Conheça nossos planos de saúde

Benefícios do agachamento para a saúde: veja quais são

Exercício propicia o fortalecimento muscular e das articulações, além de queimar gordura e aumentar a flexibilidade.

Time Alice
| Atualizado em
5 min. de leitura
Pessoa faz agachamento durante treino

Pessoa faz agachamento durante treino

Tamanho do texto

Já reparou em como o agachamento é um movimento bastante comum no dia a dia? Realizamos esse movimento de forma cotidiana quando nos sentamos, pegamos algo que está no chão e também na hora de ir ao banheiro

Além de habitual, simples e relativamente fácil de fazer, o agachamento tem um monte de benefícios. 

Por isso, esse movimento está sempre presente nos treinos de quem malha regularmente. E se você não é muito fã, vem que a gente vai explicar por que ele é tão bom, e quem sabe você começa a se afeiçoar pela prática {ou, ao menos, a aceitá-la mais!}. 

Exercícios para o corpo: quais são os benefícios do agachamento? 

O agachamento tradicional é semelhante ao ato de sentar em uma cadeira.

Com os pés afastados na largura dos ombros, o bumbum deve ser empurrado para trás e para baixo. Enquanto os braços ficam estendidos para frente e as costas e o tronco permanecem eretos, os joelhos vão se dobrando. 

Esse movimento, quando feito corretamente e em frequência regular, fortalece músculos e articulações, além de aumentar a flexibilidade. 

“O agachamento é um exercício multiarticular, padrão ouro no ganho de força. Trabalha os membros e músculos inferiores de uma forma bem completa, além de fortalecer nosso core [músculos que suportam e estabilizam a bacia, pelve e abdome]”, afirma Gabriel Forte, educador físico da Alice. 

O exercício também beneficia a coluna, sobretudo a lombar. Ao trabalhar os músculos da região, as dores nas costas tendem a diminuir. A prática também ajuda a prevenir lesões ao fortalecer os ossos, tendões e ligamentos. 

Além de tudo isso, há queima de gordura! De acordo com artigo da Harvard Medical School, uma pessoa de 70 kg pode gastar cerca de 220 calorias fazendo 30 minutos de exercícios vigorosos de força ou musculação, incluindo agachamentos. 

Diversos estudos destacam ainda os benefícios relacionados à longevidade. 

“O agachamento é um dos movimentos fundamentais mais primitivos e críticos necessários para melhorar o desempenho esportivo, reduzir o risco de lesões e apoiar a atividade física ao longo da vida”, destaca revisão científica sobre o tema. 

Planilha de corrida para iniciantes Banner

Pernas em forma: tipos de agachamento

O agachamento pode ser feito de várias maneiras. Algumas versões incluem o uso de halteres, barras, elásticos ou fitas de suspensão (TRX). 

Também pode ser feito com movimentos laterais, frontais ou de salto, com pernas alternadas ou com o corpo apoiado em uma parede ou bola de ginástica.

O ideal é variar os estímulos ao longo do tempo, de forma a fortalecer várias regiões do corpo.

“Não existe o melhor exercício, mas, sim, aquele que estamos aptos a realizar. Devemos adaptar o exercício à nossa realidade de treino e não o contrário”, enfatiza Gabriel.

Cuidados ao realizar o agachamento 

O agachamento pode ser realizado por quase todas as pessoas. “Em geral, não existem contraindicações para esse exercício, uma vez que ele está presente em muitas das nossas ações do dia a dia. Porém, assim como em qualquer exercício físico, se o movimento estiver acompanhado de alguma dor articular, o ideal é interromper a prática e identificar a origem desse desconforto, de preferência com um profissional avaliando seu padrão de movimento”, ressalta Gabriel Forte.

Segundo o educador, existem recomendações sobre a amplitude do movimento de acordo com doenças pré-existentes ou se houver falta de mobilidade articular, de estabilidade dinâmica de tronco ou de força específica em alguns esportes. 

“Para quem tem hérnia de disco,  por exemplo, por conta da compressão que uma barra causa de forma vertical na nossa coluna, o ideal é utilizar o agachamento com halteres ou até mesmo um kettlebell {instrumento que parece uma bola de ferro com alça superior} e suas variações”, detalha. 

Não há muitas diferenças para homens e mulheres na execução do exercício. Elas, porém, precisam ficar mais atentas ao posicionamento dos joelhos. 

“Por conta da formação do ângulo do quadril, as mulheres tendem a realizar o exercício com os joelhos em valgo dinâmico {posicionados para dentro} e devem ter um cuidado a mais em fortalecer o glúteo por ser um estabilizador dos joelhos, facilitando a execução correta e segura do movimento”, reforça o educador físico.

Veja alguns cuidados ao realizar o agachamento:

  • Estabeleça uma base sólida

A maioria dos exercícios de agachamento demanda que os pés fiquem um pouco afastados, na largura dos ombros. Os joelhos e quadris também precisam estar alinhados.  Isso dá estabilidade e não pressiona demais as articulações. 

  • Não exagere no peso

Se for usar um halter ou barra durante o agachamento, fique atento ao peso do acessório. Ajustar carga e movimento é muito importante para que o exercício seja executado corretamente, reduzindo o risco de lesões.  

  • Olhe para frente

Escolha um ponto no campo visual para se concentrar e evite direcionar o pescoço para baixo. 

  • Mantenha a postura ereta

Concentre-se em manter a coluna reta e ative os músculos da região do abdômen durante o movimento, evitando arredondar os ombros ou as costas. 

  • Abaixe-se dentro do seu limite

Quando sentir desconforto nos quadris ou joelhos, é hora de se levantar! A amplitude deve aumentar aos poucos, conforme o corpo vai se fortalecendo. 

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos