Conheça nossos planos de saúde

Há benefícios no shot de limão?

Apesar de estar na moda, consumir a fruta concentrada em shot de limão não tem o poder de emagrecer. Confira outros benefícios!

Time Alice
| Atualizado em
4 min. de leitura
Há benefícios no shot de limão?

Há benefícios no shot de limão?

Tamanho do texto

Seja feito apenas com o limão puro espremido ou misturado a outros ingredientes, como açafrão, gengibre ou canela, o shot de limão matinal está na lista dos recentes modismos das dietas. A promessa é de imunidade alta e até um potencial emagrecimento. Mas será que traz algum benefício real?

A resposta, segundo Vinicius Fernandes, nutricionista da Alice, é que o shot de limão não tem esse poder milagroso todo.

Não entenda mal, o limão é, sim, um alimento saudável. Afinal, é uma fruta e carrega nutrientes, como a vitamina C, que pode contribuir com a imunidade. Também tem uma quantidade de calorias muito baixa, então pode tranquilamente fazer parte de uma alimentação balanceada, segundo Fernandes.

“Mas o shot, em si, não tem qualquer segredo. Consumir essa quantidade de limão espremido e concentrado em cima de uma salada, por exemplo, tem exatamente o mesmo efeito no nosso corpo. Se for mais confortável tomar em formato de shot, tudo bem, mas a pessoa não terá um benefício adicional”, complementa.

Seja o limão ou a canela, o açafrão e o gengibre, todos têm impacto positivo na saúde, e até podem ajudar a imunidade, mas são efeitos pequenos e não milagrosos, segundo Fernandes. “Assim como o limão, com certeza eles podem e devem fazer parte de uma alimentação saudável. As frutas no geral, assim como esses temperos, são super bem-vindos”, diz.

Limão pode promover emagrecimento?

Nenhum alimento, sozinho, engorda ou emagrece ninguém. E o mesmo vale para o limão.

“Assim como na maioria das ‘ideias’ relacionadas ao emagrecimento, é muito difícil explicar onde estava a cabeça da pessoa que inventou isso. Não existe nenhum mecanismo fisiológico ou bioquímico que faça sentido vincular o limão consumido em shot a um efeito diferente da fruta consumida em uma limonada, por exemplo. Além disso, nem teria como vincular a um processo de emagrecimento”, explica o nutricionista.

Isso não significa que o limão não possa fazer parte de um plano alimentar de quem está buscando reduzir medidas. Afinal, é uma fruta de baixíssima caloria (menos do que outras frutas ricas em vitamina C, como a laranja e a acerola, por porção) e pode ser tranquilamente incorporada a dietas de restrição calórica.

Quais outros benefícios da vitamina C?

Quando consumido após as refeições principais do dia, como o almoço e o jantar, o limão pode ajudar na absorção do ferro de fontes vegetais.

“Isso é um benefício que pode ser obtido a partir de qualquer outra fruta rica em vitamina C, como acerola ou laranja”, acrescenta Fernandes.

Existe alguma contraindicação para o shot de limão?

Alimentos cítricos como o limão devem ser evitados por pessoas que tenham problemas gástricos, como refluxo e gastrite.

Para pessoas sem essas condições, não existe, a princípio, uma contraindicação, segundo Fernandes.

No entanto, o consumo em excesso de qualquer alimento cítrico pode irritar as mucosas do sistema digestivo, desde a boca até o estômago – especialmente quando consumidos em jejum.

Outro risco é o potencial de erosão das frutas cítricas contra o esmalte dos dentes.

Um estudo conduzido por odontologistas da Universidade de São Paulo (USP) comparou o pH de sucos de diversas frutas. O pH das frutas selecionadas variou entre 2,13 (limão) e 4,86 (manga). Considerando-se apenas este fator, todas as frutas estudadas poderiam causar uma erosão, já que todas mostraram-se ácidas, com valores de pH abaixo de 5.

“Pessoas que consomem frutas cítricas mais do que duas vezes ao dia apresentam um risco 37 vezes maior de desenvolverem lesões por erosão do que aquelas que não consomem. Riscos semelhantes parecem ocorrer com o consumo de vinagre de maçã (10 vezes maior), bebidas para esportistas (4 vezes maior) ou refrigerantes (4 vezes maior), quando consumidas diariamente”, concluem os autores.

Mas há alguns cuidados que podem ser tomados para diminuir o risco:

  • Diluir sucos de frutas, como transformar o shot de limão em uma limonada;
  • Tomar o suco usando canudos;
  • Limitar o consumo apenas nas refeições.
  • Escovar os dentes com creme dental contendo flúor antes da ingestão de substâncias com baixo pH também é indicada. Mas atenção: a escovação imediata após o consumo das frutas cítricas deve ser evitada, já que o esmalte encontraria-se “desorganizado” e pode ser removido facilmente pela abrasão durante a higiene bucal. Vale, portanto, um enxágue da boca prévio.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos