Conheça nossos planos de saúde

Felicidade no trabalho: existe ciência e dados. Confira!

Segundo o consultor, é preciso falar de felicidade no trabalho de maneira ‘lógica, estruturada e com linguagem corporativa’.

Time Alice
| Atualizado em
4 min. de leitura
Felicidade no trabalho: existe ciência e dados. Confira!

Felicidade no trabalho: existe ciência e dados. Confira!

Tamanho do texto

Um dos principais estudiosos brasileiros sobre felicidade no trabalho, Vinicius Kitahara afirma que, apesar de o tema ter se popularizado na pandemia, ainda falta trazer informação científica e dados para o debate.

“É o nosso trabalho sensibilizar, trazer relatórios, para as pessoas conhecerem que existe Ciência, que existem dados, que existem programas sendo realizados em empresas”, diz ele, formado em administração pelo Insper e fundador da Vinning, consultoria de felicidade corporativa, que já prestou serviços para o Google, Suzano, Deloitte e Renner. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o que ele pensa? Segue com a gente neste bate-bola!

Você acha que o tema felicidade no trabalho ainda é um tabu dentro das empresas? Por que?

Vinicius Kitahara: “Por causa da pandemia, o tema felicidade corporativa tem uma abertura muito maior do que já teve no passado. Nos últimos dois anos, a alta liderança começou a ver isso como prioridade. Todas as questões de saúde mental, depressão, ansiedade e solidão são dores que começaram a prejudicar o trabalho.

>> Saúde mental nas empresas: ideias para colocar em prática

Mas um dos tabus que a gente ainda quebra é a falta de informação sobre o tema. 

Poucos estudaram sobre a Ciência da felicidade. Então, é o nosso trabalho sensibilizar, trazer relatórios, para as pessoas conhecerem que existe Ciência, que existem dados, que existem programas sendo realizados em empresas. 

Todas as vezes que a gente traz conhecimento e informação aos gestores, eles comentam: ‘Nossa, eu nunca tinha ouvido dessa maneira. Assim faz sentido.’ É por que explicamos de uma maneira lógica, estruturada e com uma linguagem corporativa.” 

Este é um tema que as pessoas trazem de uma maneira muito subjetiva, muito filosófica. O que é felicidade corporativa pela ótica da Ciência?

Vinicius Kitahara: “Olha, é bom a gente pegar as pesquisas já existentes sobre o assunto. O Tal Ben-Shahar foi o professor de Harvard que popularizou o conceito de ciência da felicidade. O curso mais assistido de Yale, o mais popular dos 300 anos da universidade, é o curso de felicidade da Laurie Santos

A conclusão da pesquisa feita pelo Robert Waldinger – a mais extensa sobre o assunto –  é que os fatores que mais contribuem para nossa felicidade de longo prazo são os bons relacionamentos, de qualidade e confiança. 

E a gente percebe que, no geral, o mundo corporativo não cria programas para gerar conexões entre as pessoas, conhecer as histórias.

A gente sabe que cada um tem uma trajetória, um perfil, um sonho diferente, e a gente precisa colocar isso como pauta dentro das empresas.” 

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA banner

Onde as empresas ainda erram quando o assunto é felicidade no trabalho? 

Vinicius Kitahara: “Eu tenho um mantra: ‘Felicidade tem que estar na agenda’. Se não estiver, não tem resultado. O segundo erro é a falta de conhecimento. E aí, vou falar de uma das nossas metodologias. 

Metodologia Triple A (AAA), de Vinicius Kitahara

  1. Agendar (falar sobre felicidade);
  2. Aprender (obter conhecimento e repertório);
  3. Ampliar o impacto (fazer com que as pessoas disseminem e apliquem esse conceito no dia-a-dia).

Quando você faz isso repetidamente, você cria uma cultura. Cultura corporativa é isso. 

A pandemia mostrou a importância da felicidade e abriu essa janela de oportunidade para o aprendizado. E quem antes aprender, se torna um líder mais humano e inspirador. 

Outro erro que as empresas cometem é achar que têm que escolher entre produtividade ou felicidade, este é um erro comum. Elas acham que precisam abrir mão do resultado para deixar as pessoas felizes. Isso é um erro de premissa. Tem uma pesquisa do professor Shawn Achor, publicada no  ‘O Jeito Harvard de Ser Feliz’, que fala que a fórmula está errada. Muitas pessoas acreditam que primeiro eu busco sucesso para depois buscar felicidade. E a pesquisa dele provou que, ao investir primeiro em felicidade, aquilo ajuda você a ter mais sucesso. Quando a pessoa tá bem, com energia, tá motivada, ela performa melhor. Então, investir na felicidade é um caminho para obter mais sucesso, engajamento e performance.”

>> Dá para engajar funcionários com saúde? Corre aqui

Você acha que felicidade e saúde andam lado a lado?

Vinicius Kitahara: “Felicidade e saúde andam lado a lado, de mão dadas, elas se abraçam, estão extremamente conectadas. Quando a gente não tem saúde, a gente não pode realizar os nossos sonhos. Então, cuidar da saúde, prevenir, fazer uma gestão do cuidado da saúde física e mental, é o futuro.”

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 4 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos