dos membros Alice estão com a saúde boa ou excelente
das demandas dos membros são resolvidas de forma 100% digital
pessoas e 5 mil empresas confiam no cuidado de saúde da Alice
Enquanto outras operadoras de saúde utilizam o índice de Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH), a Alice opta por calcular o reajuste com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), definido pelo IBGE.
Reajuste limitado? Sim!
Na Alice, empresas com 30 a 99 vidas contam com um teto de reajuste fixado em até duas vezes o IPCA anual. Além de utilizarmos um índice de fácil consulta e bem conhecido pelos brasileiros, proporcionamos ainda mais segurança, transparência e previsibilidade.
A Alice não considera no reajuste o custo com atendimento de saúde no Alice Agora (time disponível 24h/7 pelo app) e consultas com médicos de família. Além disso, a alta taxa de resolução nessa etapa evita idas desnecessárias ao pronto-socorro ou consultas sem indicação.
Cálculo do reajuste com base no IPCA
Uso do IPCA (pode ser acompanhado mensalmente)
Média do IPCA nos últimos 5 anos: 4,4%
Atendimentos de saúde no chat do Alice Agora e consultas com médicos de família são ilimitados, sem impactar no seu reajuste
Reajuste mais baixo e sem surpresa
Cálculo do reajuste com base no VCMH
Uso do VCMH (divulgado anualmente)
Média do VCMH dos últimos 5 anos: 13,4%
Todos os eventos de saúde entram no custo de utilização. Quanto maior o uso, maior o reajuste
Reajuste sem previsão e muito mais alto
Reajuste único por pool de empresas para todos os planos corporativos com até 29 vidas, segundo normas da ANS - Mas com a vantagem de que na Alice não há desperdício de recursos na hora do cuidado, o que garante seu reajuste controlado e mais baixo.
Reajuste único por pool de empresas
Tem teto de reajuste fixado em até duas vezes o IPCA anual, o índice definido pelo IBGE, fácil de consultar e bem conhecido dos brasileiros!
Válido para contratações de planos sem reembolso. Para produtos com reembolso, o reajuste será individualizado (mesma regra aplicada para empresas com mais de 100 vidas).
Reajuste com teto de 2 vezes o IPCA
O cálculo do reajuste é individualizado para cada empresa, garantindo equidade e qualidade sem comprometer a saúde financeira da sua empresa.
Consultas no Alice Agora e com médicos de família são ilimitadas e não entram no cálculo
Nosso aplicativo centraliza todas as informações de saúde, desde encaminhamentos e agendamentos de consultas, até receitas e resultados integrados de exames.
Contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo! Além disso, temos a melhor equipe de cuidado formada por médicos de família e comunidade, enfermeiros e médicos disponíveis 24h/7 no app, equipe em hospitais para casos de internação e especialistas de excelência que oferecem experiência de consulta particular.
Seu parceiro para todas as horas. Atendimento de saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de apoio para qualquer dúvida sobre o seu plano e cobertura.
Contamos com uma rede credenciada de excelência. São mais de 1.000 hospitais, mais de 2.900 unidades de laboratórios e especialistas escolhidos a dedo.
De tempos em tempos, as operadoras de saúde promovem um reajuste dos planos, seguindo as regras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão que regulamenta o setor da saúde privada no Brasil. Na prática, reajustar os planos significa aumentar o valor da mensalidade, o que é feito, geralmente, uma vez por ano. A justificativa para essa medida se baseia em alguns fatores, como o aumento dos custos de saúde, novas tecnologias em procedimentos e exames, a inclusão de novos procedimentos no rol da ANS, a inflação, o envelhecimento da população, entre outros.
O reajuste nada mais é do que a atualização do preço do plano de saúde – e isso vale para os planos empresariais também. Ele é feito pela operadora conforme o que for estabelecido em contrato e segue algumas regras, que variam conforme o tipo de plano de saúde empresarial. Dos tipos de planos de saúde empresariais, existem:
Mas, seja qual for a quantidade de pessoas que fazem parte dos planos coletivos, a ANS determina algumas regras gerais, como:
O reajuste do plano empresarial na Alice é previsível porque é calculado com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) — que é um índice definido pelo IBGE, fácil de consultar e bem conhecido do brasileiro.
As demais operadoras de saúde usam a Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH), que tende a ser maior que o IPCA e não pode ser acompanhado com a mesma frequência. É isso que torna o reajuste, nos planos tradicionais, tão assustador e confuso. Enquanto, na Alice, é previsível e sustentável, pois todo mundo tem acesso aos dados do IPCA!
Boa parte do cuidado ofertado pela Alice não entra no cálculo do reajuste. O atendimento médico via Alice Agora e as consultas com médicos de família (que são conhecidas como atenção primária), por exemplo, não são consideradas na equação — e 70% dos atendimentos são resolvidos pelo Alice Agora. Para o reajuste na Alice, apenas são consideradas as despesas da chamada atenção secundária (especialistas de clínicas e ambulatórios, por exemplo) e terciária (cuidado oferecido por hospitais, como internações e cirurgias). Desta forma, os colaboradores da sua empresa podem usar sem medo o Alice Agora, via app, sempre que tiverem dúvidas ou queixas sobre a própria saúde, e nada disso terá impacto no reajuste.
Há uma diferença no reajuste a depender da quantidade de colaboradores que são cuidados pela operadora — e a Alice trouxe uma inovação para empresas entre 30 a 99 membros. Para elas, o cálculo é feito a partir de um pool de empresas com o mesmo tamanho, mas há um teto de reajuste fixado em até duas vezes o IPCA anual. Ou seja, usamos o índice que é definido pelo IBGE, fácil de consultar e bem conhecido dos brasileiros — ao contrário de outras operadoras, que preferem o VCMH.
Além de trazer mais segurança, isso garante transparência e previsibilidade. Caso a empresa tenha um plano com reembolso, aí o reajuste passa a ser individualizado, sem teto. Para as demais empresas, o reajuste funciona da seguinte forma:
Empresas entre 1 e 29 pessoas: não há teto para o reajuste, e o cálculo é feito a partir de um pool das empresas com o mesmo tamanho que são cuidadas pela Alice, seguindo as regras da ANS.
Mais de 100 pessoas: não há teto para o reajuste, e o cálculo é individualizado para cada empresa.