Sua saúde

Stand up paddle: o que é e como fazer?

O SUP chegou ao Brasil em meados de 2005 e se popularizou nas praias e rios do país {e pode ser praticado até em piscinas}.

Stand up paddle: o que é e como fazer?

Tamanho do texto

O próprio nome já explica o que é e como praticar o Stand up Paddle {SUP, para os íntimos}. Stand up, do inglês, significa ficar em pé e paddle, remo. Ou seja, remar em pé – com a ajuda de uma prancha. 

Com a tradução, é mais fácil reconhecer os praticantes deste esporte aquático. Você já deve ter visto pessoas que, ao invés de “entrar” nas ondas, como fazem os surfistas, estão deslizando pela água (seja na parte mais tranquila do mar, em rios ou lagos) , com remos nas mãos e pranchas aos pés. Eles são os standup paddleboarders.

Embora a prática do SUP tenha ganhado popularidade nos últimos anos no Brasil {a partir de meados de 2005}, ela é bem mais antiga, segundo dados da Confederação Brasileira de Stand up Paddle. A população da cultura Moche, no Peru, já usava as embarcações chamadas de caballitos de totora para o deslocamento em pé, assim como os povos antigos da Polinésia, na Oceania. 

O SUP somente se tornou um esporte a partir da década de 1990 e, desde então, diversos países desenvolveram a prática – inclusive com destaque aos esportistas brasileiros. 

Em 2010, o primeiro mundial de SUP realizado no país foi vencido pelo brasileiro Leco Salazar, sabia? E, em 2022, outro brasileiro, Luiz Diniz, se tornou tricampeão mundial de SUP pela Associação Internacional de Surf (ISA, na sigla em inglês) durante o World SUP and Paddleboard Championship. Vai, Brasil! 

Stand up paddle: o que é preciso para começar?  

Além da prancha, remo e da água, há vários outros equipamentos que contribuem para a prática segura do SUP. De acordo com informações da confederação do esporte no Brasil, vale contar com:

  • Colete salva-vidas;
  • Leash, ou cordinha de segurança, que prende a prancha ao pé do praticante;
  • Apito;
  • Protetor solar;
  • Camisas de lycra e roupa de neoprene;
  • Kit de primeiros socorros {para qualquer emergência};
  • Fitas sinalizadoras para marcar os remos. 

É importante também sempre procurar por espaços regularizados para a prática, como escolas, clubes náuticos ou locais que fazem o aluguel dos equipamentos e que contem com professores e instrutores certificados.

Prancha de SUP: qual é o tamanho e material certos?

As pranchas de SUP não são exatamente iguais às do surf tradicional. Afinal, o objetivo e as manobras que os praticantes podem ser bem diferentes em cada esporte. 

Enquanto as pranchas de surf tendem a ser mais fáceis de girar e manobrar, as do SUP são maiores e mais preparadas para suportar o peso do praticante sem afundar na água. E é por isso que estas têm quilhas {aquelas estruturas que ficam embaixo das pranchas e ajudam no equilíbrio do equipamento} maiores, enquanto no surf são menores. 

Em geral, as pranchas de SUP têm entre 3 m a 3,5 m de comprimento {enquanto as de surf tradicional chegam a 2,2 metros, por exemplo}. De largura, os itens variam. Se o objetivo é remar por longas distâncias, a prancha será mais larga. Já as pranchas voltadas para competição têm, normalmente, uma ponta de lança, e aquelas mais arredondadas são usadas, em geral, para o SUP em ondas. 

Com relação ao material, as pranchas de SUP podem ser feitas a partir de diferentes produtos, como a resina epóxi {ou as fibras de vidro}, que tende a ser mais rígida. Quando são preenchidas com espuma, as pranchas são mais macias. Há ainda as versões infláveis que, ao contrário do que se possa imaginar, não são menos estáveis que as outras pranchas. 

E os remos de SUP? Como são escolhidos?

No caso do remo, o tamanho certo vai depender da altura do praticante. O ideal é que o item seja cerca de 20 centímetros maior que a pessoa. Ou, medindo de outra forma, ao levantar o braço acima da cabeça, o pulso do praticante deve encostar na empunhadura do remo {o nome é feio, mas se refere à ponta final do equipamento, onde a pessoa segura com as mãos}. 

Planner de Controle de Hábitos

Stand up paddle: modalidades e onde praticar?

Mar, rio, lagoa, piscina não importa. Tendo {muita} água, dá para praticar o SUP. E há diversas modalidades dentro do mesmo esporte, segundo lista a confederação. São elas:

Downwind

Uma das modalidades consideradas mais desafiadoras, o downwind é normalmente praticado em mar aberto. Se o vento e as ondas estiverem à favor do surfista, pode atingir velocidades de até 18 km/h. 

Por terem longos percursos, algumas competições de downhind podem ser consideradas maratonas também – que é outra modalidade do esporte. 

Sprint

No caso do sprint {ou race sprint}, os atletas competem pela maior velocidade da prancha com remo em percursos curtos, de 100 a 200 metros, em geral. São baterias de dois a oito atletas e os melhores colocados avançam na competição. 

Race técnico ou Slalon

Essa modalidade envolve corridas entre obstáculos naturais ou artificiais, com o objetivo de explorar a velocidade, a habilidade e a técnica do competidor. Ganha quem completar o percurso – que varia de 300 a 3 mil metros – no menor tempo. 

SUP Fishing ou Supfish

Que tal fazer stand up paddle e, ao mesmo tempo, pescar? Essa é a proposta do SUP Fishing, que é uma modalidade prevista para o esporte. 

Maratonas

Existem as maratonas de corridas e existem as maratonas de SUP. Estas últimas são provas de race com distâncias maiores, entre 30 km a 50 km de stand up paddle, que exigem uma preparação física reforçada para aguentar o longo percurso. 

River SUP

Para quem prefere competir em águas um pouco mais revoltas, vale conhecera modalidade do River SUP, praticada em corredeiras. Similar ao rafting de canoagem, o praticante desce corredeiras em cima da prancha e se mantém em pé apenas com a mobilidade do corpo e, claro, com o remo. 

Wave

Misturando as características do surf tradicional com o SUP, a modalidade wave prevê que as potencialidades do combo prancha + remo sejam usadas em sincronia com as ondas. Se for para surfar a onda sem o remo, não vale, ok? 

Race

Vence na modalidade race o competidor capaz de realizar o percurso estabelecido no menor tempo possível e que ultrapasse a linha de chegada antes dos outros praticantes. Nas competições profissionais, a distância normalmente utilizada é de 12 km. Já entre os praticantes amadores, 6 km. 

Freestyle

Se o seu objetivo não é velocidade, que tal a modalidade de freestyle? O objetivo dessa competição é que o praticante realize uma variedade de manobras sobre a prancha, usando apenas o corpo e, claro, o remo. Como não é preciso grandes espaços para demonstrar equilíbrio e malabares, essa modalidade pode ser realizada em piscinas. 

Fute SUP ou SUP Polo

No país do futebol {e todas as suas variações, como o futevôlei}, claro que haveria de ter uma modalidade que misturasse o esporte da bola com o SUP. O objetivo é o mesmo: com a ajuda do remo, os times competem por quem faz mais gols {em estruturas e traves flutuantes sobre a água}.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal