Se você se preocupa com consumo consciente e gosta de moda, já deve conhecer a Linus. A marca, responsável pela criação da sandália de mesmo nome, é uma fashiontech que está em crescimento no país e começa a se expandir no mercado internacional.
A startup foi fundada pela administradora Isabela Chusid em 2018, unindo os conceitos de sustentabilidade, design e conforto.
Isabela já acompanhava os impactos negativos da indústria da moda no meio ambiente e não encontrava um calçado com curvas de apoio para os pés que fosse capaz de amenizar os efeitos de uma condição com a qual convive, chamada de frouxidão ligamentar.
Com a ajuda de especialistas em palmilha, ortopedistas, engenheiros de material e designers, ela criou a Linus, primeira sandália de plástico vegana brasileira.
A peça é 100% reciclável e considerada ultraconfortável. Desde que surgiu, é procurada por pessoas que buscam viver de forma sustentável.
Após as vendas em lojas e pela internet aumentarem rapidamente, a empresa passou a ter 20 colaboradores, engajados em garantir a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia produtiva.
Felicidade no trabalho
“Nossa missão é tornar o bem-estar um estilo de vida, tanto individual quanto coletivo. São coisas interdependentes: as pessoas não vão estar bem se o mundo não estiver bem, e o mundo não vai estar bem se as pessoas não estiverem bem”, destaca Isabela, que é CEO da marca.
Na Linus, os colaboradores têm vários benefícios para que possam trabalhar com tranquilidade e equilíbrio.
Além de oferecer boa remuneração, a empresa adotou o modelo híbrido, em que cada integrante do time tem total liberdade para escolher se deseja trabalhar de casa ou do escritório, que fica em Pinheiros.
“Essa possibilidade contribui muito para o bem-estar das pessoas. Isso é muito nítido para mim. Elas conseguem conciliar outras coisas da vida, que, estando horas no carro se deslocando ou no escritório, talvez tivessem mais dificuldade em resolver”, diz Isabela.
Gestão de saúde
A Linus também dá flexibilidade para que seus colaboradores escolham o plano de saúde. A gestora de saúde Alice é uma opção.
A healthtech acaba de lançar um plano voltado para colaboradores de empresas, trazendo duas grandes inovações para o mercado: um teto de reajuste e o Score Magenta, metodologia científica própria para monitorar a evolução de saúde dos funcionários.
A escolha tem tudo a ver com a preocupação da empresa com o bem-estar da equipe, que passou a contar com o Time de Saúde da Alice. “A gente escolheu o plano para que as pessoas tenham amparo sempre que precisarem. Os que se tornaram membros estão gostando muito”, afirma Isabela.
A cultura interna da Linus é de colaboração. Do estagiário à CEO, todos ficam por dentro dos planos e projetos em desenvolvimento para que possam contribuir com ideias e opiniões. Busca-se fortalecer o sentimento de parceria e de corresponsabilidade.
“Barreiras no sentido de ‘o que a pessoa pode falar’ ou ‘com quem ela pode falar’ geram mal-estar e insegurança. Isso afeta a autoconfiança das pessoas, o que não é bom nem para elas nem para a empresa.”
Relações humanas
Também há grande abertura para que os integrantes da equipe possam abordar problemas ou dificuldades pessoais.
“A Linus vê os profissionais do time como seres humanos. Temos a esfera pessoal e a profissional. E é a mesma pessoa que transita por esses dois campos e todos os outros da vida. Se alguém está com energia mais baixa ou comenta sobre algo negativo que aconteceu, buscamos conversar e ajudar.”
Alguns fatores favorecem esse clima de proximidade e de cooperação. Das 20 pessoas que trabalham na empresa, 16 são mulheres. “Isso gera um ambiente propício para que elas se sintam livres para se colocar nas mais diversas questões. Também há muita troca e compreensão”, conta Isabela.
As relações humanas ganham mais leveza quando o time se reúne na casa Linus, sede da startup. O local é aconchegante, tem cozinha equipada e é 100% dog-friendly –quem quiser levar o cachorro para o escritório fica à vontade.
De vez em quando, a casa vira ponto de encontro para refeições deliciosas preparadas voluntariamente pela própria equipe. O menu vegano se destaca e as características do principal produto da marca acabam se refletindo nos alimentos que vão para o prato: origem sustentável e diversidade de cores. E tudo acompanhado do sentimento de bem-estar.
Quer saber mais sobre a Linus? Acesse www.uselinus.com.br.