Conheça nossos planos de saúde
Baseado em evidências científicas

Eosinófilos: o que são?

Tipo especial de glóbulo branco, essas células são cruciais na defesa contra alergias e parasitas.

Time Alice
4 min. de leitura
Eosinófilos: o que são?

Eosinófilos: o que são?

Tamanho do texto

Os eosinófilos são um tipo especial de glóbulo branco (leucócitos) que desempenham um papel crucial no sistema imunológico. Eles são especialmente importantes na defesa contra alergias e parasitas, além de estarem envolvidos em processos inflamatórios, sejam condições crônicas ou não.

“A principal coisa que vem à mente quando a gente observa um aumento de eosinófilos é uma reação alérgica ou parasitária. Por isso, não vamos tentar fazer um tratamento antiviral e nem com antibiótico. Vamos tentar fazer um tratamento alérgico”, explica Luís Antônio Soares Pires Filho, médico da família e comunidade da Alice.

Eosinófilos no hemograma

Segundo Pires Filho, quando há um aumento na quantidade de eosinófilos, o exame do hemograma não é o único feito para concluir o diagnóstico. 

“Usamos o quadro clínico da pessoa como um todo. Na parasitose, normalmente ela vai ter algum sintoma relacionado. Em geral são sintomas intestinais. A partir daí também buscamos, por meio do exame parasitológico de fezes, pedaços ou ovos do parasita, no caso de uma teníase, lombriga ou ancylostoma. Com a urbanização e as melhorias no saneamento básico e em índices socioeconômicos, temos observado menos casos de doenças parasitárias, mas ainda acontece”, complementa.

Assim como os demais leucócitos, os eosinófilos são produzidos na medula óssea e, uma vez formados, essas células de defesa circulam na corrente sanguínea. Elas também podem migrar para tecidos do corpo, onde realizam suas funções protetoras.

Eosinófilos alterados: o que significa?

Em uma pessoa saudável, a faixa normal de contagem de eosinófilos geralmente varia entre 0,5% a 5% do total de glóbulos brancos, ou entre 50 a 500 eosinófilos por microlitro de sangue. Esses valores podem variar ligeiramente dependendo do laboratório e da técnica de medição utilizada. 

Vale destacar também que, nos exames de sangue, como o hemograma, a contagem dos eosinófilos é expressa como uma porcentagem do total de glóbulos brancos ou como uma contagem absoluta de células por microlitro (µL) de sangue.

No geral, essa contagem oferece um panorama sobre o estado do sistema imunológico e possíveis condições de saúde do paciente.

Alterações na contagem de eosinófilos podem ocorrer tanto para mais quanto para menos, dependendo da condição de saúde subjacente. 

Eosinófilos baixos: qual é a causa?

A eosinopenia, ou os eosinófilos em baixa, não costuma acontecer porque o corte inferior dos eosinófilos é muito pequeno, segundo Pires Filho. “Se em um hemograma vier 0% de eosinófilos, isso não preocupa ninguém, porque significa que não foi necessário recrutar os eosinófilos da pessoa naquele momento. Ou seja, o organismo dela não está lidando com nada. Por isso não é incomum encontrar zero eosinófilos”, diz o médico da Alice.

Eosinófilos em alta: o que pode ser?

O aumento dos eosinófilos, chamado de eosinofilia, é mais comum e pode ser um sinal de diversas condições, incluindo:

  • Alergias, como asma, rinite alérgica, eczema;
  • Outras reações alérgicas, como urticária e dermatites;
  • Parasitoses, a exemplo de infecções por lombrigas, ancilostomídeos, toxocara e outros;
  • Doenças autoimunes, como a síndrome de Churg-Strauss e a vasculite eosinofílica;
  • Distúrbios hematológicos, por exemplo, em certos tipos de câncer no sangue, como a leucemia eosinofílica.

Como as condições que podem causar esse aumento na medição dos eosinófilos variam amplamente, desde alergias sazonais até infestações parasitárias e doenças crônicas, o tratamento para normalizar a taxa de eosinófilos depende justamente de sua causa subjacente. Podem ser necessários medicamentos como antialérgicos, corticosteróides, anti parasitários ou imunossupressores, além de um tratamento direcionado para a condição específica.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 5,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos