Conheça nossos planos de saúde

Brincadeiras para crianças na praia: veja 5 ideias

Conheça algumas atividades na areia e na água que estimulam o desenvolvimento e ainda proporcionam memórias afetivas.

Time Alice
| Atualizado em
6 min. de leitura
Crianças brincam na praia

Crianças brincam na praia

Tamanho do texto

Se o destino com as crianças nas férias ou no feriado for o litoral, a viagem pode se tornar mais divertida com brincadeiras na praia.

Dá para entreter os pequenos {e ainda proporcionar memórias afetivas para toda a família} com atividades simples, que estimulam a imaginação e colocam o corpo em movimento. 

Veja 5 ideias:

1. Castelos e esculturas na areia   

Fazer castelos na areia é algo marcante na infância de quem frequenta a praia. 

Essa brincadeira ultrapassa gerações e é sempre indicada como forma lúdica de estimular o desenvolvimento infantil. 

O contato direto com a areia e com a água do mar propicia, principalmente, estimulação sensorial. 

Além disso, é preciso usar a criatividade para construir na areia aquilo que imaginou. 

“A criança pode brincar sozinha ou com a família. Isso contribuirá para a aquisição e o refinamento de habilidades motoras finas. A brincadeira ficará mais completa com materiais como balde e forminhas, como as de concha do mar, cavalo-marinho ou peixe”, destaca o preparador físico Rafael Briet, da Comunidade de Saúde da Alice

Além do tradicional castelo, dá para se inspirar em objetos e personagens para fazer esculturas na areia. 

Lembra do boneco de neve natalino? Que tal fazer a versão de verão? O corpo e a cabeça são feitos em areia molhada, enquanto os braços são representados por gravetos. Conchinhas e pedras ajudam a decorar, enquanto os óculos escuros dão o toque final!

Essa brincadeira pode render ótimas fotos, assim como esculturas na areia cobrindo parte do corpo da criança, que pode se tornar peixe ou sereia por um tempo.  

Vale destacar que a participação ou supervisão dos pais é sempre recomendada para evitar incidentes, como um eventual avanço da maré. 

Além disso, as crianças devem estar protegidas contra queimaduras, utilizando protetor solar e roupas com proteção UV (camisetas, bonés ou chapéus). 

2. Caminhada exploratória na praia  

Outra ideia para envolver as crianças na praia é realizar uma espécie de exploração científica. 

“Sair para uma caminhada e explorar o local é uma ótima maneira de fortalecer o vínculo entre adulto e criança. É legal levar uma lupa na bolsa e ir em busca de pedras, conchas, animais e algas”, afirma a pedagoga Ana Carol Thomé, idealizadora do programa Ser Criança é Natural (@sercriancaenatural no Instagram). 

Em algumas praias, há áreas com paredões rochosos ou com pedras grandes, que formam piscininhas de água {às vezes com peixinhos!}. 

Também pode haver mangues por perto ou floresta de coqueiros. Para os pequenos mais curiosos e atentos,  tudo na paisagem pode se transformar em grandes descobertas. 

A segurança do local sempre deve ser observada antes do passeio. Também é recomendado que a caminhada ocorra no tempo da criança e lembrar que, em alguns locais, usar chinelos facilita o passeio dos pequenos.

Os cuidadores podem aproveitar o momento para ensinar que cada elemento tem uma função na natureza. 

“Uma questão que vale reforçar é que não se deve levar conchas para casa. A gente pode pegar e brincar muito, mas, depois, elas devem ser deixadas na praia porque são fundamentais para a manutenção do ecossistema”, lembra a pedagoga.  

3. Cavar e criar jogos na areia {conchas ao alvo!}   

Uma atividade na praia que estimula muito a coordenação motora é cavar. Seja com pás, colheres ou apenas com as mãos, tentar abrir buracos na areia também pode levar a imaginação longe.

“Na infância, sempre surge aquela dúvida se cavando muito a gente vai chegar lá no Japão ou em outra parte do mundo. E, enquanto a criança vai cavando, ela vai lidando com outras texturas e temperaturas na areia”, afirma Thomé.

Na areia dá para fazer buracos em diferentes formatos e tamanhos {tem criança que adora cavar piscinas!}.

Quando houver mais de uma criança, uma ideia é incentivá-las a cavar vários buracos espalhados pela areia e fazer uma espécie de conchas ao alvo. Quem acertar mais ganha!

4. Desenhos e amarelinha no solo

A areia da praia pode ser usada como se fosse uma imensa folha de papel para desenhos e outras brincadeiras. 

Com o dedinho ou pequenos gravetos, dá para riscar o chão e fazer diferentes ilustrações – desde as mais simples (formas) até as mais caprichadas (imitando obras de arte). 

Outra brincadeira que dá para fazer é a amarelinha, com os tradicionais números em sequência de casas até chegar ao “céu”.

As mães, pais e cuidadores que querem manter os filhos na sombra entre um banho de mar e outro também podem molhar a areia seca embaixo da barraca e brincar de jogo da velha.

5. Esportes na areia e na água!

A areia da praia também pode ser demarcada para a prática de esportes. 

Algumas modalidades, como futebol, frescobol e beach tennis, pedem ainda os acessórios corretos {de preferência no modelo infantil} para que a galerinha possa se divertir. 

O preparador físico Rafael Briet destaca que as regras oficiais do esporte escolhido podem ser flexibilizadas ou adaptadas.  O mais importante é colocar a criançada para se movimentar

“A atividade vai contribuir para a aquisição e o refinamento de habilidades motoras. No beach tennis, por exemplo, a criança vai exercitar o domínio da bola com a raquete, como rebater, sacar etc. Já no futebol pode aprender como driblar, cabecear ou fazer voleio”, exemplifica.  

Um brinquedo acessível para atividades praianas é o frisbee. O disco pode ser lançado de uma pessoa para outra ou dá para criar competições com pontuação de times por meio de gols. 

“É possível fazer muitas variações, como maior altura de voo do frisbee, maior distância, maior velocidade…”, exemplifica Briet. 

O disco pode até ser lançado de uma pessoa para outra em áreas rasas do mar. Mas é importante que um adulto esteja por perto e que haja atenção ao vento, que pode levar o objeto para bem longe. 

As crianças também podem brincar no mar praticando bodyboard. Ao se debruçar na prancha enquanto acompanha as ondas, ela vai desenvolver o equilíbrio e ainda praticar habilidades como remar e mergulhar. 

Os cuidadores, claro, devem estar por perto para curtir o momento e também para ajudar a criança sempre que ela precisar.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos