O processo para escolher um profissional, hospital ou laboratório da rede credenciada de um plano de saúde tradicional pode ser confuso e solitário, com aquela lista enorme de nomes e endereços {e outra lista de dúvidas maior ainda}. Às vezes, a decisão sobre a que instituição ou médico(a) ir leva mais tempo do que a consulta e os exames em si.
Na Alice, a história é diferente. Tanto que a gente criou um nome melhor do que rede credenciada para mostrar como os nossos parceiros se unem em torno do cuidado das pessoas membras: Comunidade de Saúde. É assim que chamamos a nossa rede composta por hospitais e laboratórios de excelência, além de médicos especialistas de altíssima qualidade.
Hoje, a Comunidade de Saúde da Alice é composta por mais de 230 laboratórios e 24 hospitais {sendo 11 especializados}. Além das instituições, fazem parte da Comunidade cerca de 200 profissionais especialistas que em sua maioria {em torno de 80%} atendem apenas a Alice ou consultas particulares.
A qualidade e experiência dos nossos parceiros aliados ao modelo de parceria e à nossa tecnologia {afinal, somos uma healthtech} garante uma Comunidade super qualificada e integrada. Esse formato de trabalho faz com que nossas pessoas membras recebam mais assertividade e agilidade nas conduções de tratamento e cuidado, podendo focar no mais importante: ser {cada vez} mais saudável.
Quais são os hospitais e laboratórios da rede credenciada da Alice
Fazem parte da Comunidade de Saúde diversas instituições que possuem alguns pontos em comum: todas passaram por um criterioso processo de checagem {um processo criado pelo nosso time aqui na Alice} para garantir que seguem padrões rígidos de qualidade e entrega de saúde; possuem certificações nacionais e internacionais importantes como o reconhecimento pela JCI (Joint Commission International) ou pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), o que assegura essa qualidade de serviço; e têm os mesmos valores da Alice, com atendimento humanizado com foco na pessoa e entrega de saúde baseada em resultado.
Tudo isso junto garante uma rede de {altíssima} qualidade à disposição das pessoas membras da Alice. Entre as instituições que fazem parte da Comunidade de Saúde, estão hospitais e laboratórios de referência do país e parceiros especializados em diversas áreas {oftalmologia, psiquiatria, pediatria, sono, dermatologia, entre outros}, como Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, Sabará, Santa Joana, Pró-Matre, Samaritano e Grupo Fleury.
Veja a lista completa das instituições da nossa Comunidade de Saúde.
“O principal ponto aqui é que temos a nossa Comunidade formada por parceiros em que confiamos 100%. Além disso, por sermos muito próximos, a gente consegue realizar uma troca constante sobre nossos membros e melhorias dentro dessas instituições”, explica Luisa Domingues, da equipe de Health Institutions da Alice.
Isso significa, por exemplo, que é possível acompanhar o índice de satisfação dos membros (o CSAT, Customer Satisfaction Score), promover treinamentos da equipe e ter uma retaguarda de saúde – um time Alice que atua nas instituições parceiras garantindo que os membros estejam sendo bem cuidados. Além disso, o modelo de trabalho é baseado em integração de dados, o que ajuda no cuidado global dos membros, com todas as pontas amarradas.
“Com a unificação de dados conseguimos realizar o processo completo de coordenação de cuidado, que é uma das bases do nosso atendimento aos membros. Com isso, a gente se torna mais assertivo nos encaminhamentos e tratamentos, além de evitarmos procedimentos e exames desnecessários, sendo mais eficiente nas condutas ”, diz Luisa.
Na prática, isso significa que toda a vez que as pessoas membras precisam acessar a Comunidade de Saúde {seja especialista, hospital ou laboratório}, os parceiros podem receber dados como resumo do caso e histórico, o que ajuda a tornar os atendimento mais ágeis e precisos. .
Como ter acesso aos hospitais e laboratórios da rede credenciada da Alice
O foco da Alice está na atenção primária e no acompanhamento dos membros bem de perto, pelo nosso aplicativo.
Mas, quando eles precisam de um cuidado mais especializado, exames que não são feitos na casa Alice ou um atendimento urgente e mais complexo, os membros são encaminhados para a Comunidade de Saúde e podem escolher onde ir de acordo com a especialidade, localização e/ou agenda disponível.
A gente recomenda que os nossos membros acessem primeiro o app da Alice e conversem com um profissional de saúde, que vai responder rapidamente e pensar na melhor decisão junto com você. Isso é o que chamamos de coordenação de cuidado.
“Com todo o acompanhamento do Time de Saúde, muitas vezes os membros conseguem resolver suas queixas pelo aplicativo, por isso estão sempre em contato com a gente. Isso torna a nossa coordenação de cuidado muito efetiva. Mesmo podendo usar a Comunidade sempre que quiserem, hoje, em 95% dos casos, eles querem saber nossa opinião e garantir que realmente precisam ir {para um hospital, por exemplo}”, comenta Luisa.
Como os profissionais da Comunidade de Saúde da Alice são escolhidos?
Quando o assunto é atendimento com especialistas, o objetivo é oferecer a experiência de consulta particular. Como? Além de selecionar criteriosamente quem faz parte da Comunidade, a Alice remunera bem essas pessoas e amarra tudo isso com nossa tecnologia. Assim, a maior parte dos profissionais de saúde chega na Alice por meio de indicações de quem já está conosco.
Esse alinhamento é essencial para estar na nossa Comunidade de Saúde — tanto que a primeira conversa com a pessoa candidata é dedicada apenas a alinhar esses valores.
Nesse primeiro encontro, a Alice analisa o tom de voz da pessoa, a empatia e o interesse por tecnologia, se a pessoa segue a medicina baseada em evidências, se reconhece o valor da atenção primária e do médico de família e se ela tem o nosso perfil.
As etapas seguintes são entrevistas técnicas com o líder da especialidade do profissional e com o time de Health Excellence da Alice, que garante a excelência da Saúde.
Ainda não acabou: depois tem mais um papo com o líder de Health Specialists {time responsável por construir uma comunidade de especialistas altamente engajada, que seja extensão das nossas virtudes e do nosso jeito de cuidar}, que faz o último teste para checar se a pessoa realmente está pronta para entrar na Comunidade de Saúde da Alice.
Não basta ter um currículo sólido: é preciso acreditar de verdade nos nossos valores. É assim que a gente te poupa de ficar horas pesquisando nomes na lista de rede credenciada e garante a melhor experiência de consulta possível.
Como é a consulta com os especialistas da nossa rede credenciada?
Quando o membro entra no consultório, o especialista já acessou antes todo seu histórico de saúde e sabe quem ele é.
Não é magia, é tecnologia. Assim como acontece no caso de visitas a instituições de saúde {hospitais e laboratórios}, a equipe de atenção primária envia essas informações antes da consulta para que o especialista saiba o motivo do encaminhamento.
Isso é benéfico tanto à conduta do especialista, que consegue prestar um atendimento que entenda a pessoa em 360º, para além da queixa de saúde específica, quanto para a pessoa membra, que não precisa ficar repetindo tudo que já foi dito para a equipe de cuidados primários.
Uma consulta assim só é possível porque usamos a tecnologia a nosso favor e porque nossos profissionais têm remuneração próxima à de uma consulta particular. Assim, o especialista não precisa fazer aqueles atendimentos rapidinhos típicos de convênio e pode realmente abraçar as necessidades da pessoa membra.
O resultado: o índice de satisfação, o CSAT, fica em torno de 4.8 {numa escala de 1 a 5}.
Depois do atendimento, o especialista ainda conta à equipe de atenção primária tudo sobre a consulta — o que ele fez, se pediu exames, se será necessário fazer algum procedimento e todas as informações necessárias para que a atenção primária siga cuidando da pessoa membra.
Assim, a gente pode focar o cuidado do indivíduo, e não a doença. Como deve ser.