Conheça nossos planos de saúde

Noites mal dormidas: efeitos no corpo e como recuperar

Irritação e sonolência ao longo do dia são algumas das consequências das noites mal dormidas, mas a Alice explica o que fazer para dormir melhor.

Time Alice
| Atualizado em
4 min. de leitura
Noites mal dormidas: efeitos no corpo e como recuperar

Noites mal dormidas: efeitos no corpo e como recuperar

Tamanho do texto

Acordar com aquela sensação de que o sono não foi suficiente para descansar tudo que o corpo precisava é a definição de uma noite mal dormida. E quem já passou por isso não está sozinho.

Cerca de 73% dos brasileiros sofrem de insônia, o distúrbio do sono mais comum, seguido pela apneia obstrutiva do sono, segundo a Associação Brasileira do Sono.

Os motivos que levam a noites mal dormidas são muitos, de acordo com Mariane Yui, otorrinolaringologista e médica do sono na Alice. “Pode ser causado por dificuldade para adormecer, por inúmeros despertares durante a noite, por sono superficial, por despertar precoce, entre outros”, explica.

Quais são os sintomas de uma noite mal dormida?

  • Capacidade de concentração reduzida;
  • Pensamentos e reflexos mais lentos;
  • Irritabilidade;
  • Aumento da vontade de consumir carboidratos {tudo que o corpo quer, nesta hora, é energia, que os carboidratos oferecem};
  • Sensação de que o sono não foi restaurador;
  • Sonolência diurna;
  • Cansaço ao longo do dia.

Dormir depois da meia-noite faz mal?

Mais do que a hora certa para dormir é o quanto dormimos no total. Afinal, cada um tem uma necessidade e podemos dividir as pessoas entre aqueles dormidores:

  • Longos;
  • Curtos;
  • Intermediários.

A maior parte das pessoas tem a necessidade de dormir, em média, entre 7 e 8 horas – são os chamados dormidores intermediários.

Se a necessidade de sono for inferior a 7 horas ou superior a 8 horas, aí são, respectivamente, o dormidor curto e o dormidor longo.

Isso significa que, uma pessoa que se encaixa no perfil de dormidor curto vai ter 6 horas de sono, por exemplo, e se sentir descansado, sem precisar fechar os olhos ao longo do dia.

“O importante é dormir respeitando as necessidades individuais, que envolve tanto tempo total de sono quanto o horário em que sente sono. Não tem problema dormir depois da meia-noite se o horário habitual de sentir sono for esse e se a pessoa puder dormir pelo tempo necessário para se sentir descansada ao acordar. Mas, se dormir depois da meia-noite significa tempo de sono inferior às necessidades da pessoa, aí, sim, será prejudicial”, reforça Yui.

Dá para recuperar o dano de uma noite mal dormida?

Quem já teve que privar o sono conhece a sensação: na próxima oportunidade, vai tentar dormir o máximo que puder {e coitado de quem tentar acordar}.

Segundo a médica do sono, as pessoas nesta situação podem apresentar um rebote do sono REM (aquela fase de sono mais profunda, em que há o movimento dos olhos e os sonhos). Assim, tentam “recuperar” o sono perdido, mas isso não é muito sustentável.

“Os danos oxidativos, metabólicos e hormonais não serão neutralizados. Portanto, o ideal é buscar sempre respeitar a sua necessidade de sono”, diz Yui.

Soneca está liberada?

Sim, está liberada, mas há algumas regras, segundo Yui.

Você pode usar a soneca para lidar com uma privação do sono aguda (aquela que acontece de vez em quando) ou mesmo crônica. Mas elas não podem ocorrer por tempo muito longo ou no final da tarde.

Isso porque, se feitas de forma errada, as sonecas diminuem a pressão do sono, que é aquela sonolência que vamos acumulando ao longo do dia e que dá “força” para dormirmos no horário programado. Quanto mais tempo ficamos acordados, maior é a pressão do sono.

Assim, as sonecas também podem causar o efeito contrário, resultando em uma nova dificuldade para adormecer à noite. “Horários irregulares para dormir podem levar a uma desregulação do ritmo circadiano”, alerta a médica.

12 dicas para dormir melhor

  1. Horário regular para acordar e dormir;
  2. Horário regular para as refeições;
  3. Prática de atividades físicas diariamente;
  4. Exposição à luz solar;
  5. Só ir para a cama quando estiver com sono;
  6. Não utilizar o ambiente de dormir para outras atividades além de dormir e sexo;
  7. Não permanecer na cama sem sono;
  8. Evitar o consumo em excesso de alimentos e bebidas estimulantes, especialmente em horários muito próximos de dormir;
  9. Evitar utilizar telas no período noturno;
  10. Evitar refeições pesadas e ingestão de líquidos próximo ao horário de dormir;
  11. Dormir com roupas confortáveis sempre {nada de pijama apertado ou acessórios};
  12. Temperatura e luminosidade adequadas no ambiente de dormir.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos