Na lista de vantagens oferecidas pelas empresas, os benefícios de saúde deixaram de ser opcionais e passaram a ser parte essencial da jornada de qualquer colaborador.
O reflexo disso não aparece apenas na saúde de um indivíduo – mas na rede de contatos do colaborador e, eventualmente, na sociedade inteira. E essa é a missão da TotalPass, segundo explica Suzie Clavery, CHRO Latam da empresa: garantir que a saúde faça parte da rotina das pessoas, de acordo com as suas possibilidades.
“É muito interessante ver os times de Recursos Humanos das empresas pedindo para ter o nosso produto porque veem um impacto que começa individual, mas termina coletivo. Muitas vezes, você começa a fazer uma atividade física e os seus colegas se motivam a ir junto ou as suas famílias passam a adotar hábitos mais saudáveis também. É um ciclo virtuoso.”
Nesta entrevista exclusiva ao Blog da Alice, Clavery destaca o papel da saúde corporativa atualmente, e como uma empresa que vive a saúde no dia a dia incentiva os próprios colaboradores a adotarem hábitos mais saudáveis também. Confira!
Dados do estudo proprietário da Alice, o Pulso RH, mostram que, quando as empresas se importam com a saúde dos funcionários, 70% dos colaboradores se dizem mais engajados; 84% são mais produtivos; 66% se sentem mais motivados e 77% sentem mais orgulho de estar na empresa. Esses dados detalham o impacto das políticas de benefícios não apenas na saúde das pessoas, mas também nos resultados do negócio. Na sua opinião, acha que houve uma mudança na percepção da importância de os colaboradores manterem uma vida saudável? Ou ainda é um obstáculo em muitas empresas?
Acredito que já tivemos uma evolução, e a pandemia de covid-19 acelerou esse processo. Obviamente, um assunto que não era tão comum de se discutir era a questão da saúde mental. Depois da pandemia, passamos a tratar isso de uma forma com menos tabus.
Mas eu acho que ainda precisamos evoluir e pensar em saúde de uma forma muito mais abrangente. Não apenas na saúde física ou mental, mas pensar também na saúde emocional e na saúde nutricional. Todos os pilares, quando falamos de saúde de uma maneira holística, precisam ser vistos como importantes dentro desse processo.
E é natural que, com cada vez mais as pessoas entrando no mercado de trabalho e entendendo mais sobre saúde, busque-se esse equilíbrio. As novas gerações trazem isso de uma maneira positiva. Então, cada vez mais as empresas vão ser cobradas para oferecer os melhores benefícios que ajudem as pessoas nesse cenário.
Hoje, esse equilíbrio de vida pessoal e trabalho faz parte da experiência do colaborador. Não tem como você ter uma experiência positiva de colaborador se não tiver um pouco desse equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e, principalmente, um incentivo.
Quais feedbacks vocês recebem das empresas clientes sobre o impacto da saúde no negócio?
As pessoas que trabalham na TotalPass, os TotalPassers, têm uma admiração muito grande pelo nosso produto porque sabem o impacto que ele gera na vida das pessoas.
É muito interessante ver os times de Recursos Humanos das empresas pedindo para ter o nosso produto porque veem um impacto que começa individual, mas termina coletivo. Muitas vezes, você começa a fazer uma atividade física e os seus colegas se motivam a ir junto ou as suas famílias passam a adotar hábitos mais saudáveis também. É um ciclo virtuoso.
“Nós, como TotalPass, temos um propósito muito bacana, que é fazer com que a humanidade viva mais e melhor. Por meio do benefício que a gente oferece, nós conseguimos fazer com que mais pessoas tenham uma adesão mais fácil. Algumas vezes, a pessoa colaboradora não teria a oportunidade de estar em uma academia e, por meio do plano da TotalPass, ela consegue”.
Como a TotalPass incentiva os colaboradores a adotarem hábitos mais saudáveis também? Quais são os incentivos internos?
Na TotalPass, nós não exigimos que a pessoa faça atividades físicas. Isso precisa ser uma escolha dela. Muitas pessoas perguntam se é uma obrigatoriedade, se precisa ser fitness, ter o shape em dia para trabalhar conosco – e essa não é a realidade.
Mas, obviamente, incentivamos para que as pessoas façam exercícios e isso é feito de muitas maneiras. Nós oferecemos para todos os nossos colaboradores o nosso maior plano da TotalPass. Também criamos algumas disputas internas, como quem pratica exercícios mais vezes na semana, por exemplo. Isso acaba formando uma comunidade saudável entre os times.
Nos processos internos, eu levo meu time de RH a cada três meses para fazer algum tipo de atividade física coletiva. E, no onboarding de novos colaboradores, no primeiro dia de trabalho, além de receberem todas as informações sobre a nossa cultura e os nossos equipamentos, eles terminam o primeiro dia indo fazer uma sessão em alguma das academias parceiras.
Então, desde o primeiro dia existe uma conexão profunda, inclusive com o nosso produto. Não é uma obrigação, mas, em geral, todo mundo gosta de participar. Eles saem da experiência com uma energia muito positiva.
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