no pedido médico.
“Entrei no Alice Agora (canal de comunicação com membros que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana), falei que precisava de uma alteração no documento e, em menos de cinco minutos, minha solicitação estava pronta. Se fosse em um plano de saúde tradicional, eu teria que marcar outra consulta só para isso”, comenta.
Fácil implementação e reajuste claro
Antes de cruzar com a gestora de saúde Alice, a Cayena fez a cotação de planos de saúde corporativos, mas passou por uma chuva de letrinhas pequenas e burocracias.
“A implementação de um desses cotados levaria de dois a três meses e nem era certeza de que daria certo”, lembra Rubini.
Para ela, a Alice chamou atenção pela clareza e transparência desde a apresentação até o contrato. “Não encontrei nada daquele juridiquês que a gente está acostumado, nem letras miúdas, tudo está escrito de forma clara e transparente”, relembra.
“A gente não tinha expectativa de fechar com a Alice, porque a gente achava que ia ser um preço superabsurdo, que ia ser o dobro. Então, quando chegou a proposta, a gente falou: é a Alice. É isso”, conta Rubini, que destaca também o teto de reajuste como outro diferencial.
Com o martelo batido, foram apenas três dias para ativar o plano de todos os Peppers.
“Com isso, a gente tem mais tempo para criar ações para melhorar a saúde e o engajamento dos nossos Peppers. É assim que a gente consegue cuidar deles e transformar isso na nossa principal vantagem competitiva. Trazer a Alice se tornou um diferencial para atrair talentos. Teve uma pessoa que até me contou que achou o máximo quando viu Alice na proposta de job”, diz.
“Então são todas essas coisinhas que são muito vantajosas para a gente aqui. Como RH mas também como membra Alice.”