Sua saúde

Os 10 principais benefícios da meditação (e seus desafios!)

benefícios da meditação

Tamanho do texto

Camila Kawagoe, enfermeira do Alice Agora e praticante de mindfulness, conversa com a gente sobre a técnica, como começar, quais os benefícios da meditação e, os mais importante, como manter o hábito. Spoiler: meditação é pra todo mundo.

Quem medita, sabe: a prática faz um bem danado para nossa saúde mental e física. Relaxa, diminui a ansiedade, melhora o sono e a concentração… só coisa boa.

Já quem não é adepto da prática costuma ter um monte de dúvidas e se ver cercado de lugares-comuns sobre o tema.

Pensando nessas questões, batemos um papo com Camila Kawagoe, enfermeira do Time de Saúde Alice, parte integrante do Alice Agora, o atendimento pelo app.

Ela pratica o mindfulness, a técnica da atenção plena, que é bastante difundida principalmente no Ocidente (aqui vale destacar que há outros estilos de meditação, como a transcendental, baseada em mantras, e a zazen, da tradição Zen-Budista).

Camila não é expert, nem é um case de alguém que largou tudo para se dedicar à prática. O que ela fez foi agregar o mindfulness no seu dia a dia, seja para ela ou para membros Alice. Antes de achar que meditação não é para você, dá só uma olhada no que ela tem a dizer. 

Conte um pouco sobre sua experiência com a meditação.

Comecei a meditar ainda pequena, depois das aulas de yoga que eu fazia com a minha mãe.  A meditação sempre me trouxe muito conforto, uma paz de espírito muito grande.

Mas, com escola, depois vestibular e faculdade, acabei me distanciando da prática. Aí, depois que fiz minha residência, voltei para o mindfulness. Comecei com as meditações guiadas, inspirada numa professora da faculdade que fazia essas sessões guiadas com a gente.

Como é a sua rotina de meditação?

De uns dois anos para cá, comecei a meditar com mais frequência. Geralmente medito com a atenção focada na respiração e nas sensações, mas ainda faço a meditação guiada também. Estabeleci como meta para 2021 meditar todos os dias, porque andei pecando nesse compromisso comigo mesma.

Gosto de meditar antes de dormir, para relaxar, e antes de começar a trabalhar, para esvaziar a cabeça de outras questões do dia a dia e manter o foco. 

Quais benefícios você notou depois que começou a meditar?

Sou um pouco estressada, às vezes fico ansiosa, e a prática do mindfulness me permite relaxar, respirar com mais tranquilidade, pensar com mais clareza, tirar do foco um pensamento que está me atrapalhando. À noite, o mindfulness faz parte da minha higiene do sono. Me ajuda bastante, acordo mais disposta no dia seguinte.

Já no trabalho, como atendo via chat no Alice Agora, meditar me ajuda a me concentrar no que preciso fazer. Já até fiz uma meditação guiada com uma pessoa pelo atendimento.

‍‍>> Meditação guiada: veja como ela pode te ajudar a dormir melhor

Como foi essa história?

Comecei a atender essa pessoa e ela me disse que precisava de dicas para melhorar a respiração. Mas eu precisava entender, antes de recomendar qualquer coisa, por que ela tinha esse problema com a respiração, se tinha a ver com alguma doença ou condição.

Então começamos a conversar e ela me contou que tinha lido em algum lugar que exercícios de respiração podiam ajudar a melhorar o humor e ansiedade. Aí a convidei para uma chamada por vídeo e comecei a fazer uma sessão de meditação guiada com ela.

No fim, perguntei como ela estava se sentindo. Ela respondeu:

“Nossa, parecia que eu estava saindo do meu corpo, estou muito mais tranquila agora.”

Achei tão interessante essa sensação de sair do corpo.

Seria esse o estado meditativo?

Pode ser, mas acho que para cada pessoa é de um jeito. Para mim, particularmente, o principal ponto é se permitir sentir, seja lá o que venha. E lembrar que pensamentos são diferentes de fatos, da realidade. E que você não é o que você pensa.

Então acho que este é o estado meditativo: perceber e aceitar esses pensamentos e deixá-los ir com tranquilidade, e manter sua atenção focada em alguma coisa, seja na sua respiração, seja nas sensações do seu corpo ou do ambiente.

O que você mais gosta no mindfulness?

É de poder exercitar a atenção plena, trazer a consciência para o presente, estar lá só naquele momento e com foco em mim mesma e nas minhas emoções. E ir além da prática, aplicar a atenção plena em tudo que fazemos, como comer, por exemplo: sentir as texturas, os sabores, tentar discernir os temperos.

Quando estiver, esteja 100%.

A partir da sua experiência, o que você diria para quem quer começar a meditar?

Para não desistir nas primeiras dificuldades. Tenho muito para mim que a meditação é um hábito e não dá pra dizer: ‘Desliga aí e vai meditar’, não é bem assim. Meditar é conseguir se conhecer, se perceber, e aceitar os pensamentos que vêm, e isso é difícil pra muita gente. Para mim foi no começo. 

Entender também que nem sempre a meditação vai sair como gostaríamos. Outro dia, numa sessão guiada com meu marido, ele estava super relaxado e eu, irritada. Não aguentava mais nem ouvir a voz da pessoa que estava narrando. Nesses casos, sugiro tentar mudar a técnica.

Claro, a ideia é também trabalhar os sentimentos difíceis, mas é preciso entender que não é uma fórmula pronta.

É importante persistir na prática e investir no autoconhecimento.

10 Benefícios da meditação

A prática frequente do mindfulness traz excelentes benefícios. Olha só:

  1. Aumenta o foco‍;
  2. Aumenta nossa autopercepção e percepção do que nos rodeia;
  3. Contribui para um sono de qualidade;
  4. Ajuda a higienizar nossos pensamentos, isso significa que a prática colabora para que a gente tenha mais consciência dos nossos pensamentos e consiga lidar com os difíceis ou ansiosos;
  5. Melhora nossa respiração;
  6. Melhora nossa memória;
  7. Nosso sistema límbico, responsável pelas emoções, se torna menos reativo e menos impulsivo;
  8. Alivia a tensão e melhora a ansiedade;
  9. Quando aplicada no dia a dia, para além da prática meditativa, a atenção plena proporciona momentos mais prazerosos em atividades rotineiras, como tomar banho, comer, almoçar etc;
  10. É uma excelente ferramenta de autoconhecimento, nos ajudando a entender o que nos faz feliz e o que nos incomoda‍.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal