Os colaboradores da sua empresa compreendem bem os objetivos do negócio? Os rumos que a organização pretende seguir estão claros para todos ou eles nem sabem como cada um pode contribuir nessa jornada? Se você hesitou nas respostas, pode ser necessário aprimorar a comunicação interna por aí, hein?
Pode estar havendo um descompasso entre líderes e liderados, o que atrapalha a disseminação e a assimilação de informações pelos integrantes do time.
Isso aconteceu em muitas empresas durante a pandemia e continua sendo um desafio com o trabalho híbrido e o retorno ao presencial.
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De acordo com o relatório GPTW Tendências em Gestão de Pessoas 2022, esse é um dos motivos que colocam a comunicação interna como um dos principais temas a serem explorados pelas empresas.
Dedicar esforços para estabelecer um fluxo constante de informações para o público interno é uma das melhores estratégias para engajar as pessoas e despertar o senso de pertencimento ao time.
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Quer saber como fazer uma boa estratégia de comunicação interna de forma planejada e consistente? Então segue com a leitura!
O que é comunicação interna?
Ela corresponde, basicamente, às informações que circulam dentro da empresa relacionadas ao trabalho e às pessoas que atuam nela.
Seja por iniciativa da direção ou pelas conversas que os colaboradores têm no dia a dia {lembra da famosa rádio corredor? Agora é rede corredor e já tem até influenciadores!}, as ideias propagadas internamente evidenciam o tipo de relacionamento que a empresa estabelece com os colaboradores.
O ideal é que essa relação seja transparente, motivadora e multidirecional.
“Um dos pressupostos básicos é assumir que os públicos internos são protagonistas da comunicação e que não devem figurar apenas como receptores de informações veiculadas pela alta administração”, afirma o professor Wilson Bueno, da Universidade Metodista de São Paulo.
Ou seja, comunicação interna não é só sobre transmitir informações, mas é também sobre ouvir e trocar.
Numa estratégia de comunicação interna eficiente, um dos principais objetivos é criar um mindset coletivo de cooperação, em que as pessoas se sintam estimuladas a dar o melhor de si.
“A comunicação interna, quando democrática e dialógica, contribui decisivamente para a consolidação de um clima produtivo e saudável e para reforçar a cultura (valores, objetivos institucionais, missão, visão) da empresa ou organização”, acrescenta Bueno.
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Numa visão macro da comunicação interna, vale considerar que tudo dentro da empresa pode comunicar algo. Os rituais corporativos podem falar muito sobre a organização, assim como alguns detalhes. Uma saudação ou brinde de boas-vindas, por exemplo, pode comunicar simbolicamente a postura esperada dos colaboradores.
A importância da comunicação interna
Quando as pessoas estão por dentro do que rola na empresa e do que se espera delas, a chance de todos terem uma boa experiência profissional aumenta.
Elas ficam menos suscetíveis a acreditar em rumores e boatos {fake news também se propagam dentro das empresas!} e mais propensas a tomar as melhores decisões no dia a dia. Isso tem reflexo direto no engajamento e na produtividade.
Efeitos da comunicação interna eficiente:
- valorização da cultura;
- promoção da integração;
- aumento da sensação de pertencimento;
- maior engajamento;
- incentivo à colaboração;
- ampliação da transparência;
- gestão do conhecimento adquirido coletivamente;
- elevação da produtividade;
- diminuição de retrabalho;
- redução de turnover;
- melhora do clima organizacional.
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Como criar um bom modelo de comunicação interna
Ao elaborar um planejamento, vale a pena pensar em alguns pontos principais:
Quem é o público interno?
Para criar conexão com as pessoas que atuam na empresa, é preciso conhecê-las. Quais são seus desejos e dificuldades? Como elas ficam sabendo sobre o que acontece na empresa ou onde buscam informações? Em que momentos vale fazer uma ação direcionada para cada pessoa ou grupo? Uma pesquisa pode ajudar a coletar insights importantes!
Quais valores a empresa deseja disseminar?
Para que os objetivos organizacionais sejam assimilados e estejam na rotina de trabalho, a dica é colocar a missão e os valores em tudo o que se comunica.
“A comunicação interna é uma ferramenta essencial para fortalecer e ampliar a cultura. Cada ação voltada ao público interno deve estar atrelada a uma das virtudes da empresa e isso precisa ficar evidenciado para as pessoas. É necessário ser muito intencional.”
Talita Abrantes, da área de Culture & Internal Comms da Alice
Quais ferramentas de comunicação interna serão utilizadas?
De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial, os canais com mais estabilidade são o e-mail (83%), a intranet e o company communicator/teams (63%), a newsletter (56%) e o mural impresso (46%).
É preciso lembrar, porém, que informações divulgadas pelos canais tradicionais concorrem com um turbilhão de mensagens que chegam diariamente.
Por isso, muitas empresas estão se desafiando a encontrar formas de comunicações internas criativas, o que inclui eventos, campanhas, plataformas de mensagens instantâneas, além de outras ferramentas virtuais {mais para baixo a gente te conta alguns exemplos aqui na Alice}.
Qual será o tom de voz da empresa?
Para estabelecer um fluxo constante de disseminação de informações com foco nos funcionários, é muito importante encontrar o tom de voz das mensagens {o que também inclui imagens e símbolos!}.
“Isso tem novamente a ver com fortalecimento da cultura. É possível estabelecer uma comunicação que seja clara, objetiva mas também amigável, numa linguagem de fácil compreensão”, reforça Talita.
Qual será o papel dos líderes na comunicação interna?
É claro que ter um profissional ou equipe na empresa para planejar e tocar as ações de comunicação interna ajuda para que haja constância e monitoramento do trabalho realizado.
Mas envolver as lideranças nas estratégias pode ter um efeito multiplicador. Afinal, elas são referências para as equipes e podem ser vistas como formadoras de opinião.
Estando bem-informados, os gestores podem contribuir muito no reforço de mensagens destinadas aos colaboradores e no esclarecimento de dúvidas ou de mal-entendidos.
A ideia é sempre ajudar as pessoas a entender o funcionamento da empresa. “A comunicação interna pode dar visibilidade aos times e ser uma facilitadora nas trocas entre eles.”
Como saber se a comunicação interna é efetiva?
Para saber se a comunicação interna está trazendo efeitos positivos vale a pena apostar em métricas.
A satisfação dos colaboradores com o que é divulgado e com as ferramentas utilizadas pode ser medida por meio de pesquisas e canais de sugestões.
Também dá para acompanhar acessos e visualizações, além de realizar enquetes sobre ações específicas.
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Exemplos de comunicação interna
Aqui na Alice buscamos diversificar cada vez mais as formas como a gente se conecta com os Pitayas {como nossos colaboradores são chamados}.
O nosso Slack funciona quase como uma rede social, com vários canais tanto para comunicações mais gerais, onde está o baile todo, até alguns voltados para grupos de afinidade, como a galera que pratica atividades físicas, grupos de mães, a comunidade LGBTQIA+ etc.
Também criamos o Pitayaverso no Notion, um espaço que reúne todas as informações necessárias para que os colaboradores possam desempenhar o trabalho. Esse projeto cumpre outro papel importante: organizar o conhecimento coletivo acumulado.
Outra ação de comunicação interna que a gente se orgulha é o Alice na Arena. Toda segunda-feira, pontualmente às 10h15, rola um all hands com todos os colaboradores com temas escolhidos a dedo.
Cada encontro trata de resultados, desafios e estratégias. As virtudes da Alice associadas ao tema ganham destaque nas conversas, pensadas para ocorrer de forma objetiva e leve {há muitos momentos engraçados também!}.
>> As 6 virtudes que estão por trás de tudo o que fazemos na Alice
“É o nosso principal ritual de cultura, o nosso all hands. A gente fala sobre temas estratégicos da Alice, o que está dando certo, o que está dando errado. Falamos com muita transparência, que também é uma virtude nossa.”
Sarita Vollnhofer, responsável pela área de People da Alice
O encontro também é muito bom ao dar contexto sobre assuntos estratégicos para que todos os Pitayas possam ter autonomia para tomar as decisões.
E como aqui subimos a barra e evoluímos todos os dias, sempre rodamos um formulário para os Pitayas responderem se recomendariam o assunto do Arena para alguém.
As avaliações costumam ser boas, mas sempre aparecem feedbacks sinceros de como algumas abordagens poderiam melhorar. As críticas são bem-vindas, afinal, também encorajamos autenticidade em tudo que fazemos.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa
A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.
E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.
O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.
Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.
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