Conheça nossos planos de saúde

Frescobol na praia: entenda as regras e como jogar

Considerado uma atividade física popular e democrática, o frescobol é fácil de jogar e traz vários benefícios à saúde; confira.

Time Alice
| Atualizado em
8 min. de leitura
Pessoa joga frescobol na praia

Pessoa joga frescobol na praia

Tamanho do texto

Para manter o corpo em movimento nas férias, quer uma opção prática, barata, saudável e divertida? O frescobol preenche todos esses requisitos!

Essa modalidade caiu no gosto dos brasileiros há mais de 70 anos e combina com elementos típicos do verão: os pés ficam na areia, o corpo aproveita a energia do sol e o mar ajuda a refrescar o calor da estação.  

Mas você sabia que existem maneiras de tornar esse jogo mais prazeroso, sem prejudicar a saúde? Segue com a gente para descobrir!

O que é frescobol? 

O frescobol é um esporte colaborativo, em que os participantes têm como objetivo manter a bola em movimento usando raquetes. 

Pode ser jogado em duplas ou trincas, sendo que não há vencedores ou perdedores. 

Para evitar que a bola caia, a sintonia e a colaboração devem falar mais alto. 

“O princípio básico do frescobol é manter a bola pelo maior tempo possível no ar. O mais importante é perceber que um joga com o outro, e não contra o outro”, destaca Alcir Horácio da Silva, atleta de frescobol há 54 anos, que também é doutor em educação física e dá aulas sobre o esporte na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Benefícios do frescobol para a saúde 

O frescobol é considerado uma atividade física completa e que faz bem à saúde física e mental.

“As sete principais valências físicas são trabalhadas: força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio”, enfatiza Silva.

Quando praticado corretamente, o frescobol ajuda a fortalecer a musculatura, as articulações e a capacidade cardiopulmonar. Também é uma ótima opção para perda calórica. 

“Na areia ou em outros solos menos regulares, temos menos energia devolvida quando a gente pisa. Então acabamos fazendo um esforço maior e gastando mais energia para nos movimentarmos”, explica a preparadora física Thatiane Franco, da Alice.

Benefícios do frescobol para a saúde:

  • Contribui para o condicionamento físico;
  • Propicia perda calórica;
  • Fortalece a capacidade cardiorrespiratória;
  • Trabalha força, resistência, velocidade, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio;
  • Exercita diferentes grupos musculares, como braços, pernas, glúteo, abdômen, peitoral e costas;
  • Promove a socialização e o relacionamento interpessoal;
  • Favorece a saúde mental;
  • Proporciona bem-estar.

Como jogar frescobol na praia

O frescobol é considerado um esporte simples e democrático. Qualquer pessoa pode praticar essa atividade, já que não há limitação de idade.

Também não é necessário contar com uma quadra ou um local específico. O jogo pode ocorrer na praia, na grama ou até em ambientes fechados {se houver espaço, né?}.

O essencial é ter disposição, tempo e alguém para jogar junto. E alguns cuidados podem favorecer a performance no jogo. 

Escolha bem as raquetes e a bola 

A primeira dica é ter atenção ao escolher os materiais que serão usados. Normalmente, são vendidos kits com as raquetes e a bola de borracha. 

As raquetes costumam ser fabricadas em madeira, mas também há opções com fibra de vidro, fibra de carbono e aramida. Elas podem ser ocas ou maciças e variar de tamanho. 

Antes de comprar, avalie o peso desse instrumento. Raquetes muito pesadas podem atrapalhar o desempenho, caso a pessoa não esteja com boas condições físicas para utilizá-las. 

Procure um solo plano 

No frescobol, a distância recomendada entre os participantes é de 8 metros. Por isso, locais abertos são os mais indicados, de preferência em solos planos. 

Se a partida ocorrer na areia ou no campo, busque áreas com menos desníveis.

“Em algumas praias, há uma inclinação na areia, na faixa de encontro com o mar. Esses locais não são indicados, pois podem prejudicar a coluna”, enfatiza o professor Alcir da Silva. 

Mantenha uma boa base no chão 

E por falar em coluna, para preservar essa região do corpo e também as articulações, é importante que o praticante jogue frescobol com uma base estável no chão, de forma a criar um centro de gravidade. 

As pernas devem ficar levemente abertas e flexionadas, enquanto o tronco é inclinado levemente para a frente. 

Essa posição ajuda a coordenar os movimentos das pernas e dos braços ao lançar ou receber a bola. 

Observe a empunhadura da raquete

Existe uma forma mais indicada para segurar a raquete? Não! Isso varia de pessoa para pessoa. 

Alguns praticantes preferem sustentar o cabo como se segurassem um martelo. Outros escolhem a empunhadura do tênis de mesa.

“A prática vai dizer a melhor posição ao segurar a raquete. E, conforme a pessoa vai evoluindo, ela vai descobrindo também o melhor local da raquete para bater a bola. Em alguns momentos, vai ser no centro e, em outros, vai ser na quina, para que a bola não caia”, comenta Alcir. 

Aqueça o corpo antes de jogar

Como qualquer atividade física, o frescobol requer alongamento e aquecimento prévios. Isso ajuda a preparar o corpo para os movimentos e a evitar lesões.  

Para obter um melhor desempenho nessa modalidade, vale ainda fazer exercícios complementares de força e resistência. 

“Com uma musculatura firme, você pode ter uma sustentação melhor do corpo e ganhar mais agilidade quando for necessário um impulso a mais para pegar a bola, por exemplo”, afirma a preparadora física Thatiane Franco.  

Previna-se de possíveis lesões

Para evitar lesões, além do preparo prévio, é preciso respeitar os limites do corpo. 

Quem só joga frescobol nas férias, por exemplo, deve praticar a atividade aos poucos. O tempo de jogo pode ser aumentado progressivamente a cada dia, de modo a evitar sobrecargas e dores.   

Ah, se o parceiro for muito ruim {pelo bem do convívio, não precisa jogar isso na cara dele, tá? risos}, vale redobrar os cuidados! Isso porque quando o corpo é frequentemente obrigado a fazer movimentos errados para se esticar e salvar a bola, podem ser desenvolvidos vários tipos de lesões.  

Proteja-se do sol

Em ambientes abertos, a pele pede proteção reforçada. Então, não se esqueça do protetor solar, do chapéu e dos óculos escuros! 

Dependendo do tempo de jogo, pode ser uma boa vestir roupas com proteção aos raios UV, como camisetas de manga longa.

E para evitar queimaduras, a dica é sempre repassar o protetor solar em áreas que costumam ser esquecidas, como pés, mãos e atrás das pernas. 

Planilha de corrida para iniciantes Banner

Você sabia que o frescobol é um esporte genuinamente brasileiro?

O frescobol surgiu nos anos de 1950 em Copacabana, no Rio de Janeiro, e ganhou o país e o mundo. 

O nome vem de “frescor do mar”, o que explica por que tanta gente pratica frescobol nas praias brasileiras. 

E a atividade apresenta diferentes versões, dependendo da região. Um tipo de jogada comum no Nordeste, por exemplo, é a “direita com direita”, em que a bola deve sempre seguir essa direção em relação ao outro participante. 

Já no Sudeste, existe a preferência pelo “ataque e defesa” ou “bate e escora”, o que demanda que uma pessoa aumente a velocidade da bola fazendo um ataque e que a outra consiga rebater. 

De tão popular, o frescobol foi reconhecido como patrimônio imaterial do Rio de Janeiro em 2015. O esporte foi considerado parte do estilo de vida dos cariocas e associado à paisagem cultural das praias da capital fluminense.

Regras do frescobol em campeonatos

Com a popularização do frescobol, também foi criada a modalidade competitiva do esporte. 

Os campeonatos funcionam assim: as duplas se apresentam em turnos de 5 minutos. 

São avaliados quesitos como continuidade de jogo (em que cada queda de bola resulta em perda de pontos); velocidade (um radar mede a velocidade da bola para calcular pontos) e equilíbrio (ambos precisam atacar com bolas rápidas para que pontuem). 

Vence a dupla com melhor performance.  “O regulamento pode variar dependendo da competição ou do país. O jogador profissional deve seguir os critérios definidos para fazer uma boa apresentação”, explica Alcir da Silva. 

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 3 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos