Sabia que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), praticar exercícios físicos de 150 a 300 minutos por semana traz uma série de benefícios para a saúde?
Por isso, pessoas membras da Alice têm nosso apoio para cumprir suas metas quando o assunto é atividade física – seja sair do sedentarismo, aumentar a frequência de exercícios ou mesmo correr em uma prova.
De acordo com Leo Fukuda, preparador físico da Alice, nosso grande objetivo é auxiliar as pessoas a fazerem atividade física da maneira mais regular e otimizada possível.
E se você está afastado(a) dos exercícios físicos faz tempo ou nunca conseguiu se engajar em alguma atividade física, não se preocupe: somos reconhecidos por termos grande empatia e acolhimento com as pessoas, não importa o perfil delas.
Olha só como funciona.
Sua jornada na Alice para ser mais ativo {e saudável!}
Tudo começa pelo Scan, um mapeamento completo da sua saúde com base em protocolos e questionários reconhecidos cientificamente. É assim que a gente checa como você está e aonde você quer chegar.
Depois de te conhecer bem, conseguimos desenhar uma Jornada de Saúde Personalizada, com programas e atividades criados de acordo com seus objetivos, necessidades e condições.
E a gente não poderia deixar as atividades físicas de fora dessa jornada, né?
Há jornadas para começar a fazer musculação e para melhorar sua consistência nas atividades físicas, para citar apenas dois exemplos.
Se você é sedentário(a) e quer começar uma atividade física, você terá um canal direto com preparadores físicos pelo app da Alice. Via chat, vocês vão interagir por áudio, vídeo ou texto, e te ajudaremos a incluir atividades físicas no seu dia a dia. Questões mais complexas de saúde também merecem atenção especial.
Além disso, pelo aplicativo você terá acesso a uma grade de aulas remotas de exercícios físicos, como yoga, funcional, alongamento e relaxamento. Elas são ministradas por nossos preparadores físicos de segunda a sexta — é só se inscrever e participar, sem mistério.
A cereja do bolo são os conteúdos que ajudam a manter o engajamento e o desempenho. Assim, construímos uma rede de apoio para que não falte motivação para uma vida ativa {e mais saudável!}.
Como se preparar para a prática de um novo esporte?
O primeiro passo é ter apoio de profissionais de saúde para entender o que cada esporte demanda do seu corpo e qual a transferência de carga que a prática vai te exigir.
Vai experimentar o kitesurf? Maravilha! Mas, antes de você começar, que tal fazer duas a três semanas de preparo para que você comece o esporte de forma segura?
Experimentou o kitesurf e gostou? Quer incluir na sua rotina? Seu treino precisa ser individual e responder às demandas e os estímulos de que você precisa.
O papel do treino de força para preparar o nosso corpo para outros esportes
O treino de força é uma das ferramentas mais importantes para evitar danos ao nosso corpo. Muitas vezes, esses problemas são silenciosos. A gente não percebe ou não sentimos a gravidade do que está acontecendo.
Pode ser com uma dor que a gente ignora, um incômodo que a gente releva e acaba gerando uma lesão muito forte. Isso acontece porque o corpo é demandado e não está preparado, então ele colapsa sozinho.
Como diminuímos a chance de lesão? Fortalecendo e tendo constância nos exercícios físicos.
“O trabalho de preparar as musculaturas pontuais, como quadril e joelhos, é considerado como um trabalho de base que pode evitar novas sobrecargas em outras regiões do nosso corpo”, explica o preparador físico Leo Fukuda, da Alice.
“Por exemplo, fortalecer a musculatura arco plantar, a musculatura de quadril e centro do corpo ajuda a estabilizar e diminui a sobrecarga em membros inferiores, evitando a lesão”, ressalta.
A diferença entre alongamento e aquecimento
Alongamento e aquecimento também devem fazer parte da rotina de treino e da prática de esportes. Mas eles são diferentes: o ideal é você aquecer previamente a uma prática esportiva, não alongar.
O aquecimento serve para elevar a temperatura e preparar a musculatura para sobrecarga que você vai gerar durante determinado exercício, por isso é importante aquecer com exercícios que façam sentido para as articulações que você vai trabalhar. É dar uma corridinha rápida, de boa, antes de partir para um treino de corrida ou uma prova.
Já o alongamento pode até ser feito após a prática de exercício, mas mais com um caráter de relaxamento do que com o objetivo de aumentar a flexibilidade.