Conheça nossos planos de saúde

Quais são os desafios do RH no pós-pandemia?

Flexibilização do ambiente de trabalho, retenção de talentos e manter uma cultura organizacional coesa são alguns dos desafios do RH no pós-pandemia.

Time Alice
5 min. de leitura
Quais são os desafios do RH no pós-pandemia?

Quais são os desafios do RH no pós-pandemia?

Tamanho do texto

O pós-pandemia no ambiente de trabalho se traduz em uma palavra: adaptação. Estamos cada vez mais misturando elementos corporativos comuns antes da covid-19 com as soluções que foram sendo desenvolvidas durante o período.

E, mesmo três anos desde o início da pandemia, ainda há desafios, especialmente para os departamentos de recursos humanos, o famoso RH. Alguns exemplos são reter talentos, manter uma cultura organizacional com funcionários espalhados geograficamente, além de tornar o trabalho remoto uma flexibilidade positiva.

Como reter talentos no pós-pandemia?

A covid-19 levou as pessoas a uma reavaliação das suas prioridades, o que incentivou os colaboradores a buscarem ambientes de trabalho mais flexíveis, que garantissem equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Nesse cenário, destacam-se as empresas que oferecem segurança e bem-estar.

Pensando em segurança, empresas têm repensado as suas políticas de trabalho remoto, benefícios e programas de desenvolvimento de funcionários – e o RH tem um papel essencial nesse processo todo.

Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, como programas de mentoria, cursos, formações ou treinamentos é uma das formas de proporcionar a retenção dos funcionários que buscam crescimento na carreira.

Ainda, programas de recompensas e reconhecimentos são uma poderosa ferramenta, assim como oferecer feedbacks eficazes quanto ao desempenho de cada um.

Ao pensar no bem-estar dos funcionários, vale reforçar os cuidados com a saúde, com o incentivo à adoção de hábitos de vida mais saudáveis, além da assistência à educação dos filhos. O ambiente de trabalho não pode ser excluído dessa equação, devendo ser leve e acolhedor. Esses são detalhes que impactam diretamente na retenção de muitos profissionais que buscam qualidade de vida.

Como tornar positiva a flexibilidade em relação ao trabalho remoto?

O período de isolamento que impôs o teletrabalho pode mostrar para muitas empresas que oferecer horários flexíveis de trabalho pode aumentar a produtividade de seus funcionários.

Para isso, a comunicação clara e eficaz é fundamental, especialmente quando acontece via aplicativos de mensagens ou e-mails, seja de forma síncrona ou assíncrona. Cada vez mais, colaboradores e lideranças precisam desenvolver estratégias comunicativas para que as informações cheguem ao interlocutor de forma completa, sem ruídos. Havendo dúvidas, que sejam facilmente sanadas.

Também vale enfatizar a importância do cumprimento das tarefas e metas nos prazos estipulados, mas sem necessariamente depender da presença física ou da formalização de uma escala de horários para o funcionário desenvolver aquela função {quando isso for possível, é claro}. Afinal, melhor do que cumprir a jornada das 9h às 18h é entregar, de fato, as tarefas.

Como facilitar a adaptação às mudanças da tecnologia e das equipes remotas?

Se a empresa tem funcionários espalhados geograficamente pelo país ou pelo mundo, não há segredo: é preciso usar as ferramentas tecnológicas disponíveis para que as comunicações não sejam afetadas, e o trabalho saia do papel. E aí está mais um desafio do RH no pós-pandemia.

Entregar um job via e-mail ou plataforma de mensagem pode ser fácil, mas e como ficam os benefícios, os treinamentos ou programas de desenvolvimento dos funcionários? Também há ferramentas para isso! Confira algumas abaixo.

Plataformas para facilitar o trabalho remoto

  • Videoconferência: Zoom, Microsoft Teams e Google Meet;
  • Comunicação por texto, imagens e áudio: Slack e Microsoft Teams;
  • Gerenciamento de projetos: Trello, Asana e Monday.com;
  • Softwares de recrutamento e seleção: Workable, Lever e Greenhouse;
  • Sistemas de gerenciamento de desempenho: 15Five, Lattice e BambooHR;
  • Avaliação de habilidades: HackerRank, Codility e Coursera;
  • Gestão de documentos: Google Drive, Dropbox e Microsoft OneDrive;
  • Treinamento e e-learning: Moodle e Canvas;
  • Avaliação e pesquisa de engajamento: SurveyMonkey, Qualtrics e Culture Amp;
  • Gerenciamento de turnos: Deputy, When I Work e ShiftPlanning;
  • Análise de dados: Tableau, Power BI e Google Analytics;
  • Segurança de dados: VPNs;
  • Automatização de processos: Ferram Zapier e Microsoft Power Automate;
  • Enquetes e Pesquisas: SurveyMonkey e Google Forms.

Como manter uma cultura organizacional coesa em um ambiente de trabalho híbrido?

Esse é um desafio significativo, mas há algumas ferramentas que a empresa pode usar para melhorar a cultura organizacional, seja onde o funcionário estiver:

Faça com que todos se sintam parte da empresa: funcionário que sente que faz parte da empresa tem risco menor de desconexão com os valores ou virtudes;

Mantenha rituais na empresa toda: aí valem reuniões semanais com o time, 1:1 frequentes entre lideranças e liderados, mas também reuniões que englobam a empresa toda;

Divulgue comunicações para todos os funcionários: não adianta avisar uma parte do time sobre determinada mudança na empresa que vai afetar a todos os funcionários e deixar a outra parte descobrir por si só ou, pior, via rumores entre os corredores.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos