Empresas

A importância do autocuidado para uma rotina mais saudável

Hábitos de saúde impactam diretamente a nossa saúde fí­sica e mental, influenciando em todos departamentos da nossa vida. Entenda mais!

A importância do autocuidado para uma rotina mais saudável

Tamanho do texto

Nossa missão é tornar o mundo mais saudável e, para isso, fazemos a gestão de cada pessoa bem de perto, considerando todas suas particularidades.

E uma coisa é certa, quanto mais unimos o cuidado feito pelo nosso Time de Saúde com a prática do autocuidado de cada pessoa, mais conseguimos promover uma vida cada vez mais saudável a cada pessoa membra da Alice.

O que é o autocuidado?

Estamos nos referindo a tudo aquilo que você faz para cuidar de si. Ou seja, hábitos de saúde que têm o poder de impactar diretamente a sua saúde fí­sica e mental, que podem ser desde uma atividade física até parar para ler um livro ou o cafezinho no meio do trabalho.

Isso mesmo: não precisamos esperar as férias ou o fim de semana, o autocuidado são todos aqueles hábitos rotineiros que promovem o cuidado com nós mesmos. Que influenciam na forma como lidamos com os obstáculos da vida, assim como na maneira como aproveitamos os bons momentos dia a dia. 

Segue o texto que a gente explica um pouco mais.

Hábitos de autocuidado: exemplos

Ao incluir práticas de autocuidado em nossas rotinas, começamos a perceber quem realmente somos, o que sentimos e como podemos melhorar questões necessárias em nossas vidas. 

Assim, conseguimos entender melhor os sinais que o nosso corpo nos envia, nos tornando capazes de controlar e amenizar sintomas que muitas vezes nos causam ansiedade e depressão, por exemplo. 

Para entender um pouco melhor, podemos separar os tipos de autocuidado em quatro categorias: físico, emocional, espiritual e social. Uma prática saudável de autocuidado leva em conta todos esses aspectos, estando atenta a qual deles precisa de mais atenção em cada momento da sua vida {afinal, a vida pode ser uma grande montanha-russa, não é?}.

Físico

Estamos falando de corpo. Já parou para pensar o quanto o seu corpo trabalha para que você seja capaz de fazer tudo o que faz todos os dias? Por isso praticar atividade fí­sica, ter uma alimentação balanceada e saudável e boas noites de sono não é para quem é atleta ou fitness, mas para todo mundo que quer ter uma vida mais saudável. Aqui também valem os cuidados estéticos, desde, claro, sejam saudáveis e te tragam mais qualidade de vida {sim, um dia de spa não faz mal a ninguém}.

Emocional

Está ligado ao autoconhecimento e a busca por estar conectado com suas emoções. Afinal, quando nos conhecemos melhor conseguimos identificar por que algo nos deixa triste, por exemplo.

Social

Como dizia o filósofo grego Aristóteles, o homem é um ser social. Ou seja, para a nossa existência é muito importante fomentar e cultivar essa esfera em nossas vidas, pois são nestas relações de troca e aprendizado que nos construímos como pessoas. E quando falamos de social falamos também das relações profissionais, afinal muitos de nós passam a maior parte do seu tempo com pessoas do trabalho.

Espiritual

Manter uma rotina espiritual não está necessariamente ligada a alguma religião e sim em promover alguma prática que seja capaz de conectar o seu “corpo e alma”. O que pode incluir meditações, orações, maior contato com a natureza e com o que mais você acreditar que te faz bem. 

Como praticar autocuidado?

Há quem pense que reservar um tempo para cuidar de si é egoí­smo. De maneira objetiva, egoísmo é quando colocamos interesses ou opiniões em primeiro lugar, em detrimento do bem estar das pessoas com as quais nos relacionamos. Enquanto o autocuidado é cuidar de si, focando no seu bem estar {bemmm diferente}. 

Quem nunca se viu em situações onde é muito difícil dizer não e acabou “dando um jeito” de encaixar uma tarefa na sua rotina? Ao fazer isso, geralmente estamos deixando para depois o tempo reservado para nós. E não só nosso tempo de autocuidado, dizer sim pra tudo nos impede de terminar as nossas própria tarefas – o que nos leva a mais trabalho e no fim menos tempo para as práticas de autocuidado.

Agindo assim, você está se deixando em segundo plano e vamos combinar, aquele aviso do avião de colocar a máscara primeiro em você e depois em quem estiver ao seu lado não é à toa – cuidando de si você fica saudável e pronto para, quando necessário, ajudar quem precisa. 

Autocuidado e saúde integral

Aqui na Alice olhamos para a saúde de forma integral, considerando todas as esferas: fí­sicas, psicológicas, sociais ou emocionais.

Para isso, contamos com um Time de Saúde que cuida de você te acompanhando sempre, e não só quando algo dá errado. Que te ajuda com as ferramentas e apoio necessários para que você encontre a melhor forma de cuidar de si todos os dias, esteja onde tiver.

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal