O pós-pandemia no ambiente de trabalho se traduz em uma palavra: adaptação. Estamos cada vez mais misturando elementos corporativos comuns antes da covid-19 com as soluções que foram sendo desenvolvidas durante o período.
E, mesmo três anos desde o início da pandemia, ainda há desafios, especialmente para os departamentos de recursos humanos, o famoso RH. Alguns exemplos são reter talentos, manter uma cultura organizacional com funcionários espalhados geograficamente, além de tornar o trabalho remoto uma flexibilidade positiva.
Como reter talentos no pós-pandemia?
A covid-19 levou as pessoas a uma reavaliação das suas prioridades, o que incentivou os colaboradores a buscarem ambientes de trabalho mais flexíveis, que garantissem equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Nesse cenário, destacam-se as empresas que oferecem segurança e bem-estar.
Pensando em segurança, empresas têm repensado as suas políticas de trabalho remoto, benefícios e programas de desenvolvimento de funcionários – e o RH tem um papel essencial nesse processo todo.
Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, como programas de mentoria, cursos, formações ou treinamentos é uma das formas de proporcionar a retenção dos funcionários que buscam crescimento na carreira.
Ainda, programas de recompensas e reconhecimentos são uma poderosa ferramenta, assim como oferecer feedbacks eficazes quanto ao desempenho de cada um.
Ao pensar no bem-estar dos funcionários, vale reforçar os cuidados com a saúde, com o incentivo à adoção de hábitos de vida mais saudáveis, além da assistência à educação dos filhos. O ambiente de trabalho não pode ser excluído dessa equação, devendo ser leve e acolhedor. Esses são detalhes que impactam diretamente na retenção de muitos profissionais que buscam qualidade de vida.
Como tornar positiva a flexibilidade em relação ao trabalho remoto?
O período de isolamento que impôs o teletrabalho pode mostrar para muitas empresas que oferecer horários flexíveis de trabalho pode aumentar a produtividade de seus funcionários.
Para isso, a comunicação clara e eficaz é fundamental, especialmente quando acontece via aplicativos de mensagens ou e-mails, seja de forma síncrona ou assíncrona. Cada vez mais, colaboradores e lideranças precisam desenvolver estratégias comunicativas para que as informações cheguem ao interlocutor de forma completa, sem ruídos. Havendo dúvidas, que sejam facilmente sanadas.
Também vale enfatizar a importância do cumprimento das tarefas e metas nos prazos estipulados, mas sem necessariamente depender da presença física ou da formalização de uma escala de horários para o funcionário desenvolver aquela função {quando isso for possível, é claro}. Afinal, melhor do que cumprir a jornada das 9h às 18h é entregar, de fato, as tarefas.
Como facilitar a adaptação às mudanças da tecnologia e das equipes remotas?
Se a empresa tem funcionários espalhados geograficamente pelo país ou pelo mundo, não há segredo: é preciso usar as ferramentas tecnológicas disponíveis para que as comunicações não sejam afetadas, e o trabalho saia do papel. E aí está mais um desafio do RH no pós-pandemia.
Entregar um job via e-mail ou plataforma de mensagem pode ser fácil, mas e como ficam os benefícios, os treinamentos ou programas de desenvolvimento dos funcionários? Também há ferramentas para isso! Confira algumas abaixo.
Plataformas para facilitar o trabalho remoto
- Videoconferência: Zoom, Microsoft Teams e Google Meet;
- Comunicação por texto, imagens e áudio: Slack e Microsoft Teams;
- Gerenciamento de projetos: Trello, Asana e Monday.com;
- Softwares de recrutamento e seleção: Workable, Lever e Greenhouse;
- Sistemas de gerenciamento de desempenho: 15Five, Lattice e BambooHR;
- Avaliação de habilidades: HackerRank, Codility e Coursera;
- Gestão de documentos: Google Drive, Dropbox e Microsoft OneDrive;
- Treinamento e e-learning: Moodle e Canvas;
- Avaliação e pesquisa de engajamento: SurveyMonkey, Qualtrics e Culture Amp;
- Gerenciamento de turnos: Deputy, When I Work e ShiftPlanning;
- Análise de dados: Tableau, Power BI e Google Analytics;
- Segurança de dados: VPNs;
- Automatização de processos: Ferram Zapier e Microsoft Power Automate;
- Enquetes e Pesquisas: SurveyMonkey e Google Forms.
Como manter uma cultura organizacional coesa em um ambiente de trabalho híbrido?
Esse é um desafio significativo, mas há algumas ferramentas que a empresa pode usar para melhorar a cultura organizacional, seja onde o funcionário estiver:
Faça com que todos se sintam parte da empresa: funcionário que sente que faz parte da empresa tem risco menor de desconexão com os valores ou virtudes;
Mantenha rituais na empresa toda: aí valem reuniões semanais com o time, 1:1 frequentes entre lideranças e liderados, mas também reuniões que englobam a empresa toda;
Divulgue comunicações para todos os funcionários: não adianta avisar uma parte do time sobre determinada mudança na empresa que vai afetar a todos os funcionários e deixar a outra parte descobrir por si só ou, pior, via rumores entre os corredores.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.