Tem muita gente que ainda acredita que ganho de músculos é uma questão estética ou que treinamento de força é coisa de homem e vai deixar a mulher necessariamente grande
São todos mitos. O aumento de massa muscular pode trazer um monte de benefícios, vai muito além da estética e deveria ser mais almejado por mulheres.
Praticados principalmente na musculação, pilates, treino funcional, crossfit e hidroginástica, os exercícios de resistência trazem condicionamento físico para encarar a rotina com mais energia.
As mudanças estéticas também ocorrem, mas o resultado mais importante é o aumento do bem-estar.
Vantagens de aumentar a massa muscular
O treinamento de força, também conhecido como treino de resistência, consiste em progressivamente movimentar quantidades cada vez maiores de peso. A atividade sinaliza aos músculos que eles precisam se adaptar, crescer e ficar mais fortes.
Isso não quer dizer que a mulher vai necessariamente “ficar grande”, mito no qual algumas pessoas ainda acreditam. Tudo vai depender do biotipo e do nível de atividade, entre outros fatores.
“O volume de treino é definido tanto pela intensidade [carga], quanto pelas séries e repetições propostas na sessão. Com o estímulo e o volume de treino corretos, será possível definir a musculatura”, afirma Tathiane Franco, preparadora física da Alice.
Os exercícios resistidos atuam em áreas-chaves, como tronco, pernas, parte inferior das costas e parte superior do corpo.
“Um bom índice de massa muscular é extremamente importante para o metabolismo e para a capacidade funcional do nosso corpo em desempenhar bem as atividades do dia a dia”, acrescenta a profissional.
Outra vantagem: o treino de resistência propicia gasto energético, o que contribui para o controle ou a perda de peso.
Ajuda ainda a fortalecer as articulações, os ossos e o coração. Estudos científicos comprovaram que a prática regular desse tipo de atividade física reduz o risco de desenvolvimento de problemas cardíacos.
Melhora do sono e do humor
O ganho de músculos também traz efeitos positivos para a mente porque favorece a atuação de neurotransmissores que regulam a energia e o humor. As atividades são consideradas ainda como boas estratégias para a administração do estresse e para a redução de sintomas ligados à depressão.
Além disso, diversos hormônios são ativados com a prática dos exercícios, o que pode melhorar a qualidade do sono. Durante a reparação muscular, que ocorre sobretudo quando estamos dormindo à noite, há modulação de hormônios como testosterona, GH (crescimento), grelina (fome) e leptina (saciedade).
Um estudo com idosos mostrou melhora no sono noturno entre os participantes que faziam treino de força três vezes por semana. Acredita-se ainda que a prática pode trazer mais longevidade, já que reduz o risco de morte por doenças crônicas.
Como aumentar a massa muscular
Para colher o máximo de resultados que o treino de força pode proporcionar, é preciso levar em conta alguns fatores.
Respeitar o descanso entre os treinos, por exemplo, favorece o processo de ganho de massa muscular, já que o corpo precisa de tempo para reparar os tecidos estimulados.
Outra forma de potencializar os treinamentos é seguir uma alimentação balanceada. “É necessário associar o exercício a uma ingestão adequada de proteínas. Estima-se que a quantidade diária seja de 2 g de proteína por kg de peso corporal. Também é necessário um consumo adequado de carboidrato, que participa do processo de construção muscular”, lembra a preparadora física Tathiane Franco.
Os suplementos para aumentar a massa muscular feminina podem ser bons aliados, mas o mais indicado é passar por avaliação nutricional para definir a quantidade e os horários de ingestão, seguindo um plano alimentar equilibrado.
Contar com orientação para combinar alimentação e exercícios é ainda melhor, principalmente se o objetivo for ganhar músculos e emagrecer.
“Não existe uma substituição direta da gordura pela massa muscular. Em outras palavras, a gordura não se transforma em músculo. O treinamento combinado (musculação e exercício aeróbio em uma mesma sessão) é uma excelente estratégia para a redução saudável de peso, com perda de gordura enquanto se preserva a massa muscular”, destaca a profissional de educação física.
É sempre recomendável fazer uma avaliação de saúde antes de começar a praticar exercícios de força. A musculação, por exemplo, é contraindicada para pessoas com pressão arterial aumentada.
“É extremamente importante ter um cuidado em relação à escolha dos exercícios e à intensidade do treino, de acordo com a condição de cada indivíduo. Conhecer a história de cada um e identificar fatores de risco nos possibilita adequar o treino àquela condição específica”, finaliza a profissional.
10 benefícios do ganho de músculos para as mulheres
- melhor condicionamento físico
- aumento de energia
- controle do peso
- fortalecimento ósseo e das articulações
- diminuição do risco cardiovascular
- aumento do bom humor
- melhora do sono
- diminuição do estresse
- maior expectativa de vida
- mais autoestima e qualidade de vida
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.
E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.
O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.
Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.
Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?