O ano de 2020 marcou o início de uma nova era na evolução da cultura das organizações. E o termo “Flexwork” começou a ganhar força.
Na virada do milênio, o foco estava no oferecimento de diversas vantagens, que incluíam espaços com jogos, lanches e até sessões de massagem, para compensar longas horas de serviço dentro do escritório.
Com a pandemia da covid-19, as prioridades mudaram. Agora, os profissionais querem equilibrar trabalho e vida pessoal. E as empresas estão tendo que investir em bem-estar para atrair os melhores talentos.
Nessa nova fase, centrada no colaborador como ser humano, cresce o chamado “flexwork”, modelo de serviço baseado na flexibilidade, assincronia e confiança.
Flexibilidade é tendência global
A nova realidade é destaque no relatório Global Talent Trends 2022, da rede social LinkedIn.
Apoiar a flexibilidade no trabalho desponta como medida a ser observada pelas empresas para dar mais qualidade de vida aos funcionários.
Os profissionais mais disputados querem poder definir onde, quando e como trabalham.
Nesse contexto, se inserem os conceitos de confiança e de assincronia, em que a execução das atividades não está atrelada a horários de expediente ou à supervisão em tempo real.
“A flexibilidade impulsiona empresas a se moverem do presenteísmo em direção ao desempenho”, assinala o relatório, que traz opiniões de diversos executivos no sentido de que as organizações devem medir os resultados e não o tempo de atividade.
O estudo pondera que nem todas as funções em uma empresa permitem flexibilidade total, mas que existem alternativas para estender o benefício a todos da equipe.
“As empresas estão oferecendo postos de trabalho divididos (job sharing), turnos diferentes, semanas de trabalho comprimidas e outras formas de programação flexível para garantir que os funcionários possam moldar o trabalho em torno de suas vidas pessoais”.
Vantagens do flexwork para as empresas
O principal efeito positivo da flexibilidade no trabalho está na sensação de bem-estar dos colaboradores.
O relatório do LinkedIn aponta que trabalhadores que atuam nesse modelo têm propensão 2,6 vezes maior de relatar que estão felizes.
Também há maior probabilidade (2,1 vezes) desses mesmos funcionários recomendarem a empresa para outros trabalhadores.
Os números evidenciam que o flexwork tem grande potencial de atrair talentos, principalmente nas gerações Z (nascidos entre 1999 e 2019) e Y/millennials (nascidos entre 1981 e 1998).
Pesquisa realizada pelo Itaú BBA em 2019 mostrou que os millennials já compõem a maior parte da população brasileira: são 34% da população total, e representam 50% da força de trabalho. Até 2030, os nascidos nessa geração devem ocupar 70% dos postos de trabalho.
Outra vantagem do trabalho flexível está na produtividade. Com os trabalhadores livres para produzirem nos períodos que avaliam ser mais favoráveis, incluindo relógio biológico e compromissos particulares, há maior chance de entregarem bons resultados.
Dicas para expandir a flexibilidade na empresa
O relatório anual do LinkedIN traz várias dicas para as empresas que desejam dar mais flexibilidade aos colaboradores.
A principal é focar em resultados e não em horas de trabalho. Metas e prazos devem ser estabelecidos para que as tarefas sejam realizadas com autonomia.
As empresas devem estabelecer diretrizes para o trabalho remoto e ajudar o colaborador a definir limites.
Isso inclui cuidados para que os membros da equipe que trabalham de casa não sejam ‘esquecidos’ pelos demais e abordagens metodológicas para avaliação de promoções.
Os trabalhadores também precisam receber orientação para que o trabalho a distância seja prestado de forma saudável.
“Sem os parâmetros do clássico dia de trabalho, é importante que as empresas lembrem os funcionários de fazer pausas”.
Outra dica é reduzir o número de reuniões. “Com colaboradores que não estão mais trabalhando de forma síncrona, é hora de encontrar novas maneiras de se comunicar”.
Ferramentas colaborativas, que propiciam carregar notas e documentos de forma compartilhada, têm sido bastante utilizadas, além do tradicional e-mail, chats e aplicativos de mensagens.
Promover eventos virtuais também é recomendado para manter as conexões sociais entres os funcionários.
Outra recomendação para que o trabalho flexível seja bem incorporado à cultura da empresa é ter colaboradores em cargos de chefia atuando nesse modelo.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.
E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.
O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.
Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.
Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?