Conheça nossos planos de saúde

Carta de demissão: como fazer? Confira modelos

Confira as informações que são essenciais na carta de demissão, como ela deve ser feita, em qual momento e para quem deve ser entregue.

Time Alice
6 min. de leitura
Carta de demissão: como fazer? Confira modelos

Carta de demissão: como fazer? Confira modelos

Tamanho do texto

Seja pelo motivo que for, ao solicitar o desligamento do emprego, o colaborador precisa ficar atento a uma etapa fundamental: escrever a carta de demissão – e há regras.

A carta não pode ser digitada, pois deve ser feita à mão, ou de próprio punho. Também precisam constar certas informações, como a data, o cumprimento ou não do aviso prévio, além do pedido de desligamento.

Para que serve a carta de demissão?

Quando o colaborador está decidido a se desligar da empresa, a carta de demissão é o documento que formaliza essa decisão.

Ela deve ser feita de próprio punho, ou à mão, e não pode ser digitada porque serve como um comprovante judicial de que a pessoa decidiu, por conta própria, sair da empresa – e que não foi demitida.

Essa etapa é importante para a empresa porque, quando a demissão é feita por parte da instituição, o empregador paga um valor maior de rescisão do que quando a demissão parte da vontade do colaborador.

O que é aviso prévio?

Aviso prévio se refere à comunicação com antecedência, do colaborador ao superior, que há o desejo de encerrar o contrato de trabalho. Nada mais é do que o aviso, por escrito, do rompimento da relação profissional sem um justo motivo – ou seja, sem justa causa.

O objetivo do aviso prévio é dar tempo, tanto para o colaborador quanto para a empresa, de se prepararem para a demissão e que busquem outro funcionário para desempenhar as funções do colaborador que está saindo da empresa.

O aviso prévio é definido pela CLT, ou Consolidação das Leis de Trabalho, e prevê 30 dias aos colaboradores que tenham até um ano de serviço na empresa. Se a pessoa tiver mais tempo, podem ser contados três dias por ano de trabalho – com no máximo 90 dias.

Todo mundo precisa cumprir aviso prévio?

Não necessariamente. A empresa pode dispensar o colaborador de cumprir esse período, os dias correspondentes serão descontados do salário ou do valor da rescisão.

Como fazer uma carta de demissão: passo a passo

Primeiro passo: avise a chefia imediata

Antes de escrever a carta, avise os superiores da intenção de solicitar o desligamento da empresa. Isso ajuda a manter uma boa relação, o que pode contribuir com recomendações para trabalhos futuros ou, quem sabe, o retorno à instituição em outras oportunidades.

Além disso, será nessa conversa que o superior indicará quando o colaborador deverá falar com a área de RH, ou Recursos Humanos, qual será o período de aviso prévio, entre outros detalhes.

Segundo passo: escreva a carta de demissão

Com os detalhes acertados com os superiores, é hora de escrever a carta.

Separe uma folha de papel sulfite e uma caneta {sim, precisa ser à mão e não pode ser digitada}, e lembre-se das informações que precisam constar na carta:

  • Data e local;
  • Nome e assinatura do funcionário que está solicitando o desligamento;
  • Nome da empresa;
  • Solicitação do desligamento do cargo da empresa;
  • Nome do cargo;
  • Informação sobre o cumprimento, ou não, do aviso prévio.

O que precisa escrever na carta de desligamento?

Não é preciso muitos detalhes, mas é importante que o funcionário se identifique, explique que está solicitando o desligamento do cargo e formalize as decisões combinadas com o gestor sobre o cumprimento ou não do aviso prévio.

Precisa explicar os motivos do desligamento na carta de demissão?

Não. Se o colaborador não estiver confortável em dar muitos detalhes na carta de demissão, não tem problema! Basta descrever que a saída ocorre por motivos pessoais ou profissionais.

Mas, entre quem busca manter as portas abertas e um bom relacionamento com a empresa, vale especificar os motivos – até para servir de feedback construtivo para a própria instituição.

Terceiro passo: faça uma cópia da carta de demissão

Escreveu? Pode fazer uma ou duas cópias da carta, já que uma ficará com a empresa e, a outra, com o funcionário. Em alguns casos, o sindicato da categoria profissional pode solicitar uma cópia também, então vale ter três vias do documento.

Na sequência, confirme com os superiores quais outras assinaturas precisam constar na carta, além da sua, e cheque se é o momento de levar o documento ao setor de RH.

Modelos de carta de demissão simples e diretos

Modelo de carta de demissão formal com aviso prévio

À (nome da empresa)

Caro(a)/Prezado(a) (nome do superior)

Venho por meio desta carta solicitar o pedido de desligamento do cargo (nome do cargo atual ocupado na empresa), por motivos pessoais/profissionais. 

Cumprirei o aviso prévio durante o período de (data de início) a (data final).

(Local e data)

(Assinatura)

(Nome por extenso)

Modelo de carta de demissão informal com aviso prévio

À (nome da empresa)

Olá, (nome do superior)

Conforme conversamos, estou pedindo demissão do cargo (nome do cargo atual ocupado na empresa). 

Agradeço pelos aprendizados e pelas oportunidades que me foram dadas durante esse período que passei na empresa. Foi um privilégio compartilhar as jornadas com todo o time. Continuo disponível para futuras oportunidades. 

Cumprirei o aviso prévio durante o período de (data de início) a (data final).

(Local e data)

(Assinatura)

(Nome por extenso)

Modelo de carta de demissão sem aviso prévio

À (nome da empresa)

Caro(a)/Prezado(a) (nome do superior)

Venho por meio desta carta solicitar o pedido de desligamento do cargo (nome do cargo atual ocupado na empresa). 

Se possível, solicito também a dispensa do aviso prévio trabalhado e o encerramento imediato do contrato de trabalho, por motivos (se puder, vale explicar o motivo para o não cumprimento do aviso prévio). 

(Local e data)

(Assinatura)

(Nome por extenso)

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos