Conheça nossos planos de saúde

Amizade no trabalho: há benefícios para saúde e produtividade?

Trabalhar com pessoas amigas ajuda na colaboração, na resolução de problemas complexos e no desenvolvimento dos colaboradores.

Time Alice
| Atualizado em
4 min. de leitura
Amizade no trabalho: há benefícios para saúde e produtividade?

Amizade no trabalho: há benefícios para saúde e produtividade?

Tamanho do texto

Quem passa parte significativa do dia no trabalho acaba convivendo muito tempo com os colegas, seja de forma online ou presencial. Mas manter uma amizade com essas pessoas nem sempre é fácil para todo mundo.

Uma pesquisa nacional inédita da Alice, ao lado da Opinion Box, Beneficência Portuguesa, Caju, Fleury, Gupy, O Futuro das Coisas e Zazos, observou que 26,5% dos brasileiros afirmam não ter amigos nos quais confiam no trabalho.

No estudo que avaliou “Como anda a saúde dos colaboradores nas empresas brasileiras“, quase 20% dos entrevistados disseram que ter colegas que compartilham da mesma visão de mundo era pouco ou nada importante ou, ainda, não sabiam o que responder.

Mas vale incentivar essas amizades? Qual é a o impacto delas no dia a dia, na produtividade e na felicidade do colaborador? Vem saber mais.

Vale mandar uma mensagem para o colega de trabalho e criar vínculos?

Vale muito, e o impacto na saúde e no bem-estar do time é enorme, segundo Arthur Geise, médico da Alice. “Para isso é importante ter uma rede de apoio ampla (quantidade) e com um grau de confiança e intimidade alto (qualidade)”.

Como as amizades no trabalho influenciam na produtividade?

A confiança e respeito entre colegas contribui para uma maior escuta e, portanto, para uma maior possibilidade de aprofundamento nas discussões.

“Se há espaço para uma relação transparente e de respeito mútuo, então há a possibilidade de criar um ambiente de muita colaboração”, explica Geise.

Tal ambiente traz maior fluidez e colaboração no trabalho, favorecendo a resolução de problemas complexos e o desenvolvimento dos colaboradores. Tudo isso se traduz em uma maior produtividade e resolutividade.

“Além disso, pode-se perceber uma diminuição no absenteísmo (faltas frequentes) e turnover (mudanças frequentes do time, pela saída das pessoas da empresa)”, destaca o médico.

Ajuda na retenção dos funcionários?

Sim! As amizades no trabalho geram uma sensação de pertencimento e de comunidade, um dos pilares apontado como fundamental no engajamento com a empresa.

“Quando nos sentimos parte de um grupo, lutamos para mantê-lo”, explica Geise.

E a saúde mental do colaborador?

Também é positivamente influenciada pelas amizades. Segundo Geise, ter amigos cria uma atmosfera de confiança e de segurança psicológica, que favorece o trabalho em grupo, diminui o estresse e garante uma rede de apoio nos momentos de maior dificuldade.

O que a empresa pode fazer para incentivar a amizade dos colaboradores?

O estudo conduzido pela Alice observou que 25,7% das empresas e/ou gestores não incentivam a criação de laços entre os funcionários. Mas essa não é a realidade da grande maioria: 74,3% têm essa preocupação.

E como fazer isso funcionar? Criando momentos de interação entre as pessoas, para que elas possam conversar e se conhecer melhor.

“É importante que a empresa promova espaços para discussão sobre as diferentes origens e diversidades que existem, promovendo o conhecimento e entendimento sobre essas diferenças”, sugere Geise.

Como o trabalho digital pode isolar mais os funcionários, reduzindo as chances delas conversarem fora dos momentos formais de trabalho, é preciso levar isso em consideração. Reuniões mais informais entre os times, com espaços para compartilhar notícias pessoais, por exemplo, podem ajudar.

“Se considerarmos que nos aproximamos mais das pessoas quando há um compartilhamento de valores, entendemos que fica mais difícil se relacionar nestes ambientes muito formais, que envolvem apenas um pedaço de quem realmente somos”, explica.

Como evitar erros comuns no trabalho?

Em primeiro lugar, se não há transparência na hora do debate de ideias, aí fica difícil criar e manter uma amizade no trabalho, segundo Geise. Isso porque, para tentar manter o colega próximo, é comum que as pessoas omitam problemas ou erros – afetando os resultados da empresa.

“É importante ter muito claro o que se espera dos profissionais no seu cargo e função, a partir daí o equilíbrio depende de cada pessoa, desde que se mantenha o respeito aos valores e princípios de cada um”, orienta.

Amigo foi demitido ou saiu da empresa, e agora?

Por não falar mais todos os dias com aquela pessoa, é natural que haja um afastamento.

Mas se a amizade ganhou profundidade durante o período em que a convivência era maior, o trabalho se torna apenas um lugar e um contexto, e não determina a existência.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos