Conheça nossos planos de saúde

O que é intraempreendedorismo e como aplicar na empresa

Colaboradores das empresas podem ser estimulados a propor ideias e a desenvolver projetos inovadores. Saiba o que é intraempreendedorismo.

Time Alice
| Atualizado em
5 min. de leitura
Intraempreendedorismo

Intraempreendedorismo

Tamanho do texto

O que o post-it, o Playstation e o filme “Kung Fu Panda” têm em comum? Os três produtos foram desenvolvidos a partir de ideias de funcionários e são exemplos bem-sucedidos de intraempreendedorismo, conceito que pode ser explorado pelas empresas que buscam inovação. 

Quer saber mais sobre as suas vantagens, outros exemplos e por onde começar? Então, segue aqui com a gente.

Empreendedorismo e intraempreendedorismo 

A definição clássica de empreendedorismo é a capacidade de identificar problemas e oportunidades e de desenvolver soluções. 

Quando a palavra ganha o prefixo intra, o olhar se volta para dentro da empresa. O objetivo é valorizar e encorajar os colaboradores com essa habilidade. 

Resumindo, intraempreendedorismo significa aproveitar os talentos da própria organização para inovar processos, produtos e serviços. 

Isso acontece, principalmente, quando os colaboradores têm o incentivo, o suporte e os recursos necessários para aplicar suas habilidades empreendedoras na empresa onde trabalham.

>> Como formar jovens lideranças

Exemplos de intraempreendedorismo 

Nós já falamos, no início, de produtos que surgiram a partir de ideias de colaboradores. Mas há muitos outros exemplos:

  • o Gmail, do Google;
  • o botão “Curtir”, do Facebook;
  • o Amazon Prime, da Amazon;
  • o McLanche Feliz, do Mcdonald’s;
  • a anotação à mão dos nomes dos clientes nos copos da Starbucks;
  • a colocação de legos para distração do público na fila das atrações da Legolândia.

As soluções e melhorias propostas pelos integrantes do time podem partir de situações corriqueiras, de estímulos da empresa {tipo: instigar a galera a dar asas à imaginação!} ou de problemas do dia a dia. 

Vamos supor que uma das maiores dores do negócio esteja relacionada ao atendimento prestado na ponta pelos profissionais que estão em contato diretamente com os clientes. 

A partir das reclamações ouvidas, esses colaboradores podem trazer ideias para resolver as insatisfações, como desenvolver novos protocolos ou serviços. 

Ou seja, em uma empresa que adota o intraempreendedorismo, as pessoas são incentivadas a propor maneiras de aperfeiçoar as atividades e também a inovar.  

Vantagens de empresas intraempreendedoras 

Entre os principais benefícios do intraempreendedorismo, está a possibilidade de inovação, que consequentemente traz outros efeitos positivos. 

Relatório da consultoria internacional Deloitte sobre o tema destaca, por exemplo, o crescimento da empresa, o fortalecimento da cultura e o desenvolvimento de talentos. 

“Uma estratégia dedicada de intraempreendedorismo permite que os colaboradores de alto desempenho levem a organizações para um outro nível. Os intraempreendedores ajudarão a formar equipes altamente engajadas, a desenvolver outros funcionários e, como resultado, impulsionar um crescimento impressionante para a organização”, diz o documento.

>> Como formar uma equipe de alta performance? Passo a passo

Intraempreendedorismo: por onde começar? 

Há várias maneiras de incentivar o intraempreendedorismo nas empresas. Veja algumas:

  • Crie ou reforce uma cultura de inovação;
  • Promova encontros para brainstormings;
  • Ofereça cursos e palestras sobre o tema;
  • Estabeleça canais para envio de ideias;
  • Lance um concurso interno;
  • Recompense boas ideias e projetos;
  • Implemente um programa de intraempreendedorismo.

>> Como criar uma boa estratégia de comunicação interna

Para as organizações que desejam lançar um programa de intraempreendedorismo, a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, recomenda:

1. Identifique potenciais intraempreendedores

Uma das maneiras de identificar potenciais intraempreendedores é conversar com os funcionários.

A dica é pedir que nomeiem colegas de trabalho que considerem líderes e que tenham como característica a proatividade e a criatividade. Coragem e ousadia também caem bem. 

Os “eleitos” podem ser os primeiros convidados a participar do programa de intraempreendedorismo.

2. Promova workshops para desenvolver soft skills

Para que ideias sejam colocadas em prática, é muito importante desenvolver habilidades comportamentais, as chamadas soft skills

“Leva tempo para desenvolver habilidades sociais como gerenciamento de projetos, comunicação adequada e habilidades de resolução de problemas. Às vezes, uma pessoa pode ter uma grande ideia, mas não tem as ferramentas adequadas para torná-la realidade.”

>> Hard skills e soft skills: o que são e as principais diferenças

3. Dê aos funcionários espaço e tempo para debater ideias

Um programa de intraempreendedorismo deve considerar que grandes ideias podem demorar para serem amadurecidas. 

Por isso, é importante que as pessoas tenham bastante tempo para conversar, debater e repensar.

Intervalos também ajudam a refrescar a mente e permitir que surjam aqueles estalos que podem ser cruciais para a inovação acontecer. 

4. Ofereça as ferramentas necessárias

Quando os intraempreendedores tiverem uma ideia que vale a pena implementar, o passo seguinte é fornecer a eles as ferramentas certas {por exemplo: financiamento e suporte tecnológico} para tornar os planos realidade.

Além disso, pode ser necessário permitir que o grupo comece a testar as propostas em pequena escala até que seja possível promover uma implementação mais consistente. 

5. Motive e incentive o progresso

Recompensar financeiramente os intraempreendedores é sempre válido, mas é bom lembrar que existem outras formas valiosas de agradecimento. 

“O reconhecimento de um gerente respeitado, por exemplo, é um desses incentivos que pode ter um apelo generalizado. Deixe seus intraempreendedores saberem que eles não são apenas mais um rosto na multidão – reconheça o trabalho que eles fizeram em voz alta”, destaca o documento da Universidade de Stanford. 

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos