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Como manter um bom relacionamento no trabalho?

Bom relacionamento no trabalho tem a ver com parceria e cooperação; confira dicas para melhorar o relacionamento interpessoal.

Time Alice
| Atualizado em
6 min. de leitura
Colegas de trabalho conversam e riem em café

Colegas de trabalho conversam e riem em café

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Ter um bom relacionamento com as pessoas do trabalho pode ser fator determinante para você gostar ou não do seu emprego. 

Pensa só: quando a convivência com os colegas e o gestor é agradável, maior é a probabilidade de executar o “job” com mais animação.  

Mas, se o ambiente é tóxico, competitivo e hostil, a tendência é começar a contar as horas para o expediente acabar. 

Isso acontece porque, no centro de tudo, estão os relacionamentos. 

Quando eles são positivos, mais propensos ficamos a ter a sensação de bem-estar e a atingir a felicidade {existem dados científicos confirmando isso, sabia?}.

E como passamos a maior parte do dia trabalhando, nada mais justo do que nutrir relacionamentos de qualidade e confiança no ambiente profissional. 

Relacionamento interpessoal no trabalho: você sabe o que é? 

Quando falamos da interação que cada um de nós tem com outras pessoas, estamos falando de relacionamento interpessoal. 

Ele ocorre todos os dias, em diferentes contextos, com todo tipo de gente – incluindo familiares, vizinhos, amigos e desconhecidos.

No trabalho, o relacionamento interpessoal se refere, principalmente, aos colegas e ao gestor. 

Mas outras pessoas também podem fazer parte, como parceiros externos, fornecedores, clientes e outros profissionais. 

Por que vale a pena investir no bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho?

É muito compensador se esforçar para cultivar a cordialidade e a harmonia com todas as pessoas que convivemos no trabalho.

“Bons relacionamentos se constroem com intencionalidade. Devemos buscar sair da nossa zona de conforto para estabelecermos relações saudáveis e autênticas”, destaca o psicólogo Fábio Munhoz, da Comunidade de Saúde da Alice

Isso ganha mais relevância quando se trata dos colegas de equipe. É muito tempo junto diariamente, e as pessoas precisam umas das outras, né?

Um ambiente de trabalho caracterizado pela parceria e pela cooperação pode contribuir muito para o bom desempenho individual e coletivo, o que resulta em maior produtividade.

Aumento da motivação no ambiente de trabalho

Outro efeito positivo de boas relações no trabalho é o aumento da motivação

Com mais boa vontade entre as pessoas, há menos receio de pedir ajuda e maior tolerância ao erro.  

O individualismo dá lugar ao senso de pertencimento e ao desenvolvimento conjunto. Quando alguém vai bem, todos ganham, já que um torce pelo outro.

Maior confiança no trabalho em equipe

Um bom relacionamento no trabalho é capaz ainda de impulsionar os resultados da empresa devido à maior confiança no trabalho em equipe.

O entrosamento das pessoas pode ser fundamental para a inovação, a resolução de problemas e a tomada de decisões {habilidades fundamentais em equipes de alta performance}.  

Ambiente de trabalho saudável

As relações humanas dentro do ambiente de trabalho também têm grande impacto no clima e na cultura da organização.

Cada pessoa que chega tenta se adaptar às normas, hábitos e costumes da empresa. Se relacionamentos pautados pelo respeito e colaboração são valorizados internamente, é mais provável que o novato aja da mesma maneira. 

Mas se a empresa não está nem aí para isso, vira um “cada um por si” e fica difícil reter talentos

Como melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho 

Para melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho, o psicólogo Fábio Munhoz sugere adotar técnicas da psicologia positiva.

“Bons relacionamentos são um dos pilares da psicologia positiva porque influenciam os nossos estados cognitivos. Quando cultivamos boas relações, a cada contato, despertamos emoções positivas”, destaca.  

A criação de laços verdadeiros, segundo o psicólogo, precisa estar baseada na aceitação das diferenças. 

Também é recomendável praticar a escuta ativa, evitando pré-julgamentos para buscar entender as situações pela perspectiva da outra pessoa. 

Outra dica é assumir um protagonismo nas relações e abandonar uma postura passiva.

“Algumas pessoas são mais introspectivas, mas é importante desenvolver a atenção plena para oportunidades de interação. Às vezes, a pessoa ainda não tem tanta confiança para se colocar quando está numa reunião em grupo, por exemplo, mas pode buscar outras formas de conexão, como durante o cafezinho”, descreve. 

Ninguém precisa se isolar no trabalho –e esse cuidado vale para grupinhos mais fechados também. As “panelinhas” podem potencializar fofocas e aumentar o desconforto de quem não faz parte.  

O ideal é incluir, em vez de excluir! As lideranças também devem ter isso em mente para facilitar a criação de boas relações no trabalho.

Realizar festas comemorativas, promover happy hours ou adotar práticas de team building podem ajudar. 

E, em todos esses momentos, a gentileza tem de estar presente. 

“A gentileza é promotora dos vínculos e do clima positivo. A pessoa que é tratada de forma gentil pelo outro acaba querendo retribuir”, assinala Munhoz, acrescentando que praticar a gratidão também faz muito bem para as relações humanas.

Você já agradeceu a algum colega de trabalho hoje por algo positivo que ele fez? Se ainda não, siga essa dica e as outras que listamos abaixo para ter um bom relacionamento no trabalho.

Dicas de como manter um bom relacionamento no trabalho

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