Conheça nossos planos de saúde

O que é ginástica laboral? Veja seus tipos e benefícios

Ginástica laboral ajuda a relaxar a tensão muscular e a promover mais saúde; saiba como tornas as aulas mais atrativas para a equipe.

Time Alice
| Atualizado em
9 min. de leitura
Pessoa faz alongamento em frente à tela do computador

Pessoa faz alongamento em frente à tela do computador

Tamanho do texto

Ginástica laboral é a prática de exercícios físicos de curta duração e de baixa intensidade durante a jornada de trabalho. 

E ela não precisa ser sempre do mesmo jeito, entediante ou, muito menos, constrangedora.

Há vários tipos de exercícios e, com estratégias criativas, dá para ativar o interesse em participar desses momentos de integração e de valorização da saúde! 

A gente vai te mostrar como! {Mas antes de seguir com a leitura, um recadinho: não se esqueça de fazer uma pausa ativa ao final, tá?}

Qual é o objetivo da ginástica laboral? 

A ginástica laboral é um tipo de atividade física realizada nas empresas para promover a qualidade de vida dos colaboradores. 

As sessões costumam durar cerca de 15 minutos e contam com um preparador físico para guiar os movimentos que serão realizados pelas pessoas. 

“Nas aulas, são praticados exercícios de alongamento, mobilidade e respiração. São momentos para sair da posição de trabalho e aliviar a tensão muscular. Isso faz bem para a saúde física e mental”, afirma Sâmmia Reis, preparadora física da Alice

Outro objetivo da ginástica laboral é prevenir problemas decorrentes de má postura ou de esforço repetitivo, como dores nas costas ou tendinites. 

E tem mais! As aulas ajudam a incentivar o autocuidado. “É um lembrete para nos movimentarmos mais no dia a dia. Os exercícios podem trazer uma motivação extra para as pessoas praticarem outras atividades físicas”, destaca Sâmmia.  

Efeitos positivos para as empresas

Os ganhos individuais da prática regular de ginástica laboral se transformam em benefícios para as empresas. 

Com pessoas bem dispostas, a produtividade tende a aumentar. Já os afastamentos podem acabar diminuindo.

As aulas são ainda uma oportunidade de integração e favorecem o team building, já que as interações que fogem à rotina ajudam a estreitar os relacionamentos.

Veja os principais benefícios da ginástica laboral:

Quais são os tipos de ginástica laboral 

Existem várias maneiras de realizar a ginástica laboral nas empresas. As sessões trazem mais benefícios quando planejadas de acordo com o perfil e as expectativas dos participantes. 

“As características do grupo precisam ser percebidas pelo profissional que vai dar as aulas. Um questionário antes de começar as sessões pode ajudar”, destaca Sâmmia. 

Em geral, a ginástica laboral é dividida em quatro tipos principais: 

Ginástica laboral preparatória

Costuma ocorrer no início do expediente e corresponde ao aquecimento dos músculos que acumulam tensão durante a jornada de trabalho.

Só de pensar você sentiu uma dorzinha no pescoço? Pois é, a região cervical é uma das que mais ficam sobrecarregadas quando trabalhamos o dia todo no computador. 

Por isso, a ginástica laboral preparatória envolve exercícios de coordenação, flexibilidade e resistência para estimular regiões como essa e aumentar a disposição para o trabalho. 

Ginástica laboral compensatória

O nome já indica que esse tipo de atividade busca compensar e reduzir a tensão muscular ao longo do dia.

Sabe quando começam a aparecer os sinais de desconforto por estar muito tempo na mesma posição?

É nessa hora que a ginástica laboral compensatória pode ser um verdadeiro alívio! 

Os exercícios mais utilizados com esse objetivo são os de alongamento e de respiração. 

Ginástica laboral de relaxamento

A ginástica laboral de relaxamento é a que exige menos esforço.

Os exercícios ajudam a preparar o corpo e a mente para a desconexão com o trabalho.

Por isso, as sessões costumam ser agendadas para o fim do dia ou da semana.

As atividades envolvem massagem, meditação e práticas de respiração profunda. 

Ginástica laboral corretiva

Outro tipo de ginástica laboral é a corretiva, que está ligada à ergonomia {interação que ocorre entre as pessoas e a estrutura física de trabalho}. 

O objetivo principal é minimizar efeitos negativos de determinadas atividades por meio da ativação de partes específicas do corpo. 

Por exemplo, alongar os músculos que podem ficar encurtados devido a uma postura ruim ao utilizar um equipamento ou a estação de trabalho.

Os exercícios se baseiam, principalmente, em alongamento e fortalecimento muscular. 

Há contraindicação para participar?

A ginástica laboral é indicada para todas as pessoas na empresa, não importa o tempo de casa ou a função exercida.

“O objetivo não é elevar a frequência cardíaca nem colocar as pessoas para fazer exercícios de resistência, como prancha ou agachamento. A ideia é propiciar um momento de foco na saúde para todos, independentemente do condicionamento físico ou da composição corporal”, destaca a preparadora física. 

A profissional acrescenta, porém, que pode ser necessário adequar um exercício ou outro para pessoas que apresentem alguma questão específica de saúde.  

Como deixar os exercícios de ginástica laboral mais interessantes 

Até aqui já deu pra perceber que há muitas variações possíveis para realizar a ginástica laboral, certo? As aulas não precisam ser sempre iguais, muito menos maçantes! 

Para que elas se tornem mais prazerosas e haja maior adesão, um primeiro cuidado é tentar realizá-las nos períodos mais favoráveis a todos do grupo. 

“É importante que a empresa sinalize os horários nos quais se espera que as pessoas parem pra fazer a ginástica laboral e colocar isso nas agendas. Com essa rotina pré-definida, as sessões vão ser um compromisso no início, mas depois a participação se torna algo natural porque as pessoas percebem os benefícios”, acredita Sâmmia. 

Com criatividade, dá ainda para tornar os momentos divertidos! Veja algumas estratégias:

Utilize acessórios variados 

Faixas, bolas, barras, arcos, elásticos, espaguete de piscina… Tem um montão de acessórios que podem ser usados nas sessões de ginástica laboral. 

Só de ter algo diferente já desperta um interesse inicial. E quando eles são incluídos em exercícios interativos em dupla ou grupos ajudam as pessoas a se aproximarem e a se esforçarem para fazer corretamente {ninguém quer ficar mal na fita com o colega do lado, né?}.

Promova aulas temáticas 

Uma maneira de atrair a atenção das pessoas para a ginástica laboral é, de vez em quando, realizar aulas temáticas. 

Durante a Copa do Mundo do Catar, por exemplo, teve empresa que passou o torneio realizando exercícios inspirados no futebol. Balões verdes e amarelos foram usados em movimentos que imitam chutes, cabeçadas e defesas. 

Também dá para usar diferentes adereços e pensar em práticas semelhantes tendo como tema outros esportes, estações do ano ou datas comemorativas, como o Carnaval e o Halloween.

Capriche na playlist

Vale colocar música durante a sessão de ginástica laboral? Com certeza! Mas a trilha musical cai melhor quando a participação na aula é quase unânime.

Se alguém estiver em reunião, ao telefone ou tentando se concentrar, talvez seja melhor repensar ou abaixar o volume.

Mas, se não houver objeções, a música pode ajudar a criar o clima para todo mundo se levantar e colocar o corpo em movimento! 

E com tanto aplicativo de música, fica mais fácil recorrer a playlists prontas.

Insira a ginástica laboral em desafios

Outra forma de incentivar a participação das pessoas nas aulas de ginástica laboral é inseri-la em desafios e concursos que a empresa esteja promovendo.

Cada aula completada pode render pontos ao praticante. Também podem ser oferecidos brindes para os colaboradores mais atuantes.

Seja qual for a estratégia, a ideia é reforçar a mensagem de que a empresa se preocupa com a saúde e o bem-estar das pessoas!

“A ginástica laboral não substitui a atividade física regular, mas ajuda na construção de um estilo de vida saudável”, destaca a preparadora física Sâmmia Reis. 

Já conhece a Alice para Empresas?

Uma boa gestão de pessoas passa sempre pelo cuidado com a saúde e com o bem-estar dos colaboradores. 

Isso faz toda a diferença no engajamento do time, na felicidade no trabalho e na atração e retenção de talentos.

A Alice é mais que um plano de saúde. 

Um plano de saúde oferece hospitais, laboratórios e uma rede credenciada de médicos. A Alice tem tudo isso {com cobertura nacional de altíssima qualidade, por sinal} e vai além: tem um Time de Saúde que acompanha os membros de pertinho, de forma personalizada, coordenada e humana, sempre de olho na prevenção e na promoção de hábitos saudáveis.

Estamos preparados para ajudar nos objetivos de saúde dos seus colaboradores (como dormir melhor ou começar a correr), nas queixas do dia-a-dia (como uma dor de barriga) ou mesmo em uma emergência.

O resultado disso são colaboradores mais saudáveis e que amam de verdade o benefício de saúde. E mais: tudo isso com uma experiência incrível para o RH. Uma contratação rápida, sem burocracia, sem permanência mínima e sem surpresas na hora do reajuste

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos