Alice logoSimule seu plano
Logo Alice

Plano de saúde com reajuste 40% menor que o mercado

Quer saber como? A gente te explica!

87%

dos membros Alice estão com a saúde boa ou excelente

70%

das demandas dos membros são resolvidas de forma 100% digital

+ 30 mil

pessoas e 5 mil empresas confiam no cuidado de saúde da Alice

Cálculo do reajuste na Alice é transparente e previsível, como deve ser

Uso do VCMH IPCA para o cálculo

Enquanto outras operadoras de saúde utilizam o índice de Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH), a Alice opta por calcular o reajuste com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), definido pelo IBGE.

Teto de reajuste em duas vezes o IPCA para empresas de 30 a 99 vidas

Reajuste limitado? Sim!

Na Alice, empresas com 30 a 99 vidas contam com um teto de reajuste fixado em até duas vezes o IPCA anual. Além de utilizarmos um índice de fácil consulta e bem conhecido pelos brasileiros, proporcionamos ainda mais segurança, transparência e previsibilidade.

Cuidado sem desperdício de recursos

A Alice não considera no reajuste o custo com atendimento de saúde no Alice Agora (time disponível 24h/7 pelo app) e consultas com médicos de família. Além disso, a alta taxa de resolução nessa etapa evita idas desnecessárias ao pronto-socorro ou consultas sem indicação.

A diferença?

Alice

Cálculo do reajuste com base no IPCA

  • Ícone de curtit

    Uso do IPCA (pode ser acompanhado mensalmente)

  • Ícone de curtit

    Média do IPCA nos últimos 5 anos: 4,4%

  • Ícone de curtit

    Atendimentos de saúde no chat do Alice Agora e consultas com médicos de família são ilimitados, sem impactar no seu reajuste

  • Ícone de curtit

    Reajuste mais baixo e sem surpresa

Outras operadoras de saúde

Cálculo do reajuste com base no VCMH

  • Ícone de não curtit

    Uso do VCMH (divulgado anualmente)

  • Ícone de não curtit

    Média do VCMH dos últimos 5 anos: 13,4%

  • Ícone de não curtit

    Todos os eventos de saúde entram no custo de utilização. Quanto maior o uso, maior o reajuste

  • Ícone de não curtit

    Reajuste sem previsão e muito mais alto

Na Alice, o cuidado com a saúde é mais efetivo e sem desperdício de tempo e de recursos

Fazer cotação

Reajuste previsível e transparente para empresas de todos os portes

Empresas entre 1 e 29 vidas

Reajuste único por pool de empresas para todos os planos corporativos com até 29 vidas, segundo normas da ANS - Mas com a vantagem de que na Alice não há desperdício de recursos na hora do cuidado, o que garante seu reajuste controlado e mais baixo.

Reajuste único por pool de empresas

Empresas entre 30 a 99 vidas

Tem teto de reajuste fixado em até duas vezes o IPCA anual, o índice definido pelo IBGE, fácil de consultar e bem conhecido dos brasileiros!
Válido para contratações de planos sem reembolso. Para produtos com reembolso, o reajuste será individualizado (mesma regra aplicada para empresas com mais de 100 vidas).

Reajuste com teto de 2 vezes o IPCA

Empresas com mais de 100 vidas

O cálculo do reajuste é individualizado para cada empresa, garantindo equidade e qualidade sem comprometer a saúde financeira da sua empresa.

Consultas no Alice Agora e com médicos de família são ilimitadas e não entram no cálculo

Além de oferecer o menor reajuste do mercado, Alice é a escolha certa para sua empresa por várias {outras} razões!

Além de oferecer o menor reajuste do mercado, Alice é a escolha certa para sua empresa por várias outras razões!

Tudo em um lugar só!

Tudo em um lugar só!

Nosso aplicativo centraliza todas as informações de saúde, desde encaminhamentos e agendamentos de consultas, até receitas e resultados integrados de exames.

Experiência incrível para o RH e os colaboradores

Experiência incrível para o RH e para os colaboradores

Contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo! Além disso, temos a melhor equipe de cuidado formada por médicos de família e comunidade, enfermeiros e médicos disponíveis 24h/7 no app, equipe em hospitais para casos de internação e especialistas de excelência que oferecem experiência de consulta particular.

Alice Agora

Alice Agora

Seu parceiro para todas as horas. Atendimento de saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de apoio para qualquer dúvida sobre o seu plano e cobertura.

Cobertura Nacional

Cobertura Nacional

Contamos com uma rede credenciada de excelência. São mais de 1.000 hospitais, mais de 2.900 unidades de laboratórios e especialistas escolhidos a dedo.

Fazer cotação

Perguntas frequentes

O que é reajuste do plano de saúde?

De tempos em tempos, as operadoras de saúde promovem um reajuste dos planos, seguindo as regras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão que regulamenta o setor da saúde privada no Brasil. Na prática, reajustar os planos significa aumentar o valor da mensalidade, o que é feito, geralmente, uma vez por ano. A justificativa para essa medida se baseia em alguns fatores, como o aumento dos custos de saúde, novas tecnologias em procedimentos e exames, a inclusão de novos procedimentos no rol da ANS, a inflação, o envelhecimento da população, entre outros.

Como funcionam os reajustes nos planos de saúde empresariais tradicionais?

O reajuste nada mais é do que a atualização do preço do plano de saúde – e isso vale para os planos empresariais também. Ele é feito pela operadora conforme o que for estabelecido em contrato e segue algumas regras, que variam conforme o tipo de plano de saúde empresarial. Dos tipos de planos de saúde empresariais, existem:

  • Plano de saúde coletivos empresariais com até 29 membros: nesta categoria, se encaixam todos os planos empresariais que possuam até 29 colaboradores no contrato;
  • Plano de saúde coletivos empresariais com 30 membros ou mais: nesta última categoria, entram todos os planos empresariais que possuem mais de 30 colaboradores.

Mas, seja qual for a quantidade de pessoas que fazem parte dos planos coletivos, a ANS determina algumas regras gerais, como:

  • Obrigatoriedade da comunicação do índice aplicado e das informações no boleto de pagamento e fatura;
  • Periodicidade do reajuste e impossibilidade de discriminação de preços e reajustes entre beneficiários de um mesmo contrato e produto;
  • Obrigatoriedade de disponibilização à pessoa jurídica contratante da memória de cálculo do reajuste e metodologia utilizada (com o mínimo de 30 dias de antecedência da data prevista para a aplicação do reajuste). E, depois da efetiva aplicação do reajuste no contrato coletivo, os consumidores podem solicitar formalmente à administradora de benefícios, ou à operadora, a memória de cálculo e a metodologia utilizada (o prazo máximo é de 10 dias para o fornecimento).

Como funciona o reajuste na Alice?

O reajuste do plano empresarial na Alice é previsível porque é calculado com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) — que é um índice definido pelo IBGE, fácil de consultar e bem conhecido do brasileiro.

As demais operadoras de saúde usam a Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH), que tende a ser maior que o IPCA e não pode ser acompanhado com a mesma frequência. É isso que torna o reajuste, nos planos tradicionais, tão assustador e confuso. Enquanto, na Alice, é previsível e sustentável, pois todo mundo tem acesso aos dados do IPCA!

O que entra no cálculo do reajuste dos planos empresariais da Alice?

Boa parte do cuidado ofertado pela Alice não entra no cálculo do reajuste. O atendimento médico via Alice Agora e as consultas com médicos de família (que são conhecidas como atenção primária), por exemplo, não são consideradas na equação — e 70% dos atendimentos são resolvidos pelo Alice Agora. Para o reajuste na Alice, apenas são consideradas as despesas da chamada atenção secundária (especialistas de clínicas e ambulatórios, por exemplo) e terciária (cuidado oferecido por hospitais, como internações e cirurgias). Desta forma, os colaboradores da sua empresa podem usar sem medo o Alice Agora, via app, sempre que tiverem dúvidas ou queixas sobre a própria saúde, e nada disso terá impacto no reajuste.

Reajuste limitado em planos empresariais entre 30 a 99 membros na Alice? Como isso funciona?

Há uma diferença no reajuste a depender da quantidade de colaboradores que são cuidados pela operadora — e a Alice trouxe uma inovação para empresas entre 30 a 99 membros. Para elas, o cálculo é feito a partir de um pool de empresas com o mesmo tamanho, mas há um teto de reajuste fixado em até duas vezes o IPCA anual. Ou seja, usamos o índice que é definido pelo IBGE, fácil de consultar e bem conhecido dos brasileiros — ao contrário de outras operadoras, que preferem o VCMH.

Além de trazer mais segurança, isso garante transparência e previsibilidade. Caso a empresa tenha um plano com reembolso, aí o reajuste passa a ser individualizado, sem teto. Para as demais empresas, o reajuste funciona da seguinte forma:

Empresas entre 1 e 29 pessoas: não há teto para o reajuste, e o cálculo é feito a partir de um pool das empresas com o mesmo tamanho que são cuidadas pela Alice, seguindo as regras da ANS.

Mais de 100 pessoas: não há teto para o reajuste, e o cálculo é individualizado para cada empresa.

O menor reajuste do mercado você encontra na Alice

Fazer cotação
Quero contratar