Conheça nossos planos de saúde

Estratégias de employer branding de 3 empresas inovadoras

Peça fundamental para a retenção de talentos, o employer branding é construído por diversos fatores. Conheça os principais. 

Time Alice
| Atualizado em
6 min. de leitura
Estratégias de employer branding de 3 empresas inovadoras

Estratégias de employer branding de 3 empresas inovadoras

Tamanho do texto

O employer branding é uma peça fundamental do processo de atração e retenção de talentos. Além disso, a prática é uma importante aliada da felicidade do trabalho

Mas cada empresa tem a sua estratégia. Por isso, convidamos três líderes de People e RH de empresas inovadoras para compartilhar a sua visão sobre o assunto. 

Para eles, a mensagem que a empresa passa é tão importante quanto a quantidade de pessoas que ela alcança.

Afinal, imagina subir em um palco com uma plateia enorme e não ter a menor ideia do que você vai apresentar {chega dar um arrepio só de pensar, socorro}? 

Pois bem, uma empresa sem employer branding é exatamente isso: uma banda que sobe no palco sem saber a própria música {e que ainda quer ter fãs}. 

E se a cultura da sua empresa tivesse um pedacinho de todo mundo que trabalha nela?

Essa é uma das estratégias que a fintech Tino usa para se consolidar como uma marca empregadora. 

Como uma startup em seus primeiros anos de vida, a atração e retenção de talentos é um pilar importantíssimo para o crescimento da empresa. 

“O fato de que nossos colaboradores fazem parte da Tino desde o início é um trunfo que utilizamos para firmar nosso employer branding. Isso porque fazer parte do time em um momento inicial, de construção de cultura, produto e dinâmicas, possibilita que todos, independente do nível gerencial, opinem e criem a partir do que elas acreditam ser o melhor”, explica Mel Diniz, HR Manager da Tino. 

>> Cultura da empresa: 5 dicas de como crescer sem perdê-la

E é justamente essa possibilidade de poder participar ativamente da construção dos pilares da empresa que faz os olhos dos colaboradores brilharem. 

“Poder deixar a sua marca na construção da empresa tende a ser uma grande vantagem na hora de conquistar jovens talentos que são ambiciosos e têm vontade de fazer parte da criação e visão de algo maior do que geralmente encontram no mercado.”

Mel Diniz, HR Manager da Tino. 

Além disso, essa troca entre os colaboradores e a empresa é muito benéfica para a construção de um clima organizacional assertivo. 

“Nossos valores foram definidos e fundamentados depois de muita experimentação do que funcionava ou não dentro do nosso contexto de dinâmica de trabalho. Só assim conseguimos chegar em uma cultura alinhada à realidade das nossas Trutas (como chamamos nossos colaboradores aqui na Tino)”, completa Mel. 

>> Saiba o que é employer branding e seus principais benefícios

Sua empresa trabalha sem querer ou de propósito? 

De um ponto de vista mais filosófico, chamamos de propósito tudo aquilo que faz parte da nossa identidade, com base em crenças e valores que orientam nossa vida. Ele está diretamente ligado aos nossos talentos, atitudes, desejos e sonhos.

E empresas também têm {ou deveriam ter} propósitos. São seus objetivos, valores e – principalmente – como ela impacta positivamente a vida e o bem-estar das pessoas e da sociedade. 

>> Felicidade no trabalho: há ciência e dados, explica Vinicius Kitahara

Estudos apontam uma relação entre os dois propósitos. Quanto mais próxima a missão de vida do colaborador estiver da missão da empresa, maiores são as chances de ele se sentir feliz, realizado e engajado.

Quem está alinhada com essa visão é a Genial Care, clínica multidisciplinar focada em potencializar o desenvolvimento de crianças autistas, que tem sua missão como a principal estratégia para atração e retenção de talentos.

“Nos próximos 10 anos, 1 milhão de crianças com autismo vão nascer no Brasil e temos o sonho de potencializar o desenvolvimento de cada uma delas. Essa missão é o centro e a essência de tudo o que fazemos. E o nosso employer branding é a materialização desta nossa cultura, é onde atraímos pessoas que acreditam nessa missão tanto quanto a gente.”

Gabriel de Barros Barreto, responsável pela área de People & Culture da Genial Care

A HR Manager da Tino concorda com a estratégia: “O propósito é o que costuma ser a faísca para a criação da maior parte das startups e também é ele que mobiliza a atração e retenção de funcionários para além de aspectos práticos {como salários e benefícios}”.

. Aqui na Alice não é diferente. “Além de profissionais incríveis que sobem a barra e fazem entregas de qualidade, nossos Pitayas são pessoas com o coração no lugar certo. Eles poderiam trabalhar em qualquer lugar, mas escolheram a Alice, porque acreditam em nosso propósito de tornar o mundo mais saudável, vão pra Arena e querem fazer parte da nossa equipe”, conta Sarita Vollnhofer, responsável pela área de People aqui da Alice.

>> Como formar uma equipe de alta performance? Passo a passo

Engajando através do exemplo 

“Faça o que digo, mas não faça o que faço.”

Essa expressão poderia ser a inimiga nº 1 do employer branding e da cultura do bem-estar e a melhor amiga do turnover, porque nada faz mais um colaborador correr para as colinas {ou para o LinkedIn} como chegar em uma empresa e descobrir que os valores vendidos no processo seletivo não passavam de falatório.

Portanto, é fundamental que as ações e estratégias adotadas pela empresa reflitam os valores e a cultura que são divulgadas nas redes sociais e campanhas da marca, visto que isso aumenta a confiança e o senso de pertencimento dos funcionários. 

>> Como criar uma boa estratégia de comunicação interna

“Eu diria que a nossa principal estratégia para ser uma marca empregadora é ter uma cultura forte, coerente e intencionada. Todas as nossas ações, iniciativas e comunicados precisam estar alinhados com as nossas virtudes. Nos questionamos constantemente se as decisões que passamos para os Pitayas reforçam ou não a nossa cultura e tomamos medidas rápidas quando percebemos que alguma definição está desalinhada com nossos valores.”

Sarita Vollnhofer, responsável pela área de People aqui da Alice.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos